Livros do momento: de educação ao case Reserva 18 de agosto de 2017

Livros do momento: de educação ao case Reserva

         

Editoras apostam em relatos voltados à história de empresas e profissionais. Ensino superior ganha obra com análise voltada ao negócio e novas perspectivas

Publicidade

Por trás de uma empresa de sucesso ou um profissional em cargos mais altos existem histórias de superação e lições para quem deseja alcançar o mesmo patamar. Com o objetivo de compartilhar esses relatos, diversas editoras vêm apostando em lançamentos com esse apelo, como é o caso do “Como chegar ao topo nas empresas”, publicado pela Editora Bestbusiness, que conta a história do executivo do Bank of America e ex-presidente da Reuters, Ricardo Diniz. A trajetória da Reserva e da Netshoes também ganhou uma publicação que motiva empreendedores a arriscar mais.

Ao mesmo tempo análises de setores – como a educação – e tendências – como influenciadores – também passam a ser atraentes para aqueles que querem mergulhar no mundo da categoria. Há ainda uma imersão sobre produto: a caipirinha ganhou um livro com receitas e história da bebida, a partir de dados extraídos de um blog especializado.

Veja abaixo os livros do momento:

O caminho para se tornar CEO
O livro “Como chegar ao topo nas empresas”, publicado pela Editora Bestbusiness (Grupo Editorial Record) percorre a trajetória profissional do autor Ricardo Diniz e mostra como a inteligência emocional e uma vida equilibrada também são fundamentais para alcançar os cargos mais altos das organizações. Numa espécie de relato autobiográfico e guia profissional, o autor compartilha seus conhecimentos nas áreas de empreendedorismo, gestão, tecnologia, investimento e comunicação no livro.

Ele divide com os leitores momentos cruciais de sua vida corporativa e empresarial, como a decisão de largar uma carreira promissora num banco internacional para se tornar sócio de uma startup, a venda da empresa para o jornal O Globo, sua passagem por uma agência do Grupo Estado e a chegada à presidência da Reuters – tudo antes de completar 40 anos.

Publicidade

Mais do que apresentar o caminho das pedras para o sucesso profissional, Diniz mostra como uma vida equilibrada, com uma mente saudável e bons relacionamentos, é fundamental para chegar ao topo da hierarquia nas organizações. O lançamento será realizado em São Paulo na próxima terça, 22 de agosto, na Livraria da Vila, no Shopping JK Iguatemi. O evento começa às 19h.

Case Reserva: Rebeldes têm asas
O livro "Rebeldes têm Asas", publicada pela editora Sextante, conta a trajetória da Reserva – a saga empreendedora de dois amigos de infância que, em apenas 10 anos, transformaram uma bermuda de praia numa das marcas mais inovadoras do mundo, segundo a revista americana FastCompany.

Escrita pelos fundadores Rony Meisler e Sergio Pugliese, a publicação é para quem quer transformar seus sonhos em negócios. Empreendedores, executivos e estudantes descobrirão na história da marca exemplos práticos de como transformar crises em oportunidades, começar um negócio com pouco dinheiro, além de ser uma empresa consciente socioambientalmente e movida por um propósito maior que o financeiro.

Empreendedorismo: “Sem Limites – A História da Netshoes”
Lançado em maio deste ano, o livro “Sem Limites – A História da Netshoes” conta o percurso da empresa: desde uma loja de sapatos femininos na região central de São Paulo, até se tornar um grande e-commerce de artigos esportivos da América Latina. Iniciada em 2000, a história da companhia possui diversos desafios, só que com o tempero da decisão de seguir pelo mundo digital ter acontecido num momento de grandes interrogações sobre investir em negócios online no mercado brasileiro.

