Halloween emplaca no calendário das marcas e ganha inúmeras ativações Bruno Mello 27 de outubro de 2023

Halloween emplaca no calendário das marcas e ganha inúmeras ativações

         

Starbucks, Fini, Reserva, Hellmann’s e HBO Max são algumas das empresas que criaram campanhas exclusivas para a data

Halloween emplaca no calendário das marcas e ganha inúmeras ativações
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O Halloween, uma das festas mais aguardadas e celebradas em todo o mundo, tem ganhado espaço no mercado brasileiro. Além de suas raízes culturais, essa data se tornou uma oportunidade única para os comércios nacionais incorporarem elementos temáticos em seu cardápio, atraindo clientes e proporcionando uma experiência diferenciada.

A data – festejada em alguns países pelo mundo, como Irlanda, Inglaterra, EUA, China e México – chegou ao Brasil há algumas décadas e, ainda que um pouco descontextualizada, tenta emplacar. Há empresas que aproveitam o mote do Halloween internamente há anos, mas somente agora criam ações de Marketing pra valer.

Mas apesar do alto investimento das empresas, o interesse dos brasileiros por Halloween diminuiu, de acordo com uma pesquisa da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online. Para produzir o levantamento, a empresa monitorou como foram as buscas feitas na internet por termos relacionados ao evento nos últimos anos. Em setembro de 2023, foram registradas 5.9 milhões de pesquisas sobre a tradicional comemoração, número 23.9% menor do que o mesmo período de 2022, que contou com 7.8 milhões de buscas.

Quando comparado o desempenho das pesquisas em outubro de 2021 (51 milhões) e 2022 (50.3 milhões), o interesse, apesar de maior, por ser o mês que celebra a data, registrou uma singela queda de 1.39%, apontando tendência para 2023.

Veja quais foram os termos mais pesquisados pelos brasileiros em setembro de 2023:

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1. Fantasia Halloween Feminina – 1.2M

2. Fantasia Halloween – 1.1M

3. Fantasia Halloween Masculina – 770 mil

4. Halloween – 368 mil buscas

5. Maquiagem Halloween – 154 mil

6. Fantasia Halloween Casal – 148 mil

7. Que dia é Halloween? – 121 mil

8. Filmes Halloween – 54.2 mil

9. Decoração Halloween – 54.2 mil

10. Fantasia Halloween Infantil – 40.5 mil

Como aponta o levantamento, as buscas por fantasias femininas foram 55.84% maiores do as masculinas e ficaram à frente até das pesquisas que não definiram um gênero específico para o traje. Além disso, outros termos que indicam a vontade de celebrar a data foram destaques, como o interesse por decoração e maquiagem.

Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush Brasil, apesar da queda na procura dos brasileiros pelo Halloween, em comparação a 2022, o interesse das pessoas ainda é grande: “Explorar datas comemorativas na comunicação dos nossos conteúdos e produtos é uma boa estratégia para quebrar a rotina e chamar a atenção dos nossos usuários. Dentro de cada nicho, observar possibilidades de engajamento nessas datas, podem trazer novos leads, ou até mesmo clientes, que por exemplo irá comprar na Black Friday ou Natal”.

Segundo o especialista, além das compras em si, as pessoas também estão procurando por informação: “A dica é criar conteúdo. Se você é maquiadora, faça um tutorial de uma make artística para o Halloween. Se você possui uma loja de roupas, crie um vídeo mostrando alternativas simples para criar fantasias usando suas peças. O importante é entender que as pessoas estão interessadas na data e desenvolver informações sobre ela, que potencialmente, irá levá-la às compras”.

Ativações das marcas para o Halloween

Starbucks, Fini, Reserva, Hellmann’s e HBO Max são algumas das empresas que criaram campanhas exclusivas para a data.

Starbucks

Neste Halloween, a Starbucks Brasil traz de volta ao seu menu temático o exclusivo Frappula Frappuccino e lança a sua mais nova poção: o Abracadabra Starbucks Refreshers. As bebidas de edição limitada estarão disponíveis nas lojas da Starbucks Brasil do dia 26 de outubro ao dia 1º de novembro. Os clientes membros do programa Starbucks Rewards terão acesso antecipado às novidades.

O Frappula Frappuccino, inspirado pelo sempre sedento e sanguinário Conde Drácula, oferece aos clientes uma fuga misteriosa a cada gole. A bebida é feita com essência de Baunilha, Mocha no fundo do copo e finalizada com calda de morango. O Frappuccino estará disponível em todas as lojas do Brasil, com preços a partir de R$ 21,00 ou pelo resgate de pontos para os participantes do Starbucks Rewards por 70 estrelas.

