Do varejo à influência: Sarah Andrade conta desafios na transição de carreira no Marketing Bruno Mello 1 de março de 2024

Do varejo à influência: Sarah Andrade conta desafios na transição de carreira no Marketing

         

Empresária conta como foi sair de grandes empresas até virar consultora

Do varejo à influência: Sarah Andrade conta desafios na transição de carreira no Marketing
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Por trás de uma das mentes mais estratégicas que já passou pelo Big Brother Brasil, está uma profissional de Marketing. Sarah Andrade já tinha passado por grandes empresas quando entrou na edição de 2021. Leu o jogo e os participantes muito bem, foi tida como visionária enquanto fez parte da tríade com a campeã Juliette e o carismático Gil do Vigor. Saiu no oitavo paredão, após uma falha de visão no jogo contra a queridinha do público. No mundo real, ela se deparou com uma nova jornada e um currículo totalmente novo para ela escrever.

Para quem tinha começado no Marketing cedo e investiu o que tinha na própria profissão, se ver como produto e não como estrategista trouxe alguns desafios, mas um novo olhar enquanto profissional da área. Se antes ela ajudava as empresas a conquistarem seus resultados mais altos, ela passou a fazer isso por ela mesma e, agora, começa a dar passos em uma nova empreitada para levar essas estratégias a pequenas e médias empresas – principalmente o empreendedorismo feminino.

De tantas viagens, contratos e ações publicitárias, foi o olhar 360 na carreira a maior bagagem que ela carrega. Se do reality show ela saiu com “uma barraca e um colchão”, como brincou seu colega de programa, hoje ela vê colhendo muito mais em termos profissionais.

“Tive a sorte de estar em uma edição em que todos seguem fazendo bons trabalhos e tendo visibilidade. Tive meu momento de aproveitar as publicidades que vinham, mas eu sentia falta do dia a dia no Marketing. Eu investi em ser a melhor profissional da área, o programa era pra ser um degrau de visibilidade. Agora estou voltando às minhas raízes e aproveitando tudo que aprendi de 2021 pra cá”, contou Sarah Andrade, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O tino para o negócio

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Poucos jovens têm tanta certeza do que vão ser profissionalmente. Sarah conta que desde nova sabia que queria trabalhar com Marketing. Ainda na faculdade de Publicidade, foi pedir dicas a um professor sobre como se destacar na área e ouviu sobre estudar fora. Seguiu o conselho e foi morar nos Estados Unidos por cinco anos onde fez um MBA com foco em Marketing. De volta ao Brasil, viu as portas se abrirem mais facilmente.

Durante sua trajetória, trabalhou com marcas renomadas como Heineken, Brahma e Mermaid Hair Extensions. Se destacou no meio, criando estratégias e movimentando o setor, chegando a ocupar cargos de liderança, como o de executiva de Marketing de uma multinacional, onde permaneceu por dois anos. A empresária conta que, durante o período em que esteve à frente do cargo, além de aumentar as vozes das mulheres para 70%, sua equipe foi campeã nacional de quatro, das cinco campanhas que participaram.

De dentro do programa via as ativações de marca com outro olhar – o que para ela foi de grande valia, pois entendia a estratégia da marca diante do patrocínio. “Eu já acompanhava o BBB, já sabia onde havia ação patrocinada. Quando começaram a patrocinar qualquer coisa que fazíamos lá dentro, eu entendi que o programa estava tendo bastante audiência. Ninguém se alia aquilo que não está dando retorno”, contou.

Posicionar produto para câmera, entender como valorizar um item para aparecer no VT e usar os itens dos patrocinadores como eles esperam que sejam mostrados foram só algumas das estratégias de Sarah. “Tudo acontece muito rápido ali, um erro que você comete fica 10 vezes maior e nem sempre você terá o tempo para resolver. Assim também é no Marketing, em que tudo acontece muito rápido. E assim, como é, tive a chance de aqui fora viver uma nova história, mas dessa vez como influenciadora”, explica.

Novos passos

Após dois anos colhendo os frutos que estar no BBB21 rendeu, Sarah começou a sentir falta de estar no bastidor. Explorando a faceta de comunicadora, ela desenvolveu em 2023 o projeto audiovisual “Mulheres no topo”. Como empresária entrevistou mulheres inspiradoras e potentes, como a jornalista e apresentadora Alexandra Loras, a empreendedora e colunista da Forbes Isabela Matte, e a atriz e empresária Thaila Ayala, para falar sobre empreendedorismo e a presença feminina nesse cenário.

Foi o empurrão que faltava para transicionar sua carreira de volta à sua origem. “Sou eternamente grata por tudo que vivi esses anos, mas eu sentia falta de estar na parte estratégica, de pensar marca e produto. O Marketing mudou muito desde que fui para o reality e eu pude viver isso de duas maneiras: como produto e produtor. Antes ser um CMO era o auge. Hoje vemos vários deles fazendo o movimento de sair das empresas e darem consultorias. Eu comecei a fazer após a onda da influência”, explicou Sarah.

De início, o receio do mercado por uma “ex-BBB” bateu à porta. No entanto, com o currículo que possui e, principalmente, os resultados colhidos, ela se nutriu daquilo que já pregava: empoderamento. Das mentorias e consultorias, Sarah destaca que ver empreendedores e PMEs alcançando seus sonhos por meio do trabalho dela, é a sua maior realização.

“Eu vim de grandes empresas onde tinha um histórico de sucesso e que poderia me levar a cargos cada vez mais altos. Dei uma pausa e vivi o Marketing de Influência em todas as suas vertentes. Agora é hora de retribuir, ao mesmo tempo em que volto às minhas origens. Ao que amo fazer”, finaliza.

Leia também: Marketing 360º: o segredo por trás das mídias de Juliette do BBB

Spark - Clube Mundo do Marketing


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