Mais que uma simples vitrine 16 de dezembro de 2013

Mais que uma simples vitrine

         

Lojas buscam encantar o consumidor

Publicidade

“Toda a arte do Merchandising consiste em apelar para a imaginação. Em nossa loja, uma pessoa pode realizar alguns dos seus sonhos. Ela entra como uma convidada e não como uma cliente que precisa ser pressionada a comprar. Uma vez que sua imaginação é ´tocada´, sua mão vai naturalmente para seu bolso.” Esse era o pensamento de Harry Gordon Selfridges, fundador de uma das lojas de departamentos mais famosa do mundo. Desde 1909, quando a Selfridges foi inaugurada, ele já entendia que não bastava expor produtos em prateleiras. Ao contrário, o cliente precisava ser encantado. Esse pensamento não poderia ser mais atual, especialmente quando o assunto é vitrine.

vitrine,radar internacional


É através da vitrine que uma loja encanta o shopper e o convida a entrar. É também a vitrine que mostra que tipo de produtos ele encontrará no seu interior. Na época do Natal, as vitrines possuem um papel ainda mais importante uma vez que milhões de pessoas estão nas ruas andando de loja a loja em busca de presentes.Por esse motivo, as vitrines de lojas de departamento ou marcas de luxo recebem grande atenção das equipes de Visual Merchansing. Muito mais exibir produtos, elas vendem um conceito. Há casos em que mais de 30 pessoas são envolvidas nos projetos e trabalham nele por quase um ano para que o resultado final seja nada menos que perfeito.

vitrine,radar internacional


Neste ano, a Selfridges, por exemplo, teve como tema A Lista de Desejos. ‘Nós buscamos inspiração nas artes e no teatro. Queremos que a vitrine tenha sempre uma narrativa” anunciou Hannah Emslie, gerente de vitrine criativa da Selfridges. “A ideia da Lista de Desejos era que cada presente criasse um apelo em diversos tipos de pessoas, mas precisávamos ter algo diferente para que todos os passantes pudessem apenas apreciar.” A proposta foi escolher um produto-desejo de cada departamento e desenvolver uma versão gigante dele. Dentre eles, encontra-se massa de modelar Play-Doh, sapatilhas douradas Charlotte Olympia e fone de ouvido Beats by Dre.

vitrine,radar internacional

Já a Tiffany & Co criou uma casa de bonecas gigante simulando um cenário de uma cidade, com neve sobre os telhados e silhuetas de pessoas se beijando no interior das janelas. Trabalhando majoritariamente em tons de azul e branco, o detalhe vai para as caixas de presente Tiffany, colocadas na “rua” principal.


A Harrods criou o incrível Harrolds Express. Um trem a vapor em tamanho real onde uma carruagem é revelada em cada vitrine. O projeto envolveu 50 pessoas e levou 500 horas para ser construído. Todos os cenários são extremamente glamourosos e incluem desde piano bar a jantares de gala com manequins usando vestidos e jóias de luxo. “Todos os anos nosso objetivo é apresentar uma vitrine de Natal que possa encantar e inspirar visitantes que vem de todas as partes do mundo” declarou o porta-voz da Harrods. “O Harrods Express é um conceito cativante que nos permite levar nossos clientes numa verdadeira jornada de festas, em que cada “vitrine-carruagem” mostra de uma forma belíssima a deslumbrante e incomparável oferta de roupas de luxo, acessórios, artigos para o lar e presentes de Natal da Harrolds”, complementa.

Publicidade

Publicidade