Lorena Andrade assume Gerência de Marca e Inteligência de Mercado do Hortifruti. Conheça trajetória e desafios na área Bruno Mello 6 de julho de 2022

Lorena Andrade assume Gerência de Marca e Inteligência de Mercado do Hortifruti. Conheça trajetória e desafios na área

         

Em entrevista, executiva avalia uso de dados no varejo e necessidades na área de Marketing

Publicidade

A Rede Hortifruti Natural da Terra passa a contar com Lorena Andrade Evangelista como Gerente de Marca e Inteligência de Mercado. A profissional já ocupava o cargo de Gerente Nacional de Marketing na empresa. Na nova função, Lorena será responsável pela gestão da marca Hortifruti Natural da Terra, produção de campanhas e conteúdos para os canais de comunicação da marca, além da gestão da área de inteligência de mercado, acompanhando o market share e comportamento do consumidor.

Lorena traz a experiência de mais de 10 anos na área de Marketing adquirida em empresas de grande e médio porte dos segmentos de entretenimento, publicidade, varejo, indústrias e bens de consumo. Entre elas Frescatto Company e MP Publicidade.

Conheça mais os desafios e trajetória da executiva:

Mundo do Marketing – Quais são seus maiores desafios agora ao ocupar o cargo de Gerente de Marca e Inteligência de Mercado?
Lorena Andrade Evangelista – O grande desafio é trabalhar com duas bandeiras diferentes em duas praças. A Hortifruti é uma marca consolidada e amada no Rio de Janeiro, o desafio aqui é continuar sendo a preferência dos cariocas e apresentar que somos especialistas não só em FLV (Frutas, Legumes e Verduras), mas em toda a categoria de frescos. No caso da Natural da Terra o trabalho é com foco no awareness da marca, apresentar aos paulistas que somos especialistas em alimentos frescos. E a Inteligência de Mercado é onde acompanhamos, por meio de pesquisas e dados, os resultados dessas estratégias.

Mundo do Marketing – As campanhas do Hortifruti Natural da Terra são sempre muito criativas e memoráveis, o que devemos esperar na sua gestão?
Lorena Andrade Evangelista – As campanhas Hortiflix, Cascas, Hollywood, entre tantas outras, fazem parte da nossa história e somos muito orgulhosos do poder que essas campanhas tiveram em divulgar nossa marca. Agora o nosso objetivo é mostrar toda nossa especialidade em alimentos frescos e saudáveis e promover cada vez mais uma vida mais natural pra todos. As campanhas e ações terão objetivos de comunicar e orientar sobre alimentos saudáveis e como é fácil incluir esses alimentos no dia a dia.

Publicidade

Mundo do Marketing – Você também ficará responsável pela área de inteligência de mercado. Hoje como é feito esse trabalho de analisar o consumidor e o market share? Quais ferramentas são utilizadas?
Lorena Andrade Evangelista – A área é responsável pelo acompanhamento do market share e pesquisas sobre a marca e nosso negócio. Analisamos nossa participação no mercado de varejo alimentar pela plataforma da Nielsen, o acompanhamento nos ajuda a entender os resultados de nossas campanhas e estratégias promocionais. E através de diversas pesquisas entendemos como a nossa marca está sendo vista pelos consumidores, como podemos melhorar nosso atendimento ou até mesmo, em abertura de novas lojas, se já somos conhecidos na região, o que nos dá direcionamento para a mensagem da campanha de lançamento.

Mundo do Marketing – Na sua análise, como o varejo vem se comportando diante do uso de dados para melhorar a performance?
Lorena Andrade Evangelista – Estamos na era do data driven, o que é extremamente positivo para gerirmos campanhas cada vez mais assertivas. Os dados nos ajudam a conhecer o cliente, suas preferências e escolhas, assim podemos oferecer ofertas personalizadas, conteúdos de interesse, direcionando assim nossas estratégias e trazendo melhores performances. O CRM está cada vez mais presente nos varejos, conhecer seu consumidor e impactá-lo exatamente com o produto que ele deseja comprar é bom pros dois lados.

Mundo do Marketing – Para aqueles gerentes que também sonham como uma promoção, a que você credita a sua promoção na empresa? Que características contribuíram e que eles podem tentar aprimorar para crescerem nas empresas deles?
Lorena Andrade Evangelista – Meu início na Hortifruti Natural da Terra foi em 2011, atuei como analista de marketing aqui, mas sempre com a mentalidade de protagonista da área, fui líder de grandes ações e também de um projeto super especial que foi a loja da Hortifruti no evento Rock in Rio. Saí em 2013 para realizar um intercâmbio no Canadá. Retornei à empresa tem três anos como coordenadora e minha promoção à gerente de Trade Marketing veio um ano depois, atribuo a promoção aos grandes projetos em que fui líder na empresa como as campanhas de Aniversário e Natal. Depois de um ano e meio na cadeira de Trade, surgiu a oportunidade da área de Marca e Inteligência e me candidatei à oportunidade onde meus líderes, gerente geral e CEO, prontamente aceitaram.

Se envolver em todos os processos, vestir a camisa da empresa e do negócio, ter sentimento de dono, se relacionar bem entre as áreas e ser protagonista em qualquer ação, são as principais características que acredito que fazem a diferença e tornam pessoas, líderes.

Mundo do Marketing – Qual é a maior necessidade hoje do HNT ao procurar um profissional de Marketing?
Lorena Andrade Evangelista – Um dos principais valores da empresa é o Jeito Simples e Alegre de Ser de todos. No Marketing não é diferente, somos um time omnichannel, apaixonado pela marca, que acredita no negócio e principalmente no propósito da empresa de promover uma vida mais natural.

Nossa marca é muito amada por todos e muita gente tem o sonho de trabalhar aqui, quando entrevistamos profissionais vemos o brilho nos olhos e a vontade em fazer parte do time. Internamente não é diferente, muita gente se candidata em nossos recrutamentos internos. Acredito que essa positividade é devido às campanhas de sucesso que realizamos.
Busco sempre por pessoas simples e apaixonadas pelo que fazem, tendo essas características acredito que as entregas serão feitas com louvor.

Em qual cargo você deseja trabalhar? Seu novo emprego está no Jooble. 

Leia também: Varejo deve focar nas expectativas do cliente, tecnologia aprimorada, análise de dados e convergência com lojas físicas em 2022, avalia Emplifi


Publicidade