Já o Abracadabra Starbucks Refreshers apresenta uma mistura complexa de ingredientes supersecretos, que combina o encantador Starbucks Refresher de Pitaya, com um sedutor creme de baunilha e finalizado com um exclusivo e intrigante Cold Foam de Matcha, uma espuma densa e cremosa feita com leite desnatado, agitado em altíssima velocidade e que proporciona uma experiência gustativa rica e refrescante. Essa doce travessura estará disponível somente em lojas físicas selecionadas – vendida a partir de R$20,50 ou pelo resgate de pontos via Starbucks Rewards com 70 estrelas.

A rede também voltou com o Starbucks Pumpkin Spice, que este ano completa 20 anos desde seu lançamento global. Além disso,  os clientes brasileiros podem apreciar o lançamento do Starbucks Apple Crisp – uma combinação deliciosa de maçã caramelizada com a sutileza da canela.

Hellmann’s

O Halloween é o tema da terceira edição da plataforma “Hellmann’s Masterchat”, que a Hellmann’s promove entre 26 e 31 de outubro. A ação mostra aos gamers e streamers que é possível fazer um sanduíche rápido e delicioso mesmo no meio de maratonas de lives e jogos.

Os streamers Beamon e Kenno farão lives na Twitch, onde terão que preparar sanduíches rápidos inspirados na data mais assustadora do ano. Mas não é tão fácil assim: além de produtos Hellmann’s, eles só podem usar o que têm na geladeira, mostrando que é possível transformar o “nada de mais” que eles já têm em casa em snacks “tudo de bom”. E tem mais: é o público, ao vivo por meio do chat, quem dita as regras. Além disso, para celebrar o Halloween, os pratos terão que ter decorações temáticas. Cada gamer vai apresentar a própria transmissão ao vivo e depois se enfrentar em uma live final com o apoio dos seus chats.

Hellmann’s aposta no “JUST CHATTING” e no “IN REAL LIVE” (IRL), categorias de conteúdos que estão em ascensão nas plataformas de streaming e que abrem um canal de conversa e interação ao vivo entre os streamers e suas comunidades. Com MasterChat, Hellmann’s quer mostrar para o público gamer que o momento de preparar um uma refeição rápida pode não apenas ser divertido, mas também mais uma oportunidade para se conectar com os seguidores.

Para tudo ficar ainda melhor, Hellmann’s disponibilizará um cupom de 20% de desconto para sua loja na Amazon. Os consumidores podem aproveitar a oportunidade usando o código MASTERCHAT20 entre 26 e 31 de outubro de 2023.

Cuor di crema

Para entrar na brincadeira com o público infantil, a gelateria artesanal de método italiano Cuor di Crema aposta este ano em dois sabores especiais para a data. São eles: Chocolate Nero e Chocoreo Branco. A decoração “assustadora” fica por conta da cobertura de sangue (morango) e toppings como olhos, gengivas, abóboras, aranhas e teias (balas de gelatina).

Disponíveis em todas as unidades pelo país até 31 de outubro, os produtos podem ser encontrados nos tamanhos P, M e G, a partir de R$ 17,50.

cuor

 Chandelle

 A Chandelle está trazendo uma proposta inovadora para o mês do Halloween. Com uma abordagem descontraída, tudo a ver com doces e brincadeiras divertidas que a data propõe, a marca pretende se apropriar dessa festa tornando-a ainda mais deliciosa e especial.

Justamente no momento em que o Halloween começa a ser incorporado às celebrações e à cultura dos brasileiros, a campanha visa a criação de uma nova tradição para a marca, destacando a afinidade dos consumidores com o produto.

Como parte da sua nova abordagem, Chandelle desenvolveu uma estratégia de comunicação única em torno da narrativa “O Caso do Chandelle Desaparecido: o Mistério do Halloween”. A marca está empenhada em criar uma experiência intrigante e envolvente para seus consumidores.

Um teaser foi divulgado na sexta-feira, 13 de outubro, deixando a todos curiosos sobre o desaparecimento do Chandelle. O clímax desse mistério será revelado em um emocionante filme lançado no dia 23 de outubro. Para amplificar sua estratégia de comunicação, Chandelle se uniu a influenciadores digitais e personalidades conhecidas, como Martchela e Samir Duarte. A marca acredita que essas parcerias gerarão animadas discussões nas mídias sociais, tornando o Halloween deste ano ainda mais divertido e envolvente.

