Newsletter # 02 da NRF2011 ? Enroll To Control 13 de janeiro de 2011

Newsletter # 02 da NRF2011 ? Enroll To Control

         

Hoje foi o primeiro dia da NRF2011. Tipicamente seria um dia mais ?light? mas, para espanto de muitos participantes, as palestras foram intensas e magníficas.

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<p>Hoje foi o primeiro dia da NRF2011. Tipicamente seria um dia mais &ldquo;light&rdquo; mas, para espanto de muitos participantes, as palestras foram intensas e magn&iacute;ficas. Estou reproduzindo aqui alguns pensamentos e coloca&ccedil;&otilde;es dos palestrantes e dos executivos do nosso grupo. Nem sempre concordo com todas elas, o que torna a discuss&atilde;o rica e interessante.</p> <p><br /> <strong>Enroll to Control</strong><br /> O CEO da empresa de consultoria Crone fez um verdadeiro show mostrando que muitas empresas, nos USA, est&atilde;o utilizando celulares &ldquo;smart-phones&rdquo; para criar um canal de relacionamento com seus consumidores. Hoje os varejistas n&atilde;o conhecem seus consumidores e quando conhecem n&atilde;o sabem falar com eles. A maior parte dos bancos de dados que armazenam informa&ccedil;&otilde;es de clientes sequer tem um campo para anotar o n&uacute;mero do celular, que ser&aacute; um identificador importante nesta nova era. <br /> <br /> Durante v&aacute;rias vezes ele chamou a aten&ccedil;&atilde;o para o fato de &ldquo;enroll to control&rdquo;, ou seja, conseguir os dados dos clientes para poder, ent&atilde;o, controlar o relacionamento. Um dos aspectos fundamentais do controle da rela&ccedil;&atilde;o &eacute; dar a facilidade de pagamento. Para quem tem conta na Apple Store, por exemplo, pode comprar m&uacute;sicas e aplicativos na loja eletr&ocirc;nica fornecendo apenas a senha de acesso. A Apple Store guarda os dados do cart&atilde;o de cr&eacute;dito, assim, o cliente n&atilde;o precisa informar o n&uacute;mero do cart&atilde;o toda vez que quiser fazer uma nova compra.<br /> <br /> Eu n&atilde;o conhe&ccedil;o, no Brasil, sequer um site de com&eacute;rcio eletr&ocirc;nico que guarde os dados de cart&atilde;o de cr&eacute;dito do cliente. Portanto, cada vez que quero fazer uma compra tenho que fornecer todos os dados novamente. At&eacute; que n&atilde;o &eacute; muito ruim quando estou fazendo a compra atrav&eacute;s do acesso &agrave; Internet do meu PC, mas quando estou fazendo a compra atrav&eacute;s do celular, fica uma experi&ecirc;ncia terr&iacute;vel.<br /> <br /> Empresas como Target, Best Buy, Whole Foods, Sephora, GAP, Blockbuster, Walmart e Starbucks desenvolveram aplicativos para o iPhone permitindo que o cliente localize a loja mais pr&oacute;xima, receba informa&ccedil;&otilde;es e promo&ccedil;&otilde;es quando estiver dentro da loja, fa&ccedil;a&nbsp; pagamento dos itens comprados e receba atendimento p&oacute;s-vendas fechando o ciclo e fidelizando o cliente. Vale a pena baixar e brincar com os aplicativos. Eles mudam radicalmente a experi&ecirc;ncia de compra &ldquo;in store&rdquo; e permitem que a loja fa&ccedil;a promo&ccedil;&otilde;es segundo a localiza&ccedil;&atilde;o do cliente. <br /> <br /> Empresas como o Grupo Casino usam a mobilidade para criar o conceito de g&ocirc;ndola eletr&ocirc;nica, leiloando espa&ccedil;o entre os fornecedores. Ser&aacute; um novo e muito rent&aacute;vel &ldquo;neg&oacute;cio&rdquo;.