As agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) retomam a utilização da antiga marca que o país utilizou como Nation Brand entre 2005 e 2019, a “Marca Brasil”. 

De 2019 a 2022 foi utilizado o slogan “Brazil, Visit and Love Us” (Brasil, visite e nos ame, em tradução literal). A medida faz parte da nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental. A Marca Brasil foi desenvolvida com curvas e cores que valorizam a diversidade cultural e natural do país. 

O que é a Marca Brasil? 

Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de Marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela. A Marca Brasil foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil. 

Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.

O manual do símbolo do turismo brasileiro explica que “nada representa tão bem o Brasil quanto a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido”.

A Marca Brasil retorna como uma Nation Brand que representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo. Voltará a ser utilizada em produtos industrializados brasileiros para exportação, em parceria com a APEX Brasil. No turismo, a marca voltará a ser usada em publicações de turismo e por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.

Ativação da Marca Brasil pelo país

O lançamento da Marca Brasil também contou com a projeção da marca nos seguintes monumentos espalhados pelo Brasil: 

– Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ);
– Fonte Luminosa da Torre de TV de Brasília (DF);
– Museu do Estado do Pará, Belém (PA);
– Ponte Estaiada, em Teresina (PI);
– Ópera Arame, em Curitiba (PR);
– Casa do Emigrante, em Cuarapuava (PR);
– Palácio do Governo, em Rio Branco (AC);
– Castelo da Torre de Garcia D’Avilla, na Praia do Forte, Mata de São João (BA);
– Arcos do Natal Luz, em Gramado (RS);
– Praça Central da Cidade, em Bonito (MS);
– Igreja Santa Rita, em Paraty (RJ);
– Palácio República dos Palmares, em Maceió (AL);
– Morada dos Baís, Campo Grande (MS).

Leia também: Rumo à retomada definitiva: tendências para o mercado de turismo em 2023