A velocidade com que as mudanças acontecem no mundo corporativo pode não assustar mais. Contudo, para muitas marcas ainda é difícil acompanhar este ritmo. E nesta hora é bom aprender com a experiência de um senhor que neste ano completa 75 anos de muito sucesso: o Batman.
Com os diversos meios de comunicação disponíveis nos dias de hoje – TV, rádio, revistas, jornais e, principalmente, a internet e as redes sociais – como as empresas devem decidir qual o melhor meio para se comunicar com o seu público? Vale a pena estar em todos os lugares?
O Batman nos mostra que é importante aproveitar as diferentes plataformas para dar mais abrangência ao discurso. O herói nos quadrinhos é um na série de TV e outro diferente do cinema. Ou seja, a marca deve adaptar seu conteúdo à linguagem de cada público.
É importante ter um personagem e dar tempo para o seu desenvolvimento para que, aos poucos, aconteça a adaptação a cada meio de comunicação. O Batman, por exemplo, primeiro foi apresentado na revista de outro personagem, ganhou a simpatia do público e conquistou o seu espaço. Depois, se aventurou dos quadrinhos para a TV, videogames, cinema, camisetas, livros… E aos poucos, o super-herói foi conquistando o mercado, e é desta maneira que as marcas devem proceder.
Mas não aprendemos apenas com a forma como a imagem do herói dos quadrinhos foi construída. A história e o enredo também têm muito a nos ensinar. Um exemplo é a equipe que cerca o Batman. É sabido que ninguém conquista nada ou chega a lugar algum sozinho. Por isso, contar com pessoas qualificadas e especializadas em suas funções é fundamental.
No time do Batman, cada um faz o que sabe: o Bruce Wayne veste a capa, o Lucius Fox comanda a Wayne Enterprise e o Alfred cuida da mansão. Todos se ajudam, mas cada um tem sua atuação principal.
Além de contar com uma equipe eficiente e qualificada, o Batman também busca parcerias, como com o Robin e a Batgirl, por exemplo. Cada parceiro tem uma personalidade e se identifica com diferentes targets, o que torna a história e por consequência o Batman mais humano.
Esses são alguns pontos da história do Batman que podem ser aplicados em qualquer organização. Mas vale ressaltar que estar sempre atualizado e acompanhando as mudanças do mercado é a principal qualidade do Batman e de qualquer empresa ou pessoa que não quer ficar para trás.