<br /> <br /> Empresas como Red Laser e Shop Savvy criaram aplicativos que usam a c&acirc;mera do iPhone para tirar foto do c&oacute;digo de barras e mostrar, ao consumidor, todos os detalhes do produto com notas e revis&otilde;es de outros consumidores e permitindo, inclusive, compara&ccedil;&atilde;o de funcionalidades, pre&ccedil;os e promo&ccedil;&otilde;es entre produtos ou lojas concorrentes. Estes aplicativos s&atilde;o um grande aliado conferindo poder ao consumidor. <br /> <br /> Esta tecnologia de celular faz com que o varejo passe a focar no cliente (customer centric retail) ao inv&eacute;s do produto (product centric retail). Hoje, o varejo est&aacute; preocupado &eacute; com o check-out, ou seja, quando o cliente sai da loja (e paga). Os varejistas poder&atilde;o utilizar o conceito de customer check-in, ou seja, registram quando cliente entra na loja e poder&atilde;o transmitir promo&ccedil;&otilde;es e informa&ccedil;&otilde;es para o celular do consumidor, melhorando a experi&ecirc;ncia de compra e aumentando as vendas.<br /> <br /> Cerca de 50% dos acessos &agrave; Internet acontecem, hoje, atrav&eacute;s de equipamentos m&oacute;veis. Estima-se que em 2012 cerca de 60% a 80% do varejo nos USA j&aacute; esteja trabalhando com o conceito de multi-canal, onde o celular &eacute; uma das op&ccedil;&otilde;es mais importantes. Os sistemas de CRM e Marketing ter&atilde;o que ser ajustados a este novo e importante canal. Os 4 Ps do Marketing ter&atilde;o que ser revistos. Antigamente o mais importante para o sucesso do varejo &eacute; a localiza&ccedil;&atilde;o de suas lojas. Hoje, com a tecnologia de celular, o mais importante &eacute; ser &ldquo;localiz&aacute;vel&rdquo;.<br /> &nbsp;<br /> <strong>Tecnologia e Marketing &ndash; conflitantes ou aliados?</strong><br /> Tecnologia &eacute; a ci&ecirc;ncia das medidas, governan&ccedil;a, dos indicadores tang&iacute;veis. Marketing &eacute; a ci&ecirc;ncia da imagem e percep&ccedil;&atilde;o, pujan&ccedil;a e arrojo, do intang&iacute;vel. Parecem &aacute;gua e &oacute;leo, e por muito tempo, os departamentos mal se falavam. O pessoal de Marketing adora Mac (Apple) e o pessoal de TI n&atilde;o queria nem ouvir falar nisto.<br /> <br /> Hoje marketing e tecnologia devem andar lado-a-lado, presos por uma rela&ccedil;&atilde;o simbi&oacute;tica e com um objetivo claro de atender melhor o cliente e vender mais e melhor.<br /> <br /> A tecnologia foi respons&aacute;vel pela automa&ccedil;&atilde;o do departamento cont&aacute;bil e financeiro. Agora, ser&aacute; respons&aacute;vel por instrumentalizar os departamentos de marketing e vendas. <br /> <br /> <strong>Redes Sociais</strong><br /> Ganharam uma import&acirc;ncia fundamental na estrat&eacute;gia das empresas e na forma de comunica&ccedil;&atilde;o com os clientes. N&atilde;o d&aacute; para controlar o que acontece nas redes sociais, mas d&aacute; para acompanhar, monitorar e responder, rapidamente, aos consumidores.<br /> <br /> Nos USA, as comunidades s&atilde;o muito fortes. Uma determinada comunidade por boicotar uma marca ou um produto fazendo uma grande diferen&ccedil;a nas vendas. Em outros pa&iacute;ses, como o Brasil, as comunidades n&atilde;o s&atilde;o t&atilde;o bem estruturadas. N&atilde;o &eacute; uma quest&atilde;o de tecnologia, mas sim de cultura.<br /> <br /> <strong>Mudan&ccedil;as &agrave; vista</strong><br /> Um dos palestrantes perguntou para os mais de 150 participantes &ldquo;quem n&atilde;o usa Smart-Phone aqui?