Experiência, conteúdo e relacionamento: as estratégias de Marketing da Olympikus Bruno Mello 31 de maio de 2023

Experiência, conteúdo e relacionamento: as estratégias de Marketing da Olympikus

         

Fabricante de materiais esportivos criou Casa do Corre para se aproximar dos consumidores e patrocina principais eventos de corrida de rua do país

Experiência, conteúdo e relacionamento: as estratégias de Marketing da Olympikus
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Mesmo com as dificuldades e baixas inevitáveis observadas durante o período crítico da pandemia de Covid-19, a venda de artigos esportivos se destacou. O crescimento do setor reflete uma gradativa, mas profunda, mudança de comportamento do consumidor brasileiro.

Duas tendências dão fôlego às empresas do setor: a busca por peças confortáveis – que sejam capazes de atender ao home office, às tarefas domésticas e às eventuais reuniões – e o interesse em realizar práticas esportivas.

Cerca de 39% dos brasileiros começaram a praticar algum esporte no período de pandemia. Mesmo assim, de acordo com uma pesquisa da Sport Track realizada em 29 países, o Brasil lidera o ranking de países mais sedentários do mundo. Os brasileiros dedicam em média três horas semanais à prática de exercícios físicos, bem abaixo da média mundial de seis horas.

Para quem quer se diferenciar, criar ativações e oferecer serviços além do produto acabam sendo estratégias importantes. Afinal, a experiência e proximidade com o consumidor são fatores determinantes na hora da escolha. Pensando nisso, a Olympikus criou a Casa do Corre em março – local que funcionou até meados de abril, levando produtos, conteúdo, serviço e relacionamento.

Voltada aos fãs de corrida de rua, o local reforçou as estratégias da marca nessa categoria – que também conta com o patrocínio a eventos de corrida pelo Brasil. “A Casa do Corre foi mais uma experiência que criamos da marca para nos conectarmos com a comunidade de corrida, que é o coração da nossa estratégia. O espaço foi pensado para ser um ponto de encontro das pessoas apaixonadas pelo esporte, com uma programação intensa de treinos, talks e serviços. Além disso, a Casa está aberta para todos poderem conhecer nossas tecnologias e testar os lançamentos da família Corre, e de alguma forma participar da evolução de cada um deles”, comenta Márcio Callage, diretor de Marketing da Olympikus.

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Confira a entrevista com o executivo:

Mundo do Marketing – A corrida de rua faz parte da estratégia da marca há alguns anos. Como é essa categoria para a marca e como enxergam esse mercado?

Márcio Callage: A comunidade da corrida se tornou o coração da marca quando o assunto é prática esportiva. A corrida permite que o brasileiro se exercite regularmente em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, e nosso papel é democratizar o acesso a tecnologia para alta performance da modalidade. Durante o processo de elaboração dos calçados, contamos com a ajuda de atletas e especialistas no assunto, além de um time incansável em nosso laboratório de desenvolvimento, para sermos cada vez mais assertivos nas mudanças e trazer o melhor tênis para corrida e com o melhor custo-benefício do mercado.

E a Olympikus vem alcançando um espaço muito especial no segmento da corrida no Brasil. Já estamos entre as marcas mais admiradas e os produtos caíram tanto no gosto, que vivemos tendo ruptura de grade, pois vende tudo.

Mundo do Marketing – Qual foi o critério de decisão do Parque Villa-Lobos na ativação Casa do Corre? Ela deverá ir para outras cidades?

Márcio Callage: São Paulo é uma das cidades com o maior número de corredores de rua no mundo e tem um papel muito estratégico para nós. Fomos mais uma vez esse ano, patrocinadores e a marca esportiva oficial da Maratona Internacional de São Paulo e a Casa do Corre também teve o papel de celebração e relacionamento com essa comunidade, tornando a prova da Maratona mais extensa por meio da nossa programação no espaço. O Parque Villa-Lobos é um dos destinos de corrida dessas pessoas e conseguimos nos aproximar deles, que tem como paixão a corrida, assim como nós e entregar um conteúdo de qualidade sobre a modalidade, além de apresentar nossos produtos e oferecer para teste de forma gratuita. Por enquanto, a Casa do Corre aconteceu apenas em São Paulo, mas estudamos a possibilidade de levar o projeto para outras praças igualmente importantes no futuro.

Mundo do Marketing – Qual é o objetivo da marca com esse projeto?

Márcio Callage: Estarmos cada vez mais próximos da comunidade da corrida e ouvir o que essas pessoas têm a nos dizer sobre nossos produtos. Proporcionar um espaço de autocuidado, aprendizados, trocas e contato direto com os lançamentos para corrida de 2023 e trazer exclusividade para o momento.

Mundo do Marketing – Os elementos sustentáveis e a preocupação com o meio ambiente na concepção do projeto tem a ver com a proposta de ESG da Olympikus? Como está hoje essa questão?

Márcio Callage: Ter o Atelier Marko Brajovic assinando a arquitetura do espaço é uma honra para nós. O Marko sempre se preocupou com a natureza e a sustentabilidade em seus projetos e trouxe para a Casa do Corre o tom que precisávamos. Os materiais utilizados na construção do espaço, podem ser reutilizados após o término do evento com elementos construtivos pré-fabricados, materiais craft, formas bold em color-block, que mostram a responsabilidade social no propósito da arquitetura.

Hoje a Vulcabras, gestora da marca e a maior produtora de calçados esportivos do Brasil, trabalha em diversas frentes para garantir o melhor para o futuro dos seus funcionários e família. Temos parceria com instituições de ensino para capacitar ainda mais nossos colaboradores e ter um espaço para seus filhos dentro das nossas fábricas, que funciona como uma creche. Nossos tênis são 100% fabricados com energia limpa, através da nossa parceria com a Casa dos Ventos, uma das principais companhias de energia eólica do país.

Outro grande projeto da companhia é a conclusão do Sistema de Tratamento e Reúso de Efluentes na planta fabril de Horizonte/CE, onde temos uma estação de tratamento focada na reutilização 100% do esgoto gerado pela empresa nesta unidade do Ceará (fábrica e escritório), o que proporciona uma economia de 50 milhões de litros de água por ano. O esgoto é tratado e reaproveitado na própria unidade produtiva em sanitários, irrigação e serviços de limpeza em geral.

Estamos sempre atentos a novas oportunidades e inovação não só para nossos produtos, mas também para o legado que deixamos para nossos colaboradores e nas regiões onde a companhia possui operação.

Mundo do Marketing – Quais os lançamentos da Olympikus para esse ano?

Márcio Callage: Para corrida, nossa linha de calçados voltados para alta performance, a Família Corre, ganha mais um integrante, o Corre Trilha, indicado para prática da modalidade no off road. O modelo traz as borrachas Vibram para o solado, proporcionando mais aderência nas passadas, além de toda a tecnologia que a marca já possui em seus calçados.

Já estão disponíveis no mercado o Corre 3, nosso primeiro tênis para corrida que chega em sua 3ª edição e que foi co-criado por corredores e especialistas no assunto, além de ser testado pelo laboratório de biomecânica da USP, sendo nosso modelo indicado para quem busca amortecimento e custo-benefício. E também o Corre Vento 2, para treinos e provas de velocidade, pesando apenas 168g. Em maio, teremos o lançamento do Corre Grafeno 2, o primeiro tênis com placa de grafeno no mundo e indicado para quem busca mais propulsão durante a prática esportiva.

Nossa linha de vestuário também está disponível com peças que trazem funcionalidade e tecnologia para os nossos clientes.

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