O pulso da Black Friday nas redes sociais 22 de novembro de 2018

O pulso da Black Friday nas redes sociais

         

Estudo foi feito com base no monitoramento das redes sociais de 7 de outubro a 7 de novembro, tendo como base aproximadamente 70 mil menções em diferentes redes

Publicidade

O Pulse Black Friday, feito pela Stilingue, é um estudo sobre a data com os destaques nas redes sociais e principais assuntos em 2018. Surgido nos Estados Unidos, o evento acontece após o Dia de Ação de Graças e abre a temporada de compras do Natal com descontos e queima de estoque. O Black Friday chegou no Brasil em 2011, online, e só depois expandiu para o varejo físico. A importância do ambiente digital é inegável: além de ser berço desse movimento, o espaço é aonde os consumidores influenciam e são influenciados. Desde 2015, a data tem se consolidado como aquecimento nas vendas de final de ano, especialmente no e-commerce.

A cada ano, a Black Friday chega mais cedo – assim como o Natal. Pelo menos nas redes sociais. Em 2018, a data começou o seu aquecimento mais cedo que o ano anterior, assim como em alguns momentos já encontramos menções na internet em outubro. Se a data abre a temporada de compras de fim de ano, então tem cumprido o seu papel de incitar o desejo de consumo antes do final de dezembro. A Black Friday conquistou R$ 2.1 bilhões em vendas em 2017 no país, de acordo com dados do Black Friday Brasil/BuscaDescontos. Nesta pesquisa é possível conferir comportamento do consumidor na data, categorias mais procuradas e questões sobre campanhas antecipadas.


Publicidade