Os brasileiros e a economia colaborativa 26 de setembro de 2016

Os brasileiros e a economia colaborativa

         

Estudo produzido pela REDS mostra que mais da metade da população já conhece tem conhecimento sobre o conceito, que ainda enfrenta desafios para conquistar adeptos

Publicidade

Pouco mais da metade da população brasileira (52%) já ouviu falar sobre "economia colaborativa". Dentro desse universo, a região Sudeste se destaca como a que tem os cidadãos mais informados sobre o tema (54%), enquanto o Norte é o que menos possui referências sobre o assunto. Quando a analise é realizada por classes sociais, a classe A é que mostra mais conhecimento sobre economia compartilhada. Entre os grupos divididos por faixa etária o percentual de conhecimento se mantém na faixa de 50%, sendo ele cai significativamente apenas no grupo com mais de 50 anos (37% deles dizem ter uma noção do tema).

Este estudo também traz seis principais aprendizados a respeito da evolução do conceito no Brasil, que cresceu sobretudo devido à crise econômica. A pesquisa também mostra que o conhecimento a respeito da economia colaborativa é diretamente proporcional ao nível de preocupação dos entrevistados com o consumo consciente.

A amostra desta pesquisa é composta por homens e mulheres, das classes A, B e C (segundo critério Brasil), com idade a partir de 18 anos. Ao todo foram 1025 entrevistas por meio de questionário online de auto-preenchimento distribuídas da seguinte forma pelas regiões do país: 8% para o Norte, 28% para o Nordeste, 7% para o Nordeste, 14% para o Sul e 42% para o Sudeste.


Publicidade