Como o Marketing internacional pode alavancar startups? Bruno Mello 27 de fevereiro de 2024

Como o Marketing internacional pode alavancar startups?

         

Cleverson Edling explica os benefícios e o passo a passo para que startups ganhem o mundo explorando novos mercados

Como o Marketing internacional pode alavancar startups?
Publicidade

O marketing internacional pode ser uma estratégia poderosa para pequenas empresas que buscam expandir seus negócios para outros mercados. No entanto, as startups que almejam sucesso fora do país precisam estar preparadas para a competitividade em cenários que demandam atuações robustas. É preciso superar barreiras e se adaptar a dinâmicas culturais, regulatórias e econômicas diversas.

Antes de tudo, é necessário identificar se o negócio está apto a investir em uma estratégia global. Companhias em estágios iniciais, por exemplo, devem se concentrar em clientes locais, enquanto aquelas mais avançadas podem explorar mercados Brasil afora sem medo. Já empresas com produtos ou serviços com potencial para consumidores internacionais em grande número são ideais para crescer além do próprio país de origem. Dada a exigência de recursos significativos, o gestor deve garantir que está financeiramente capacitado para voos mais altos.

Seguindo os passos para o sucesso

Para a implementação eficaz de ações de marketing internacional, inicialmente, é crucial realizar uma pesquisa abrangente, compreendendo o mercado-alvo, identificando oportunidades e antecipando desafios. Em seguida, deve-se desenvolver um sistema que englobe objetivos, metas, canais e orçamento. A estratégia do “comece pequeno” é recomendada, com início em uma região específica e expansão gradual para outras.

O foco intensivo no público-alvo é fundamental para compreender necessidades e desejos dos clientes fora do país. A adaptação da mensagem e do conteúdo às suas particularidades também são pontos importantes, assim como a consideração cuidadosa da cultura da persona local. Além disso, contar com o suporte de parceiros na região é vital, pois eles auxiliam na compreensão do mercado, no estabelecimento de relacionamentos e na superação de desafios, contribuindo para o êxito do trabalho.

Benefícios à vista

O marketing internacional oferece uma gama de vantagens significativas para os negócios. Ao proporcionar acesso a novos clientes em locais inexplorados, essa tática pode resultar em aumentos substanciais nas vendas e receitas. Além disso, ao utilizar a estratégia em cena, as startups têm a oportunidade de educar efetivamente o mercado sobre seus produtos ou serviços, impulsionando maior aceitação e demanda.

Publicidade

Fato é que essa abordagem contribui para a construção de uma reputação global para muitos negócios, abrindo portas para valiosas oportunidades de parcerias e colaborações com empresas de peso.

*Cleverson Edling é Head de Marketing na Vellore Ventures


Publicidade