Os três principais temas das agendas dos CEOS são: gestão de pessoas, Marketing e comunicação, e planejamento, de acordo com a pesquisa “As marcas na agenda dos CEOs” do Grupo Troiano de Branding. Nos últimos cinco anos a preocupação dos executivos com o setor de Marketing e comunicação passou para a segunda colocação, posição anteriormente ocupada pelas vendas que atualmente representam o quarto lugar. A marca passou a ser considerada o bem intangível mais valioso das companhias por 91% dos entrevistados.
A pesquisa avaliou também o nível de envolvimento dos diretores com as decisões de marca, 81% se envolvem em todas as atividades relacionadas a branding, contra 2% que não têm participação nesta área. Outros 53% destes profissionais consideram que a diferenciação da concorrência é uma das principais funções da marca que também é vista como ferramenta de sinalização e reputação da empresa, por 39% dos entrevistados. Também é percebida como geradora de negócios, por 26% dos entrevistados e como protetora da empresa por 15% deles.
Em contrapartida o levantamento apontou que os CEOS sentem que ainda há muito trabalho para ser feito para a expressão plena de suas marcas. Quanto a satisfação com o desempenho atual de marca em suas empresas, 15% se sentem muito satisfeitos, 66% satisfeitos e 19% pouco satisfeitos. Esta constatação se reflete no aumento dos investimentos de 52% em 2008, para 62% em 2013.
Veja também nas pesquisas do +Mundo do Marketing: "Perfil do Profissional de Marketing no Brasil"