“Acreditamos que datas sazonais oferecem oportunidades únicas para estreitar laços com os consumidores. Chandelle tem tudo a ver com o Halloween e o Halloween tem tudo a ver com Chandelle, é a época perfeita para que a marca fortaleça sua conexão com os momentos de prazer num momento de descontração”, comenta Tatiany Ernesto, diretora de marketing da DPA.

Além disso, a marca patrocinou o Baile de Halloween da Sephora, que ocorreu no início deste mês, e também firmou uma parceria com o aplicativo de entrega Rappi, oferecendo descontos de até 20% em seus produtos até o dia 31 de outubro. A marca está confiante de que essas ofertas especiais tornarão o Halloween mais saboroso e divertido para todos.

Chandelle

Fini

A Fini lançou o MarshBoo, mais uma novidade para enriquecer o portfólio na categoria de marshmallow, no formato lúdico de abóbora. Com gosto de baunilha, o produto chega nas versões de 80g, 200g e 250g. Ideal para momentos de entretenimento, diversão e descontração, esse item pode ser inserido em diversas ocasiões, como festas temáticas ou decoração, seja durante um encontro com os amigos ou até mesmo para aproveitar sozinho.

O produto já está disponível nos principais canais do varejo e no e-commerce da marca, com preços a partir de R$ 6,98.

Rerserva Mini + Fini

A Reserva Mini, marca de roupas infantis do Grupo AR&Co, lançou, em parceria com a Fini, uma coleção de roupas com estampas exclusivas para o Halloween. Os produtos já estão à venda nas lojas e no site da marca. A nova coleção, conta com camisetas e hoodies com designs únicos e estampas das famosas balas, que vão deixar a data ainda mais inesquecível para a garotada.

Todas as peças se conectam com a identidade das marcas, que unem o famoso pica-pau da Reserva, às cores e ao universo vibrante e divertido da Fini, por meio de alguns de seus ícones como as balas Beijos de Morango, Dentadura, Bananas e Amoras.

Para entrar ainda mais no clima da data, todas as lojas da Reserva estarão envelopadas com o tema da coleção, e os doces da Fini estarão disponíveis em todas as unidades físicas da Reserva Mini.

Rei do Mate

O Rei do Mate lançou novas artes para a coleção do Supercopão, em todas as lojas da rede. Nesse mês, os copos que carregam as obras do cartunista Charlies M. Schulz, vem com desenhos do Snoopy, beagle de estimação do personagem Charlie Brown, inspirado na celebração do halloween. Três novas ilustrações são estreadas mensalmente, com muito pão de queijo, destaque entre os produtos mais pedidos nas unidades do Rei, em todo território nacional.

No total, a rede já lançou 21 ilustrações diferentes da coleção para o público escolher, colecionar e se surpreender. Febre mundial, o desenho criado há 70 anos, com o personagem mais querido das tirinhas Peanuts traz muito sabor no Supercopão do Snoopy, com 18 unidades dos deliciosos pães de queijo da rede, para comemorar a noite com mais travessuras no ano. Os copos temáticos estão disponíveis nas mais de 300 lojas do Rei, espalhadas por todo Brasil.

Evino

A Evino explora o tema na sua campanha de Outubro, a EvinoWeen: Durante todo o mês, a Evino traz descontos “de arrepiar” em todos os seus canais, e produtos no site e app com até 65% OFF.

Na ‘Maratona do Terror’, a Evino fará uma série de promoções no site, com alusões aos nomes dos filmes clássicos de suspense e terror como: Kit O Exorcismo de Emily Rosé, com os vinhos portugueses, Rio de Moinhos, Casa Portuguesa e Pomar. Tem também o Invocação do Malbec, com os argentinos da região de Mendonza Finca Silverado, Baudron Malbec e Viña de Los Andes.

No mesmo mote, o Corra! Para o Velho Mundo, traz clássicos como o português Portada Reserva, o italiano Famiglia Castellani Chianti e o espanhol Castillo de Aza Roble Ribera del Duero, com uma bolsa térmica Evino. Para aqueles que gostam de drinks, tem o Drink para o Inferno, com três Negronis da APTK Spirits.

Para Ana Leal, Gerente de Marketing do Víssimo Group: “Datas com temáticas divertidas nos permitem ser criativos e comunicar com o público de forma leve e descontraída. A gente sabe que a cultura brasileira não consome tanto o Halloween como nos mercados da América do Norte, mas que de fato, o assunto fica muito ligado a cultura pop, que é uma comunidade que vemos ser muito presente dentro dos consumidores da Evino.”

