Jaime Troiano: Lições de Branding para o esporte 24 de setembro de 2012

Jaime Troiano: Lições de Branding para o esporte

         

Jaime Troiano: Lições de Branding para o esporte

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Jaime Troiano, uma das principais autoridades do país quando o assunto é branding, concedeu uma entrevista exclusiva para o Especial Olimpíadas 2016, projeto exclusivo do Mundo do Marketing Esportivo. Em breve, a revista eletrônica (exclusiva para iPad) estará disponível para download.

Como um dos dirigentes do Grupo Troiano, nestes últimos 16 anos, ele assessorou empresas no desenvolvimento de negócios, análise de marcas e comportamento de consumidor em vários segmentos de mercado.

Nesta entrevista, Troiano mostra os caminhos fundamentais para desenvolver estratégia de branding também no esporte. O consultor dá importantes conselhos sobre como as marcas esportivas e aquelas que patrocinam esportes podem aproveitar as Olimpíadas e os grandes eventos esportivos no país.

 

Como desenvolver estratégia de branding no esporte?

No esporte ou entre áreas, o branding é uma forma de integrar de maneira profissional todos os sinais e as mensagens de uma marca. No branding esportivo, a noção de sucesso e performance são, particularmente, importantes na vida de uma marca.
 

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O esporte tem um atributo que todos os segmentos gostariam de ter: a paixão. O quanto isso é positivo e negativo para as empresas?

É acima de tudo muito positivo. As marcas e empresas que não são movidas por paixão não descobriram ainda qual é o seu propósito no mercado.

 

O vínculo emocional é o principal trunfo para aproximar as marcas do público esportivo?

Creio que seja uma combinação de vínculos emocionais e também de pertinência. Sem pertinência, sem adequação às características específicas do ambiente esportivo, a pura emoção será vista como algo vazio e gratuito.

 

Como as Olimpíadas de 2016 podem impactar na imagem do Brasil no exterior?

Na verdade, já estão impactando. Vamos nos tornar muito mais visíveis, em tudo que isso tem de bom e de problemático.

 

Muitas empresas aproveitarão o momento para realizar diversas ações de marketing no Rio, em 2016. Quais são os cuidados que precisam ser tomados para não exagerar na dose?

Em primeiro lugar, evitar o pecado mortal da manipulação. Por exemplo, usar iniciativas que tenham autenticidade apenas naquele momento. Em segundo lugar, não mudar sua personalidade para se ajustar casuisticamente a essa ocasião. As marcas não devem mudar sua atitude, sua personalidade. A dose certa é dada pela sua capacidade de uma autêntica adaptação às arenas esportivas.

 

 

Para ler a entrevista completa, aguarde. Em breve, o Especial Olimpíadas estará disponível para download. A revista eletrônica, feita especialmente para iPad, trará reportagens, estudos, entrevistas e muito mais. Com a iniciativa inédita do Mundo do Marketing Esportivo, o mercado de marketing esportivo terá acesso a importantes informações para aproveitar as oportunidades em comunicação que as Olimpíadas de 2016 proporcionarão ao país.

 


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