Consumidores esperam que as marcas liderem ações ambientais Bruno Mello 3 de maio de 2024

Consumidores esperam que as marcas liderem ações ambientais

         

Preocupação com os prejuízos causados pelo aquecimento global impactam 70% dos consumidores no Brasil, que esperam ações tangíveis por parte das empresas

Consumidores esperam que as marcas liderem ações ambientais
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Cerca de 60% dos consumidores no Brasil se mostram preocupados com o futuro considerando potenciais efeitos catastróficos desencadeados pelas mudanças climáticas. É o que aponta a mais recente edição da VisualGPS, pesquisa realizada pela Getty Images.

Para os respondentes, vários agentes devem liderar ações para reverter o quadro ambiental, e as marcas estão neste grupo: os consumidores esperam ver posicionamentos pertinentes, acompanhados da implementação de iniciativas ambientais reais, capazes de promover um impacto sustentável positivo.

Neste cenário, a Diretora de Conteúdo Criativo da Getty Images, Renata Simões, avalia que as empresas nacionais têm em mãos uma excelente oportunidade para aumentar o impacto de suas estratégias de ESG e apresentar os resultados aos consumidores, ganhando, assim, o respeito e a confiança de milhares de brasileiros.

Uma das maneiras de se fazer isso passa pela criação de comunicações voltadas para a conscientização do público sobre pautas sustentáveis específicas. De acordo com a pesquisa, no ano passado, houve um aumento nas pesquisas por termos como “energia solar”, “painel solar”, “energia verde” ou “energia renovável” – temas que podem ser abordados de forma educativa em ações de Marketing.

Naturalmente, a criação destas comunicações deve obedecer a algumas regras. Simões pontua que as declarações que defendem a conscientização ambiental se tornarão ineficazes se não forem acompanhadas de uma narrativa visual concreta, um storytelling que pode servir como exemplo para marcas e empresas.

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Ajustes necessários

A pesquisa sugere que os atuais esforços apresentados pelas operações nacionais ainda precisam passar por alguns ajustes. Isso porque as representações visuais mais comuns sobre sustentabilidade geralmente apresentam jovens envolvidos em práticas ecológicas, negligenciando os adultos mais velhos.

Além disso, em vez de mostrar as contribuições cotidianas para o cuidado com o meio ambiente, como a reciclagem de garrafas plásticas, as empresas geralmente optam por imagens conceituais abstratas para representar a energia.

De acordo com a especialista da Getty Images, ações tangíveis, como o uso prático de uma garrafa reutilizável ou uma lâmpada LED, são conceitos visuais mais atraentes do que imagens abstratas ou vídeos de uma semente em crescimento, por exemplo.

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