Dentro do EvinoWeen, há ainda sub-campanhas, mais focadas no ambiente digital, como o especial ‘Sexta-feira 13’, com uma lista de vinhos selecionados, nos quais poderão ser aplicados um cupom de +13% de desconto; a ‘Hora do Pesadelo’, uma mecânica de oferta surpresa que acontece durante algumas noites, e o ‘Caldeirão de Ofertas’ que é uma seleção com ofertas diárias – todas, ocorrem por tempo limitado.

Shopping Light

Localizado no centro de São Paulo – próximo ao Theatro Municipal e a estação de metrô Anhangabaú, o Shopping Light prepara uma programação cheia de diversão para comemorar o Halloween. A ação acontece no último final de semana de outubro, 28 e 29, com direito a Caminhada Assombrada e Caça aos Doces.

No sábado, 28, a partir das 18h, o empreendimento realizará uma caminhada pelas ruas mais tradicionais e pelos prédios tombados da capital paulista que trazem histórias emblemáticas que ocorreram nos locais, em parceria com “O que te assombra” e “Reconheça”, um grupo especial que guiará o tour de forma temática.

Os guias contarão histórias de terror, enquanto os clientes passam pelos prédios icônicos do centro. O trajeto terá início no Piso Térreo do Shopping Light, passando pelo Theatro Municipal, Prédio dos Correios, Edifício Martinelli, Largo São Francisco, Edifício Joelma, Câmara dos Vereadores, até ser finalizado no Rooftop do shopping.  Para participar, basta o cliente se inscrever via aplicativo do Shopping Light.

Já no dia 29, das 11h até às 16h, as crianças de 02 a 13 anos, poderão desfrutar de uma caça divertida aos doces em parceria com a Pop School e a Max Fama. Com a presença de um responsável, os pequenos receberão um mapa, que poderá ser retirado no Concierge – piso térreo que disponibiliza o trajeto pelas lojas para realização da caça aos doces. Ao final do trajeto, todas as crianças receberão um brinde especial.

Splash

A Splash Bebidas Urbanas, rede de cafeterias especializada em bebidas refrescantes, entra no clima com a campanha “Fraplash de Arrepiar”. O Fraplash é um frappé preparado com uma base de baunilha, gelo e leite, e é customizado com sabores à escolha do cliente. Em comemoração ao Halloween, o Fraplash temático estará disponível por apenas R$ 27,90 no copo de 500ml, até o dia 1º de novembro.

O sabor disponível é de iogurte grego, complementado com uma calda de morango, e para dar um toque final de susto, um olho de marshmallow assustador. A ideia por trás deste produto é permitir que os clientes se divirtam finalizando sua própria bebida e explorem a criatividade com os sabores e a decoração temática.

“O Halloween é uma data incrível para expressar nossa criatividade e oferecer experiências únicas aos nossos clientes. O ‘Fraplash de Arrepiar’ é uma forma deliciosa de mergulhar no espírito da festa, adicionando um toque de diversão e susto às nossas bebidas”, afirma Brunna Farizel, sócia-fundadora e VP da Splash Bebidas Urbanas.

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HBO Max

Em outubro, as produções de Scooby-Doo e sua turma dominaram o Cartoon Network e a HBO Max, garantindo a diversão assustadora com a turma de detetives mais amados da televisão. Apesar do Halloween estar com dias contados, ainda restam algumas travessuras, gostosuras e sustos do Scoobtubro, para aterrorizar toda a família.

Além da gangue da Máquina de Mistério, outras franquias de animação queridas do público também embarcaram nessa brincadeira horripilante. E para encerrar com chave de ouro outra edição do Scoobtubro, o Cartoon Network preparou uma programação especial com episódios e filmes especiais para a data de toda essa turma!

Sábado, dia 28, às 11h, a família toda pode se reunir para assistir ao clássico “A Casa Monstro” que conta a aventura de três jovens que descobrem que a assustadora casa do vizinho está, na verdade, viva e cheia de armadilhas e segredos. E para salvarem a si mesmo e a vizinhança eles devem desvendar todos os mistérios por trás da casa.

No domingo, dia 29, entre 14h e 16h e das 23h às 00h, o público poderá se preparar para se espantar com Scooby-Doo e a Maldição do Frankenstein. No filme Velma herda sua fortuna de um ancestral amaldiçoado em um castelo isolado. Agora, confrontando os segredos do passado de Velma, a turma do mistério deve desvendar o mistério mais assustador e enfrentar seus próprios medos se quiserem salvar o dia mais uma vez.

O resto da programação fica por conta dos episódios horripilantes de séries icônicas e amadas, como O Mundo de Greg, Drama Total Kids e Os Jovens Titãs em Ação.  Além da exibição no Cartoon Network, toda a família pode conferir o conteúdo horripilante por meio da plataforma HBO Max.

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