Reserva e projeto Post em Branco fazem coleção Saúde da Mente Mundo do Marketing 7 de outubro de 2022

Reserva e projeto Post em Branco fazem coleção Saúde da Mente

Reserva

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Uma coleção exclusiva para ajudar a quebrar os tabus associados à ansiedade – esta é a proposta inédita da parceria da Reserva e do projeto Post em Branco, cuja collab resultou na coleção Saúde da Mente. A iniciativa é alusiva ao Janeiro Branco e terá todo lucro obtido com a venda das camisetas revertido para o Instituto Bem do Estar, negócio social sem fins lucrativos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo; são quase 20 milhões de cidadãos.

A ideia da parceria surgiu do publicitário Daniel Portuga, criador do projeto Post em Branco. Diagnosticado com Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG), diante de uma crise real de ansiedade, ele viu que tinha nas mãos uma ferramenta para jogar luz a um tema ainda pouco discutido e conhecido. Em 2020, em uma das piores crises que viveu – agravada pelo isolamento durante a epidemia do novo coronavírus –, criou o projeto Post em Branco.

“Eu me vi trancado no meu apartamento em plena quarentena, solitário e completamente angustiado. Sem forças para pedir ajuda, mas ao mesmo tempo querendo sinalizar aos amigos que algo não estava bem, postei 227 posts em branco, sem nenhum texto, apenas o último post trazendo a palavra OUT”, conta, acrescentando que era para ser um pedido de ajuda, mas se tornou um experimento social.

Com o publicitário Rodrigo Esteves, também diagnosticado com TAG, surgiu o projeto que se tornou uma ferramenta para que pessoas que sofrem de ansiedade possam chamar atenção em um momento de crise e receber apoio. Hoje, o projeto social e educativo está focado em ajudar a quebrar julgamentos em relação a diagnósticos relacionados à saúde mental.

A partir dessa experiência, Portuga decidiu ampliar o alcance do experimento social e abrir diálogos francos de maneira criativa. “No mundo inteiro, fashion e streetwear brands estão procurando uma conexão com a sociedade, desenvolvendo roupas relevantes que defendem a consciência da saúde mental e, com isso, criam conversas sinceras em torno da temática.

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Na collab com a Reserva, criamos camisetas que além de terem um design moderno e minimalista, trazem mensagens inspiradas em situações cotidianas e sentimentos reais vivenciados por pessoas que sofrem com a ansiedade. É uma maneira totalmente inclusiva e criativa de trazer informação sobre o tema e pautar o assunto”, afirma Portuga.

Coleção mostra que ansiedade não é mi-mi-mi

Entre as t-shirts, produzidas com 100% de algodão e 100% de empatia, destaque para a anxiety is not mimimi (ansiedade não é mi-mi-mi, em livre tradução, que desconstrói o senso comum de que ansiedade é frescura, deixando clara a informação de que é necessário combater o preconceito, vestir com orgulho a causa e defender a correta classificação da ansiedade: um transtorno de saúde da mente); Log-off (chama atenção para a relação entre potencialização da ansiedade pelas redes sociais, defendendo um detox para curtir, adequadamente, o agora); anxiety relief. Press F* (as pressões cotidianas são gatilhos para crises de ansiedade, especialmente, porque não conseguimos dizer não; essa camiseta fala sobre o melhor remédio para a sobrecarga: aliviar a ansiedade passa por apertar o foda-se).

Há ainda anxiety sucks (embora alguns achem a ansiedade uma coisa normal, ela é um transtorno que precisa, muitas vezes, de tratamento médico e psicológico; essa peça mostra que a ansiedade, na real, é um saco!); 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10 (Respira! Quando bate a ansiedade, as pessoas não conseguem pensar racionalmente, mas algumas estratégias podem ser respirar, meditar, desenvolver a paciência; essa camiseta faz o usuário se lembrar exatamente disso!); Carregando (a peça lembra que somos feitos de energia, que é um bem finito; nas crises de ansiedade, esse gás acaba, e a melhor solução é dar um refresh, reiniciar o sistema operacional humano); e Reserva-se (combater o preconceito contra a saúde mental é uma causa que merece ser defendida por todos; essa peça fala exatamente sobre essa militância).

 “O primeiro mês do ano é dedicado, tradicionalmente, a novos planos, sonhos e a novas metas. Não à toa é também o mês da consciência sobre a saúde mental. Pensando nisso, nos unimos ao projeto Post em Branco para lançar a coleção Saúde da Mente, ou seja, uma coleção de camisetas com o objetivo de conscientizar e ajudar a quebrar tabus sobre a ansiedade”, revela Rony Meisler, CEO da AR&Co.

Segundo Isabel Marçal, cofundadora do Instituto Bem do Estar, a iniciativa é um convite para que a sociedade expanda a consciência sobre a saúde da mente, diminuindo o tabu que envolve as questões relacionadas ao tema. “Queremos desafiar o brasileiro a mudar o comportamento em relação à saúde da mente, colaborando para a prevenção de doenças psicológicas e contribuindo para uma sociedade mais consciente e saudável”, afirma.

 


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