Influencers estão alterando as estruturas comunicacionais da indústria da beleza Bruno Mello 11 de agosto de 2023

Influencers estão alterando as estruturas comunicacionais da indústria da beleza

         

Estudo “Tá Focando?”, publicado pela YouPix, destaca as narrativas emergentes que devem ser observadas pelas empresas do setor

Influencers estão alterando as estruturas comunicacionais da indústria da beleza
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Arrebatando milhões de seguidores nas redes sociais, os influencers que se dedicam às conversas sobre a indústria da beleza se tornaram relevantes o suficiente para alterar a estrutura deste mercado.

Antes da internet, as tendências de beleza eram ditadas da indústria para o público, em uma lógica de top-down – agora, a profusão de falas e narrativas construídas por influencers de todos os gêneros e raças exige que o mercado preste atenção a um novo espectro de perspectivas e demandas ditadas pelo público.

Pensando nisso, o estudo “Tá Focando?”, de autoria da YouPix, destacou algumas narrativas emergentes que merecem a atenção da indústria. Para Rafa Lotto, head da YOUPIX no Brasil, ouvir o que dizem os influencers é um passo fundamental para que as empresas do segmento não deixem passar boas oportunidades de crescimento.

Narrativas emergentes e os novos criadores de conteúdo

A pesquisa destaca a quantidade de novos criadores que participam das conversas atuais. O ambiente da internet abriu espaço para que pessoas especializadas em diferentes áreas, como química e medicina, por exemplo, possam trazer seus insights e percepções sobre o setor de beleza. Isso, por si só, multiplica as narrativas e contribui para a construção de pontos de vista e opiniões diversas.

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Adicionalmente, as redes sociais abriram portas para comunidades sub-representadas nos moldes tradicionais da indústria da beleza. Na comunidade negra, os criadores de conteúdo tiveram a oportunidade de levantar a questão da ausência de produtos adequados para seus cabelos e suas peles, o que fez com que boa parte da indústria se movesse a partir do incômodo gerado pela exposição.

Outra narrativa emergente apontada pelo estudo, o jeitinho brasileiro, evidencia o talento dos creators nacionais, especialmente no TikTok, para analisar e sugerir dupes de produtos internacionais. O termo dupe vem do inglês “duplicado” e descreve um produto que se inspira em outro. Assim, quando um produto estrangeiro faz sucesso, os brasileiros conseguem encontrar um correspondente parecido, mais acessível, compartilhando o achado no TikTok logo em seguida.

Neste panorama, marcas têm a oportunidade de utilizar uma influência como uma abordagem de negócios ao trazer os criadores para o centro de suas estratégias, co-criando produtos e soluções que atendam às necessidades de suas comunidades.

No TikTok, 62% das marcas da indústria de beleza escolhem promover suas campanhas de lançamento, de acordo com um levantamento da HypeAuditor. Em função da sinergia com o setor, a plataforma está ligada ao surgimento de diversas narrativas emergentes, como as conversas sobre procedimentos cirúrgicos não invasivos, exibidos em tempo real pelos influencers aos usuários da plataforma.

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