Inteligência Artificial aplicada ao Marketing: está preparado? 30 de outubro de 2018

Inteligência Artificial aplicada ao Marketing: está preparado?

         

Quando usada em conjunto com técnicas de machine learning, tecnologia é capaz de proporcionar melhoras surpreendentes nas experiências dos clientes por meio de personalização

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Um dos principais dilemas dos profissionais de marketing, diante dos desafios diários com os quais têm de lidar, é saber como tirar melhor proveito das novas tecnologias, principalmente aquelas que dependem dos dados para gerar algum valor. Uma delas, a Inteligência Artificial, quando usada em conjunto com técnicas de machine learning, é capaz de proporcionar melhoras surpreendentes nas experiências dos clientes por meio de ofertas personalizadas e em tempo real.

Nos próximos anos, os efeitos desses avanços poderão ser percebidos em larga escala. Com a automação ficando responsável pelas tarefas mais repetitivas dentro do marketing, os líderes da área poderão concentrar seus esforços em atividades mais estratégicas para seus clientes, como o planejamento e o desenvolvimento de mensagens mais criativas.

Segundo o escritor e analista digital Brian Solis, a Inteligência Artificial aplicada ao marketing será a próxima grande onda. Mas ao mesmo tempo em que as novas tecnologias tornarão possíveis ações mais personalizadas e automatizadas, será necessário que ela também seja capaz de humanizar a área.

Com os clientes e consumidores cada vez mais conectados, com ofertas disparadas a todo instante em seus dispositivos móveis, eles estão mais impacientes e imediatistas, buscando soluções para todo tipo de demanda e experiências desenvolvidas só para eles. É um desafio e tanto.

O mercado passou por muitas mudanças nos últimos dez anos e muito se falou da importância de se investir em ações personalizadas e em conceitos como design responsivo, integração do CrossChannel com o OmniChannel, entre outros. O fato é que, passado todo esse tempo, pouco se viu em termos de inovação na área de marketing para gerar o engajamento desejado por parte dos clientes.

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Para reverter esse cenário é evidente que, antes de qualquer iniciativa, os profissionais se mostrem abertos aos riscos diante das tecnologias disruptivas. É necessário buscar inspirações em metodologias que atrelem a inovação à forma como são realizadas as entregas para os clientes e concluir, de uma vez por todas, que fórmulas antigas baseadas em legados não funcionam mais. No marketing, o sucesso de hoje é a obsolescência do amanhã, e isso deve ser repetido como se fosse um mantra.

A forma de trabalho precisa mudar, e os dados estão aí para ajudar os profissionais da área nesse processo de transformação – com ações automatizadas, porém humanas e mais pessoais. É a oportunidade para entender melhor os clientes de uma maneira que não existia antes, pelos métodos tradicionais, mas agora usando uma combinação perfeita de tecnologias avançadas de inteligência analítica com a criatividade humana, com foco em melhores experiências. Fazendo uso das informações corretas e no momento certo é possível superar expectativas.


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