Experiência do Consumidor em Restaurantes Étnicos Bruno Mello 23 de outubro de 2023

Experiência do Consumidor em Restaurantes Étnicos

         

Leonardo Aureliano fala sobre como gestores devem ver uma oportunidade para estreitar os laços emocionais e culturais com a sua clientela

Experiência do Consumidor em Restaurantes Étnicos
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Um dos pilares mais importantes da filosofia de marketing consiste na satisfação do consumidor. Por meio da satisfação do consumidor, as empresas obtêm recursos financeiros necessários à sua operação e manutenção de sua existência. Entretanto, empresas que operam no setor de serviços, e mais especificamente aquelas que ofertam alimentos precisam aumentar a sua precisão na gestão da origem e qualidade dos alimentos que servem, dos serviços de interação com o consumidor, e da experiência com o ambiente onde o alimento é servido.

Para se ter uma ideia da importância do setor de alimentos e bebidas no Brasil, de acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), em 2022, portanto, dois anos após a pandemia do Covid-19, o setor de bares e restaurantes criou 181 mil empregos alcançando 5,34 milhões de trabalhadores no setor. Esses dados mostram a importância, econômica, financeira, e social do setor para o país.

Além dos restaurantes tradicionais que optam por uma oferta ampla de alimentos e bebidas, também temos os restaurantes étnicos que atraem muito a atenção de consumidores que desejam experimentar cozinhas estrangeiras, bem como a experiência cultural do local onde o alimento é servido, isto é, o restaurante.

Provavelmente, você já tenha visitado um restaurante de outra cultura que não seja a brasileira. Por exemplo, restaurantes japoneses, italiano, ou indiano, mesmo estando aqui no Brasil. As motivações para a visitar restaurante étnicos são muitas, tais como, experimentar novos sabores, conhecer um pouco mais da cultura por meio dos alimentos, sentir-se parte da cultura do restaurante, ou mesmo, a manutenção da tradição da família.

Para manter-se competitivos, e atraentes aos “olhos” e “boca” dos consumidores, gestores de restaurantes étnicos devem enfatizar aspectos centrais da cultura da cozinha que servem, mas sempre estar atento aos pedidos dos consumidores. É comum consumidores pedirem adaptações de pratos étnicos dependendo da cultura onde o restaurante opera. Nesses casos, tanto Chefs de cozinha, bem como gestores de restaurante devem ver uma oportunidade para estreitar os laços emocionais e culturais com a sua clientela.

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Na perspectiva do marketing de serviços, e mais especificamente sobre evidências físicas no local, gerentes de restaurantes étnicos devem atentar-se à vestimenta dos funcionários, pois devem rigorosamente retratar a cultura da cozinha servida, o uso de artefatos expostos dentro do restaurante, tais como pinturas, troféus, símbolos, e artes devem estar visíveis aos consumidores. Em alguns casos, rituais de consumo de alimentos pertencentes a cultura étnica e a utilização de música (étnica) ambiente podem reforçar a experiência cultura do consumidor ao visitar o restaurante.

Em pesquisa inédita liderada pelo Prof. Dr. Leonardo Aureliano da Silva, do curso de Administração da ESPM, publicada no Journal of Food Products Marketing, identificou-se que o país de origem do Chef de Cozinha tem influência na avaliação do consumidor tratando-se de restaurantes étnicos, mas que esse fator é reduzido quando o restaurante recebe boas avaliações. Vale ressaltar que grande parte dos Chefes de cozinha são de culturas diferentes do país de origem dos alimentos que preparam. Para reduzir o efeito país de origem do Chef em relação a cozinha que ele prepara, além do boca-a-boca tradicional, avaliações e comentários online tem se tornado cada vez mais “pistas” de extrema importância consideradas pelos consumidores na hora de decidir visitar um restaurante étnico. Vale investir em storytelling sobre a cultura étnica dos alimentos servidos, makes apresentando a parte interna do restaurante com foco nos elementos culturais, e por que não a possibilidade de degustação de algum item do cardápio como atrativo para ir até o restaurante?

Bon appétit!

*Leonardo Aureliano atua como professor da ESPM, lecionando disciplinas do campo do Marketing e na ILMA University, Paquistão, onde realiza pesquisas científicas e supervisiona alunos de doutorado/mestrado/ graduação no desenvolvimento de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso. É Pós-Doutor em Estratégia, Empreendedorismo, e Inovação – Universidade Federal de Goiás – UFG. Pós-Doutor em Marketing – ESPM. Doutor em Administração (Marketing) pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e Mestrado em Administração (Marketing) pela mesma instituição (2012). Graduação em Administração pela Universidade São Francisco (2002).


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