Globo apresenta nova campanha ESG reforçando papel transformador na sociedade Bruno Mello 10 de junho de 2024

Globo apresenta nova campanha ESG reforçando papel transformador na sociedade

         

Trilogia usa o mote “Quem trabalha na Globo também trabalha para o globo” e mostra como conteúdos estimulam o debate de causas enquanto divertem, informam e emocionam

Globo apresenta nova campanha ESG reforçando papel transformador na sociedade
Publicidade

Desde que lançou sua Agenda ESG em 2022, a Globo vem realizando uma série de transformações no modo com que lida com a sustentabilidade. A empresa estipulou seis compromissos e algumas metas para atingi-los. Agora em junho, a companhia lançou a nova campanha ESG que explica o novo momento em que a empresa entra para atingir os resultados. Com o mote “Quem trabalha na Globo também trabalha para o globo”, a empresa mostra como os conteúdos da empresa estimulam o debate de causas importantes para a sociedade enquanto divertem, informam e emocionam os brasileiros.

Os apresentadores Rita Batista, Luciano Huck e Aline Midlej são os protagonistas dos filmes. O primeiro, que fala sobre meio ambiente, é conduzido por Rita Batista, mostrando imagens de programas que iluminaram temas ambientais. O filme é assinado com o slogan da agenda ESG da Globo, ‘Fazer Diferença Todo Dia’, mostrando que a contribuição da empresa para o futuro do país é diária.

Ricardo Moyano, diretor de criação de Marca e Comunicação da Globo, explica que os três filmes são apenas uma parte da campanha ESG da Globo: “Montamos um grande painel de LED e usamos tecnologia unreal, de produção virtual, para fazer com que tudo acontecesse em tempo real no set. Imagens de nossos conteúdos foram projetados na esfera de LED, que se transforma na marca Globo e depois no planeta Terra, fazendo um paralelo entre nosso símbolo e o globo terrestre, que é a base do conceito desta campanha. Esses filmes dão início a uma comunicação que vai se manter viva ao longo de todo o ano. Assim como a Globo busca fazer diferença todo dia, a campanha também trará pequenos filmetes que mostram, na prática, como a empresa reflete no conteúdo de suas plataformas os seis compromissos assumidos publicamente na Agenda ESG”.

Utilizando a tecnologia de produção virtual, que integra, em tempo real, efeitos visuais e de pós-produção no set de filmagens, foi construída uma imensa tela esférica de LED, de 7 metros de altura por 14 metros de largura, para projetar imagens de produções do jornalismo, do esporte e do entretenimento da Globo.

Outros dois filmes completam a campanha. Aline Midlej vai comandar a peça que fala sobre a atuação da Globo para o aumento da diversidade dos seus times, na frente e por trás das câmeras. E Luciano Huck estrelará o filme que explica o impacto social de todo o conteúdo produzido pelas plataformas da empresa.

Publicidade

Manuel Belmar, diretor de finanças, jurídico, infraestrutura e de produtos digitais e canais pagos da Globo, contou que a nova campanha reforça que a agenda ESG da Globo não é apenas sobre a atuação da marca, mas sobre como tudo que ela faz, na frente e por trás das telas, pode contribuir para uma sociedade mais justa. A premissa é sobre o conteúdo forte que gera conversa, mobilização e conscientização, ao mesmo tempo em que as operações são pautadas pela sustentabilidade, ética e transparência.

Parceria com a Endered

Parceria com a Edenred

A Edenred, representada no Brasil pelas marcas Edenred Ticket Log e Edenred Repom, promoveu duas ações de reflorestamento em parceria com o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, no Parque Estadual do Jurupará. A primeira foi realizada em fevereiro de 2023 e a segunda em março de 2024. Juntas, as ações somam 10 mil árvores em 60 mil metros quadrados de reserva, que equivalem a seis campos de futebol.

Como na primeira edição, a ação de plantio, em março, no Legado das Águas, contou com a presença de pessoas colaboradoras da Edenred e empresas que são referência em seus segmentos, uma delas foi a Globo. Como parte da ação, a programação do evento contou com um ecotour pela reserva, por meio de barco para reforçar a imersão e aproximação dos convidados com a natureza única presente na reserva.

O plantio é parte do Edenred Move For Good, programa global de sustentabilidade do Grupo lançado em 2022 e que tem como objetivo apoiar empresas na descarbonização de suas frotas de veículos, com base em redução de emissões.

O preparo de cada planta também foi realizado nos escritórios da Edenred e nos Estúdios Globo, em parceria, a partir de eventos de sensibilização realizados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Os dois grupos, que são referências em seus setores de atuação, engajaram colaboradores na causa, que puderam registrar seus nomes em suas mudas e poderão acompanhar informações sobre elas a cada três meses, recebendo informações sobre o desenvolvimento das árvores.

“A Edenred Mobilidade é nossa parceira desde 2018 e temos orgulho de a Globo ter sido a primeira companhia de mídia do Brasil a aderir ao programa Move For Good em prol de uma frota mais sustentável, ação em linha com a nossa Agenda ESG. E, como acreditamos que o compromisso com o meio ambiente começa dentro de casa, ficamos felizes com a oportunidade de nossos colaboradores preparem mudas para plantio dentro dos Estúdios Globo e acompanharem seu desenvolvimento”, afirma o diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo, Maurício Gonzalez.

Leia também: Além dos números: saiba o valor oculto do Marketing sustentável na era ESG

Data Makers - Clube Mundo do Marketing


Publicidade