<p>Por Rildo Ramires*<br /> <br /> A tecnologia est&aacute;, cada vez mais, ligada &agrave;s atividades do dia-a-dia. Quando falamos em log&iacute;stica de marketing promocional n&atilde;o &eacute; diferente. A log&iacute;stica consiste em um amplo controle de todos os processos, sejam eles de transporte, materiais, exporta&ccedil;&atilde;o, entrega etc. Hoje, isso s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel realizar de forma eficiente com o uso da tecnologia. <br /> <br /> Em certos casos, o uso de tecnologia tem car&aacute;ter obrigat&oacute;rio. Quando se tratam de materiais perec&iacute;veis como alimentos e rem&eacute;dios, utilizados na log&iacute;stica promocional para degusta&ccedil;&otilde;es e demonstra&ccedil;&otilde;es, n&atilde;o h&aacute; margem de erro para os prazos de validade. Isso &eacute; facilmente contornado com um bom software de gest&atilde;o de estoques (WMS &ndash; Warehouse Manegement System). <br /> <br /> A aplica&ccedil;&atilde;o de c&oacute;digos de barras, que apesar de n&atilde;o ser nova, &eacute; fundamental para o bom desenvolvimento e controle de qualquer a&ccedil;&atilde;o log&iacute;stica. No entanto, h&aacute; novos e espec&iacute;ficos softwares voltados para o gerenciamento de estoques, transportes etc. Todas essas solu&ccedil;&otilde;es visam um s&oacute; objetivo: achar a melhor solu&ccedil;&atilde;o para o processo no menor tempo e custo poss&iacute;veis. <br /> <br /> &Eacute; exatamente a&iacute; que a tecnologia torna-se ferramenta insubstitu&iacute;vel dentro da log&iacute;stica no marketing promocional. Quando falamos em marketing promocional, obrigatoriamente temos que falar em agilidade. Isso ocorre em raz&atilde;o da necessidade de cumprir prazos estreitos e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade de toda a opera&ccedil;&atilde;o. <br /> <br /> A tecnologia proporciona o acompanhamento, em tempo real, de toda a implementa&ccedil;&atilde;o de uma a&ccedil;&atilde;o em pontos de venda, seja ela em qualquer parte do pa&iacute;s. Assim, h&aacute; uma diminui&ccedil;&atilde;o da ansiedade e aumento da transpar&ecirc;ncia no processo, o que deixa o cliente a par de tudo que acontece com o material de sua campanha em qualquer fase da cadeia log&iacute;stica.<br /> <br /> A positiva&ccedil;&atilde;o pode ser acompanhada de perto pelo cliente, por meio do acesso &agrave;s fotos registradas e atualizadas de todo o processo de implementa&ccedil;&atilde;o, nos mais distantes pontos de venda alcan&ccedil;ados pela a&ccedil;&atilde;o. Dessa forma, os riscos s&atilde;o minimizados durante as a&ccedil;&otilde;es, uma vez que o acompanhamento permite solucionar poss&iacute;veis problemas com maior agilidade. <br /> <br /> A Internet tamb&eacute;m pode ser uma aliada nesse processo. Atualmente h&aacute; dispon&iacute;vel no mercado diversos programas que permitem o gerenciamento e controle integrado de todos os processos, com relat&oacute;rios gerenciais e medidores de performance em tempo real.<br /> <br /> * Rildo Ramires &eacute; Diretor Operacional da Art-Services.</p>
Logística promocional e tecnologia andam de mãos dadas
16 de outubro de 2009