Collab entre marcas e artistas: uma estratégia de brand awareness Bruno Mello 16 de maio de 2023

Collab entre marcas e artistas: uma estratégia de brand awareness

         

Deza Abdanur explica como parcerias são reforço importante nas estratégias de Marketing e como mercado de eventos pode tirar vantagens disso

Collab entre marcas e artistas: uma estratégia de brand awareness
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Uma das marcas de alta costura mais icônicas do mundo, a Louis Vuitton, anunciou recentemente uma parceria com a artista plástica japonesa Yayoi Kusama, seguindo o conceito “Criando o Infinito”. A coleção exclusiva lançada pela marca em colaboração com a artista apresentou itens sofisticados e luxuosos, todos eles personalizados com as obras de arte de Yayoi. Além disso, a marca realizou diversas intervenções artísticas em locais famosos de Paris, Nova York e Tóquio, que despertaram a atenção do mundo da moda e da arquitetura com sua grandeza e singularidade.

A originalidade dessas ativações pelas ruas das cidades atraíram todos os olhares. Quando a marca se une à arte, ela ganha ainda mais valor e reforça a sua relevância no mundo do mercado de luxo, como aconteceu com a Louis Vuitton, que reforçou ainda mais a sua reputação como uma das líderes em moda de alta-costura.

A história entre a marca de moda e a artista é longa e repleta de significado. Em 2006, o então diretor criativo da marca, Marc Jacobs, recebeu de presente uma bolsa exclusiva da Louis Vuitton, adornada com as inconfundíveis bolinhas feitas à mão pela artista japonesa. Em 2012, a marca lançou sua primeira coleção em colaboração com Kusama, o que foi um grande sucesso de público e crítica. Agora, em 2023, a nova coleção lançada traz uma combinação fascinante dos tradicionais monogramas da Louis Vuitton com as vibrantes bolinhas coloridas de Yayoi, em uma variedade de itens luxuosos, incluindo bolsas, carteiras, sapatos e acessórios.

Cada vez mais empresas têm investido em parcerias com o universo artístico, buscando criar colaborações únicas e diferenciadas. A Coca-Cola, por exemplo, criou a linha “Creations”, que apresenta novas colaborações com artistas a cada lançamento. Um dos convidados mais recentes foi o DJ e produtor norte-americano Marshmello. Além disso, a cantora espanhola Rosalía lançou sua própria Coca-Cola com sabor “Transformação”, que apresenta embalagens decoradas com elementos e cores que remetem ao universo da Motomami. Os eventos de lançamento dessa parceria ocorreram em todo o mundo e conseguiram unir perfeitamente a identidade da marca e da artista, mostrando o poder da colaboração entre diferentes áreas criativas.

O conceito das colaborações entre artistas e marcas é extremamente enriquecedor para a cenografia de eventos e ações, pois oferece insights e inspirações novos para criar experiências inusitadas, como aconteceu com as ativações materializadas da Yayoi com a Louis Vuitton. Essa ação só poderia acontecer em conjunto com a artista que ofereceu toda a sua referência artística para a instalação.

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Voltando às grifes, a francesa Dior se uniu ao designer e arquiteto francês Philippe Starck para lançar a cadeira “Miss Dior” no Salone del Mobile 2022, a maior feira de móveis do mundo. A parceria ganhou ainda mais destaque com uma instalação exclusiva durante o Fuorisalone, a famosa Semana de Design de Milão. O bairro Brera, ocupado por muitas opções gastronômicas e artísticas na cidade italiana, foi o local escolhido para a instalação. Um show de luzes e sons sincronizados em meio a um edifício antigo apresentava a cadeira Miss Dior como protagonista para os espectadores, uma obra de arte capaz de unir o designer e a marca.

A tendência de unir arte e marcas tem se tornado cada vez mais comum, com diversas parcerias bem-sucedidas nos últimos anos. Há muitos exemplos interessantes que poderiam ser citados para ilustrar essa tendência, e o número de colaborações só tem aumentado. O fato é que essa união de forças entre o mundo artístico e empresarial tem trazido grandes benefícios para ambas as partes, permitindo a criação de produtos e experiências únicas, além de proporcionar uma nova forma de expressão para os artistas e uma nova forma de marketing para as empresas.

Por que a união funciona tanto?

Com a tendência crescendo, podemos notar como a união se tornou uma estratégia de brand awareness, ou seja, criação e fortalecimento da consciência de marca. Se unir com artistas é uma forma de se diferenciar e se destacar no mercado. É um modo de valorizar também a arte e se posicionar como apoiador da cultura. Quando ambos possuem valores em comum, conseguem proporcionar uma experiência estética única que possibilita atrair a atenção dos consumidores e fãs do artista, estabelecendo uma relação completamente nova e mais próxima. A parceria também pode gerar identificação e atrair novos públicos para ambos os lados.

O artista integra conceito e visão artística e consegue ampliar os olhares da empresa para novas ideias criativas, como consequência, agrega valor à marca e fortalece sua identidade.

Públicos e imagem desejada

Um dos grandes propósitos da união entre marcas e artistas está relacionado a gerar identificação e isso só é conquistado quando ocorre um fit na collab. No entanto, para que essa identificação seja genuína e efetiva, é fundamental que a escolha do artista seja cuidadosamente ponderada, levando em conta aspectos que vão além do número de seguidores nas redes sociais. É preciso que haja um fit real entre a marca e o artista, de forma que a parceria faça sentido tanto para o público quanto para a imagem da empresa. Dessa forma, a colaboração pode ir além do mero objetivo de gerar buzz e publicidade, permitindo que ambos os lados se beneficiem mutuamente e alcancem resultados significativos.

Como um exemplo prático disso, podemos citar o clássico Met Gala, grande evento de moda organizado pelo Metropolitan Museum of Art de Nova York. Há alguns anos eles tinham na lista de convidados pessoas com grande número de seguidores no Instagram, que não necessariamente faziam parte do meio artístico, o que distanciou o evento da imagem que desejavam transmitir. Em função disso, Anna Wintour, editora-chefe da Vogue e promotora do Met Gala, está repensando os convidados para a próxima edição.

Neste caso, convidar artistas pode gerar identificação com pessoas ligadas à arte, que podem se relacionar ao evento de uma forma mais profunda que pessoas que apenas acompanham a cerimônia para falar sobre os looks das celebridades. Os valores em comum são os primeiros fatores a serem analisados para uma parceria de sucesso e aclamação. Quando a marca e o artista compartilham uma visão de mundo e objetivos semelhantes, pode ser mais fácil estabelecer uma conexão verdadeira e duradoura com o público, permitindo que a colaboração vá além do mero interesse comercial e se transforme em uma oportunidade de transmitir mensagens e ideais mais profundos.

Pensando nisso, que tipo de parceria artística sua marca está considerando realizar para aumentar o engajamento do público? Quais artistas ou movimentos culturais representam valores e ideais semelhantes aos seus?

*Deza Abdanur, Arquiteta, apaixonada por design, cinema e artes transformou seu senso estético em um grande diferencial para o mercado de cenografia para eventos corporativos e virtuais, segmento em que atua há 15 anos. É sócia-fundadora do Studio Panda e sócia da Guilt.

 


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