Inteligência Artificial continua a crescer em 2024: como isso ajuda o Marketing? Bruno Mello 10 de janeiro de 2024

Inteligência Artificial continua a crescer em 2024: como isso ajuda o Marketing?

         

Dados divulgados por ReportLinker e Gartner apontam para um crescimento acima do previsto para a área e indicam a boa vontade dos executivos em investir em IA

Inteligência Artificial continua a crescer em 2024: como isso ajuda o Marketing?
Publicidade

Seguindo as direções apontadas pelas tendências para a área, o mercado global de Inteligência Artificial (IA) em Marketing deve chegar à marca de US$ 78,8 bilhões até 2030. O valor representa um incremento de mercado com taxa de crescimento anual composta de 26,9% ao longo do período de previsão, aponta o relatório de análise do ReportLinker sobre a IA no mercado de Marketing.

Essencial para a construção de números tão expressivos, a publicidade do ChatGPT – muitas vezes espontânea – foi responsável por incentivar 45% dos executivos a investir mais em IA. Além disso, 70% dos entrevistados para uma pesquisa conduzida pela Gartner disseram que suas empresas estão investigando e explorando as possibilidades e ferramentas de IA generativa.

Nesse contexto, investir em IA para a comunicação corporativa pode ser importante para as empresas se manterem competitivas, estarem alinhadas a uma maior eficiência operacional, personalizarem interações com clientes e tomarem decisões estratégicas mais embasadas.

Os benefícios do investimento

Os números divulgados pelo ReportLinker confirmam que a IA continua em franca ascensão em 2024. Neste contexto, marcas e empresas terão à disposição ferramentas mais robustas, que permitirão a personalização em escala, análises avançadas de dados para decisões mais precisas e chatbots mais sofisticados.

As organizações também poderão contar com uma vantagem competitiva na busca por clientes, dinâmica fundamental para qualquer companhia que atua num setor dinâmico, competitivo e em rápida expansão. Nesse sentido, ferramentas de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), automação de anúncios pay-per-click (PPC), Marketing de mídia social (SMM), Marketing de mecanismo de pesquisa (SEM) e taxas de conversão e pesquisa de palavras-chave passam a ser uma realidade para empresas que utilizam sistemas de IA.

Adicionalmente, um dos mais populares benefícios proporcionados pela IA continua relevante. A automação de processos impulsionada pela tecnologia libera profissionais para se concentrarem em atividades fundamentais, o que contribui para a otimização de recursos no contexto da comunicação corporativa e do Marketing digital.

Para 2024, a Gartner prevê que 50% das novas implementações de sistemas em nuvem devem utilizar conjuntos de dados unificados para soluções integradas. Essa integração em nuvem permite acessibilidade, escalabilidade, segurança, eficiência de custos e atualizações contínuas.

Leia também: 10 tendências que irão desenhar 2024 baseado nos hábitos dos consumidores

IA - Clube Mundo do Marketing

 


Publicidade