Empresas nacionais avançam na direção correta rumo ao Net Zero Bruno Mello 10 de julho de 2023

Empresas nacionais avançam na direção correta rumo ao Net Zero

         

Estudo divulgado pela Kearney aponta que mais da metade das empresas do país estão envolvidas - em níveis iniciais ou avançados - com a redução da emissão de carbono

Empresas nacionais avançam na direção correta rumo ao Net Zero
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As companhias brasileiras estão no caminho certo rumo ao Net Zero, o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Nesse sentido, mais da metade das empresas nacionais estão envolvidas com a temática, sendo que 89% delas elaboram o próprio relatório de sustentabilidade e 60% adotam metas de redução da emissão de carbono, conforme indica um estudo divulgado pela Kearney.

Para identificar o grau de envolvimento das empresas com as metas sustentáveis, a Kearney também organizou um quadrante de maturidade que dividiu as empresas em Líderes, Executoras, Aliadas e Iniciantes.

O resultado aponta 18% delas como líderes – aquelas com iniciativas em estágios mais avançados em todas as dimensões. As executoras são 11% e representam organizações de indústrias pesadas, que precisam avançar em sua ambição com metas mais agressivas de Net Zero. No quadrante das aliadas (18%) aparecem companhias focadas em transparência e comunicação, mas que precisam evoluir suas operações para reduzirem os riscos de acusações de greenwashing.

Finalmente, o quadrante das iniciantes reúne 53% das empresas, que ainda dão os primeiros passos em suas jornadas rumo às emissões líquidas zero. Sobre os diferentes estágios alcançados pelas empresas nacionais, a consultora da Kearney, Thayza Tabisz, ressalta que os avanços exigem estratégias estruturadas e, à medida que as empresas progridem, as iniciativas aumentam em grau de complexidade, configurando um processo que exige tempo.

Motivações e estratégias

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Investimentos verdes, força da marca e o interesse na internacionalização foram citados como os principais drivers que levam as empresas a se descarbonizarem e compensarem emissões de carbono. Quando o assunto é o fortalecimento da marca, 100% das empresas líderes e executoras estão entre as TOP 100 Marcas Brand Finance 2023. O índice cai para 57% e 25% das aliadas e iniciantes, respectivamente.

Para o alcance destes objetivos, iniciativas como a revisão de processos para reduzir emissões diretas, a adoção de ações para elevar a eficiência energética, o redesenho de produtos e serviços visando alternativas mais sustentáveis e a gestão de fornecedores e matéria-prima com base em métricas ESG estão entre as estratégias mais eficientes.

Thayza conclui pontuando que o Brasil tem um potencial enorme no mercado de carbono florestal, detendo 40% das florestas tropicais do mundo, e pode aumentar em cerca de 4x a sua fatia nesse mercado, chegando a 49% do mercado voluntário global.

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