Inteligência Artificial pode ajudar a criar planos de Marketing hiperlocais e personalizados Bruno Mello 17 de abril de 2024

Inteligência Artificial pode ajudar a criar planos de Marketing hiperlocais e personalizados

         

Se nos modelos tradicionais os planos sempre precisam de ajustes, usar a IA é um caminho para ter maior assertividade

Inteligência Artificial pode ajudar a criar planos de Marketing hiperlocais e personalizados
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Por definição, um plano é uma programação de atividades. No caso de um plano de Marketing, é um conjunto de ações programadas para um determinado fim (vender um produto, por exemplo). Aplicado na prática, um plano de Marketing muitas vezes terá execução e resultados distintos do planejado. Essa realidade, porém, está prestes a mudar com o uso da Inteligência Artificial.

Por mais pesquisas e estratégias que se faça, um plano sempre será um plano. A não ser que todas as fases dele estejam orientadas por dados e, esses dados, a serviço da inteligência artificial. São informações sobre o comportamento de compra das pessoas, do canal, dos produtos ou da comunicação. Tudo processado instantaneamente para fornecer as melhores táticas, ofertas, mensagens e canais.

Assim, cria-se um plano de Marketing personalizado e hiperlocal. “Essa é a forma mais assertiva que temos de fazer um plano de Marketing”, afirma Michael Koch
Cofundador e CEO da HubKonnect no WebSummit Rio 2024. E, isso já é realidade. A HubKonnect usa a AI para identificar insights de Marketing local, recomendar as melhores ideias e detalhar ativações ideais.

As integrações com dados de ponto de venda, produtos, dispositivos móveis e custos de aquisição clientes permitem, ainda, gerar um ROI local e até personalizado. “Finalmente acabou a luta com o CFO”, comemora Serhat Soyuerel, Co-founder & Chief Revenue Officer da Insider.

Com o uso da Inteligência Artificial também é possível traçar a jornada do cliente de maneira mais simples e rápida. “O grande desafio é desmistificar o quanto a IA pode ajudar na criação de um plano de Marketing”, salienta Michael Koch. “Para essa ferramenta funcionar, a empresa precisa ser orientada por dados e ter uma gestão ágil”, explica o cofundaror & CEO da HubKonnect.

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E, para a empresa ser orientada por dados e ter uma gestão ágil capaz de traçar planos de Marketing hiper locais e personalizados, é necessário que o CEO seja comprometido com essa cultura, assim como os vice-presidentes ou diretores de Marketing e de Tecnologia. “Uma forma de auxiliar neste processo é fazer uma prova de conceito”, conclui Serhat Soyuerel.

Leia também: A importância do uso de dados na personalização das campanhas de sua marca

Math  - Clube Mundo do Marketing


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