Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva 26 de setembro de 2018

Inovação é necessidade estratégica para manter vantagem competitiva

         

Estudo mostra os desafios de empresas no Brasil. Quase metade dos entrevistados citaram a aceleração e/ou incubação como um formatos comum entre as iniciativas de colaboração

Inovação nas empresas: apesar do interesse, despreparo ainda é grande
Publicidade

Entre os empreendedores que já tiveram alguma experiência com corporate venture, 56% afirmam ter resultado positivo com esse tipo de iniciativa, segundo “Corporate Venture: desafios e oportunidades no Brasil”, levantamento elaborado pela EY-Parthenon, a Endeavor e a Cátedra Insper-Endeavor. A pesquisa contou com a participação de aproximadamente 300 empreendedores brasileiros e mostrou que 46% dos entrevistados citaram a aceleração e/ou incubação como um dos formatos mais comuns entre as iniciativas de colaboração.

As grandes empresas que oferecem iniciativas de engajamento buscam cada vez mais se aproximar do mindset empreendedor, complementar a ativação nos seus negócios, ter um retorno financeiro sustentável, além de atrair novos profissionais. Se o engajamento entre empreendedor e empresa for bem-sucedido, ambos reduzem suas vulnerabilidades e aumentam suas vantagens competitivas. Mundialmente, o número de transações de corporate venture mais que triplicou desde 2009, com investimentos ultrapassando US$ 31 bilhões em 2017. Há diferentes motivos para buscar parcerias com empreendedores, assim como diversas estratégias para concretizá-las.

Embora o corporate venture tenha potencial de gerar benefícios para empresas e empreendedores, foi constatado um enorme ruído em muitas das parcerias estabelecidas no Brasil. As empresas e os empreendedores, por vezes, estruturam arranjos frágeis e instáveis em função do desalinhamento entre as partes. O resultado mais comum é a falha das parcerias e o fim precoce das iniciativas de engajamento com os empreendedores.

Leia também: A digitalização dos negócios no Brasil – conteúdo exclusivo para assinantes.

 


Publicidade