O consumidor brasileiro utiliza a internet como principal canal para pesquisar produtos, comparar preços e conhecer a opinião de outros clientes. Estudo realizado pela Hi-Mídia em parceria com a M.Sense ouviu pessoas das cinco regiões do país para conhecer os canais onde elas buscaram informações antes das compras deste Natal e em 96% das respostas, a web foi apontada como melhor opção. Os sites das próprias marcas e as plataformas de comparação de preços são os mais acessados, com 68% e 67%, respectivamente. Os reviews nos sites de comparação de preços são a principal forma de validar uma escolha de produto ou serviço, com 56% das respostas.
As redes sociais também têm influência na decisão de compra: 22% dos entrevistados pedem a opinião de amigos nas redes, 16% olham as fotos dos perfis da pessoa que receberá o presente, 14% olham os itens que são tendências e 13% seguem e curtem as marcas para conhecer os lançamentos. E apesar das pesquisas acontecerem no ambiente virtual, somente 58% deles diz realizar suas compras majoritariamente no e-commerce. Os demais ainda preferem as lojas físicas e usam o meio online apenas para auxliar no processo de decisão. Entre os que compram online, os principais canais apontados são os sites da marca (42%), em e-commerces (15%) ou através do Facebook (1%).