Hoje com faturamento na casa dos R$ 2 bilhões, a história de sucesso da marca pode inspirar muitos empreendedores. Contada em livro, a narrativa traz lições importantes para quem pretende empreender no universo digital, como o medo ser a essência do negócio. O autor revela o medo como um atributo valioso, a força que os movia nos primeiros meses da loja. Naquele contexto, mais do que prosperar, era preciso sobreviver – e o medo de fracassar fazia com que os sócios Marcio Kumruian e Hagop Chabab passassem horas do dia planejando e discutindo as melhores estratégias para encontrar a melhor equação que fizesse girar o estoque. O medo era o sentimento que os mantinha alertas e que os impulsionou em direção ao sucesso. O livro também aborda a questão das tendências e estar atento à elas.

Universidade S.A.: novo livro analisa a educação superior no Brasil como um negócio
O processo de transformação das instituições de educação superior em grandes grupos educacionais, com atuação nacional e internacional, são o tema do livro Universidade S.A., publicado pela Editora FGV. O livro, que faz parte da Coleção FGV de Bolso – Série Economia & Gestão, mostra que o setor de educação superior foi um dos que mais valorizaram seus papéis na Bovespa nos últimos cinco anos e tornou-se um negócio de excelente retorno.

Os grandes grupos de educação de capital aberto, com seus cursos presenciais e a distância, são responsáveis por incluir um grande contingente de jovens e adultos no ensino superior, aumentando a taxa líquida de matrícula do país e tornando o contexto nacional peculiar: nele convivem instituições de ensino supe­rior pouco profissionalizadas disputando espaço e alunos com os grandes grupos educacionais.

Outros pontos relevantes abordados pelo livro analisam a pertinência de o ensino superior ser vocativo, a distorção entre o ensino público e o privado no Brasil, a inclusão do papel do gestor no processo de ensino/aprendizagem, as discussões sobre a figura do aluno ser vista e entendida como cliente e o papel das universidades S.A. no futuro da educação brasi­leira.

Paula Caleffi e Alexandre J. L. Mathias, autores da obra, refletem e nos fazem refletir sobre qual modelo de educação superior é ne­cessário a um país que ocupa uma posição muito aquém da necessária para efetivar um projeto de nação desenvolvida. A obra será lançada no dia 31 de agosto, na Livraria Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro.

E-book desdobra segredos de como um influenciador pode impactar a imagem da sua marca 
Pensando em como uma boa e/ou má reputação pode impactar o crescimento do negócio, a NeoAssist, em parceria com a Conexorama e Squid, criaram um material que mostra o potencial de imagem de micro influenciadores e ensina como as empresas podem aprender a utilizá-los a seu favor.

O E-book reúne 15 capítulos com informações, dados e histórico sobre o panorama do mercado dos influenciadores e a sua potência frente aos consumidores. Alguns dos assuntos da publicação abordam o Marketing de influência para potencializar vendas, o atendimento ao cliente para encanta (já que o poder de espalhar a crítica é alto) e o uso do Inbound Marketing como engrenagem do processo de relacionamento. O material “Como um influenciador pode impactar a sua marca” pode ser acessado gratuitamente.

“Caipirinhas: 60 Dicas Testadas e Aprovadas”: tudo sobre o universo da cachaça
O drinque mais famoso do Brasil e conhecido internacionalmente ganhou um livro bilíngue (português e inglês). “Caipirinhas: 60 Dicas Testadas e Aprovadas”, com autoria da jornalista e Caipi Chef, Kelly Costa, traz dicas de harmonização da bebida e história da bebida. A obra é um lançamento da editora Gralha A publicação destaca a definição pela Legislação, apresenta de maneira objetiva os tipos de cachaças, as madeiras mais usadas no envelhecimento do destilado e esclarece as principais polêmicas em torno da caipirinha.

A receita tradicional vem de maneira especial, com QR Code tanto para vídeo em inglês como o vídeo em português, além das 60 dicas com ingredientes que vão além do limão, cachaça, açúcar e gelo. 

O livro reúne dicas inéditas e as mais comentadas do blog da autora. As dicas foram preparadas e registradas por ela mesma, de maneira simples, com o próprio celular. O livro pode ser comprado em lojas do Mercado Municipal de BH e na própria fanpage do blog.


Publicidade