Arrebatando milhões de seguidores nas redes sociais, os influencers que se dedicam às conversas sobre a indústria da beleza se tornaram relevantes o suficiente para alterar a estrutura deste mercado.
Antes da internet, as tendências de beleza eram ditadas da indústria para o público, em uma lógica de top-down – agora, a profusão de falas e narrativas construídas por influencers de todos os gêneros e raças exige que o mercado preste atenção a um novo espectro de perspectivas e demandas ditadas pelo público.
Pensando nisso, o estudo “Tá Focando?”, de autoria da YouPix, destacou algumas narrativas emergentes que merecem a atenção da indústria. Para Rafa Lotto, head da YOUPIX no Brasil, ouvir o que dizem os influencers é um passo fundamental para que as empresas do segmento não deixem passar boas oportunidades de crescimento.
Narrativas emergentes e os novos criadores de conteúdo
A pesquisa destaca a quantidade de novos criadores que participam das conversas atuais. O ambiente da internet abriu espaço para que pessoas especializadas em diferentes áreas, como química e medicina, por exemplo, possam trazer seus insights e percepções sobre o setor de beleza. Isso, por si só, multiplica as narrativas e contribui para a construção de pontos de vista e opiniões diversas.
Adicionalmente, as redes sociais abriram portas para comunidades sub-representadas nos moldes tradicionais da indústria da beleza. Na comunidade negra, os criadores de conteúdo tiveram a oportunidade de levantar a questão da ausência de produtos adequados para seus cabelos e suas peles, o que fez com que boa parte da indústria se movesse a partir do incômodo gerado pela exposição.
Outra narrativa emergente apontada pelo estudo, o jeitinho brasileiro, evidencia o talento dos creators nacionais, especialmente no TikTok, para analisar e sugerir dupes de produtos internacionais. O termo dupe vem do inglês “duplicado” e descreve um produto que se inspira em outro. Assim, quando um produto estrangeiro faz sucesso, os brasileiros conseguem encontrar um correspondente parecido, mais acessível, compartilhando o achado no TikTok logo em seguida.
Neste panorama, marcas têm a oportunidade de utilizar uma influência como uma abordagem de negócios ao trazer os criadores para o centro de suas estratégias, co-criando produtos e soluções que atendam às necessidades de suas comunidades.
No TikTok, 62% das marcas da indústria de beleza escolhem promover suas campanhas de lançamento, de acordo com um levantamento da HypeAuditor. Em função da sinergia com o setor, a plataforma está ligada ao surgimento de diversas narrativas emergentes, como as conversas sobre procedimentos cirúrgicos não invasivos, exibidos em tempo real pelos influencers aos usuários da plataforma.
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