Mais da metade das empresas utilizam novas métricas de Marketing Bruno Mello 18 de outubro de 2022

Mais da metade das empresas utilizam novas métricas de Marketing

         

Estudo conclui que que 71% das empresas já possuem especialistas em análise de dados, sendo a área de vendas considerada a mais importante

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As ações de Marketing precisam ser cada vez mais eficazes e as empresas dispor de métricas relevantes para se adaptar a constantes mudanças nos negócios. Um importante desafio apresentado está associado à gestão de diferentes parceiros, segundo o relatório global New Metrics: O caminho para a eficácia do marketing, elaborado pela área de Consumer Engagement da LLYC após pesquisa com mais de uma centena de CMOs de empresas do Brasil e demais mercados em que atua na Europa e nas Américas.

De acordo com o relatório, “as agências precisam ter métricas que sejam melhor integradas e essas métricas não podem demorar a ser apresentadas ao fim de uma campanha”. Além dos desafios atuais, dentre os próximos a serem superados, segundo os gestores de marketing entrevistados, está a maior integração de dados entre as áreas das organizações. Apenas metade dos CMOs entrevistados acredita que um bom nível de informação é compartilhado internamente.

Uma das conclusões é que os dados se tornaram mais importantes do que nunca, mas também multiplicaram os desafios do setor na tomada de decisões que permitam às empresas antecipar-se aos consumidores. Esses desafios estão forçando as marcas a acelerar a inovação de seus sistemas de medição para serem mais eficazes. 60% dos executivos de Marketing pesquisados dizem que incorporaram novos métodos no ano passado e quase três em cada quatro dizem que já têm analistas de Big Data em suas equipes. Vendas (83%) é a área onde os sistemas de mensuração são mais relevantes.

Para Isabelle Leal, gerente de Consumer Engagement da LLYC Brasil, “é fundamental entendermos os desafios que as marcas enfrentam e a mensuração é, sem dúvida, um deles. Realizamos este estudo para entender as transformações que estão ocorrendo dentro das empresas para sermos cada vez mais eficientes em nossas recomendações e projetos de Marketing”.

Maior especialização para aproveitar os dados

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De acordo com o estudo, Big Data é a tecnologia com maior impacto na medição. 86% dos CMOs consideram fundamental, seguido pela Inteligência Artificial com 85% das respostas. Por esse motivo, é cada vez mais comum encontrar anúncios dedicados à busca por profissionais especializados nessas ferramentas. Ao analisar em profundidade o tipo de ferramentas e métodos de mensuração utilizados nas empresas, a conclusão é que a pesquisa de mercado ainda é fundamental para a tomada de decisão da marca e definição da eficácia das suas campanhas.

Perto de 90% dos CMOs consultados afirmam escolher esta ferramenta como principal mecanismo. Os estudos de saúde da marca (68%) e a análise de conversas em ambientes digitais (72%) são posicionados como elementos adicionais, o que confirma a importância de definir métodos em tempo real. Outra conclusão do relatório é que, na corrida pela obtenção de dados, a mídia tradicional está atrasada diante do imediatismo das informações oferecidas pelos canais digitais.

As métricas do futuro

Diante de um contexto muito dinâmico, em que o consumidor não para de evoluir, as empresas devem adaptar suas métricas em uma velocidade maior para entender bem o mercado e o cliente. O relatório elaborado pela LLYC identifica seis chaves a ter em conta nos próximos anos:

•    Interpretar os dados de um ponto de vista mais humano: isso nos ajudará a entender o consumidor além do que e onde.
•    Encontrar um equilíbrio entre as métricas táticas, focadas no curto prazo, e as estratégicas, que buscam construir para o futuro.
•    Automação e produtividade/antecipação são os aspectos com maior impacto para métricas futuras.
•    É necessário avançar para modelos de atribuição que permitam focar os esforços de forma segmentada e em tempo real.
•    A tecnologia será, sem dúvida, a alavanca que continuará a revolucionar a dinâmica de medição de marcas.

 

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