<p>A crise econ&ocirc;mica que freou o lan&ccedil;amento de embalagens no mundo no primeiro semestre de 2009 ficou para tr&aacute;s, aponta o N&uacute;cleo de Embalagem da ESPM. Um dos term&ocirc;metros utilizados para medir o n&iacute;vel de atividade econ&ocirc;mica, o lan&ccedil;amento de embalagens aponta para a recupera&ccedil;&atilde;o das maiores economias do planeta, que come&ccedil;am a voltar a suas tradicionais posi&ccedil;&otilde;es no ranking.</p> <p>Com isso, o Brasil, que havia se consolidado na segunda posi&ccedil;&atilde;o entre os pa&iacute;ses que mais lan&ccedil;aram embalagens em 2009, agora est&aacute; em 4&ordm; lugar. O pa&iacute;s foi ultrapassado pelo Jap&atilde;o e pelo Reino Unido, pa&iacute;ses cujos lan&ccedil;amentos voltaram a crescer. &ldquo;Os lan&ccedil;amentos mundiais de embalagem n&atilde;o deixam d&uacute;vidas, o mundo voltou ao normal&rdquo;, afirma Fabio Mestriner, Coordenador do N&uacute;cleo de Estudos da Embalagem ESPM.</p>
Lançamento de embalagem volta ao normal
26 de novembro de 2009