&rdquo; e ningu&eacute;m se manifestou, fazendo ele concluir &ldquo;Ou temos uma plateia inovadora, ou tem gente morrendo de vergonha de falar que n&atilde;o usa Smart-Phone, o que seria como admitir que ainda usa um celular com antena daquelas que levantavam&rdquo;. <br /> <br /> No passado os varejistas tiveram que aprender sobre com&eacute;rcio eletr&ocirc;nico. No come&ccedil;o todos tinham d&uacute;vidas se os web-sites seriam ou n&atilde;o um canal relevante. Hoje, este tipo de discuss&atilde;o n&atilde;o tem o menor sentido e as discuss&otilde;es passam para a mobilidade. Daqui a 2 anos esta discuss&atilde;o n&atilde;o far&aacute; o menor sentido. O consumidor est&aacute; mudando e os varejistas dever&atilde;o acompanhar. <br /> <br /> O celular j&aacute; revolucionou o com&eacute;rcio. Prova disto &eacute; ver um marido fazendo compras. Em algum momento ele vai ligar para a esposa para tirar d&uacute;vidas sobre a lista de compras ou sobre um determinado produto. Alguns maridos v&atilde;o tirar foto do produto e mandar para a esposa para ter certeza que est&atilde;o fazendo a compra correta. <br /> <br /> E qual ser&aacute; o papel do vendedor de loja neste processo?&nbsp; Bom, para que mesmo precisamos de um vendedor?&nbsp;&nbsp; O vendedor conhece sobre o produto e pode responder perguntas para o consumidor. O vendedor sabe da disponibilidade dos produtos no estoque. O vendedor sabe fazer um boleto para o consumidor pagar o produto no caixa. Hoje, um consumidor com um celular dentro de uma loja consegue fazer tudo o que o vendedor faz….s&oacute; que bem melhor.&nbsp; E o que ser&aacute; do vendedor? <br /> <br /> O ser humano s&oacute; pensa em criar, mudar e inovar quando est&aacute; diante de um problema. Dificilmente se preocupa em analisar o que est&aacute; dando certo e tentar replicar o sucesso. O que estamos vivendo neste momento &eacute; uma revolu&ccedil;&atilde;o de sucesso, baseada em uma nova tecnologia, um novo paradigma. Um paradigma que envolve mudan&ccedil;a de cultura. Muitos varejistas querem continuar vendendo como h&aacute; 100 anos atr&aacute;s, mas o consumidor mudou.<br /> <br /> Somos altamente resistentes a mudan&ccedil;as. Chegamos a falar que os fornos de micro-ondas alteravam o paladar da comida e davam c&acirc;ncer. Minha m&atilde;e instalou o micro-ondas na lavanderia porque uma vizinha (que n&atilde;o tinha condi&ccedil;&otilde;es de comprar um) disse que o equipamento explodiria e soltaria radia&ccedil;&atilde;o para todos os lados. Lembro de hist&oacute;rias horripilantes sobre os freezers. Lembro de muita gente que falava que os v&iacute;deo-cassetes ainda viveriam por muitos anos. Lembro de muita gente que diz que smart-phone &eacute; coisa de Classe A. Enfim…um monte de lendas que se desfazem com o tempo.<br /> <br /> O Brasil ainda tem um n&uacute;mero grande de celulares &ldquo;pai de santo&rdquo; &ndash; aquele que s&oacute; recebe chamada. Mas, o Brasil consumiu 20.000 iPads em 2 semanas de vendas. &Eacute; um pa&iacute;s de contrastes. Um pa&iacute;s de 2 mundos. Os celulares ser&atilde;o o grande aliado do consumidor &ndash; lhe dando um poder incr&iacute;vel de barganha. O consumidor INFORMADO &eacute; REI !!!<br /> <br /> Vale a pena lembrar que em 2005 o governo publicou a MP do Bem (medida provis&oacute;ria que baixava a carga tribut&aacute;ria dos PCs) que inundou o mercado de computadores baratos e promoveu a inclus&atilde;o social. Quem sabe em 2011 ou 2012 teremos a MP do Bem para Smart-Phones?&nbsp; Com isto far&iacute;amos a inclus&atilde;o das classes C e D no novo mundo digital, dando a oportunidade para que eles ganhem e compartilhem conhecimento.<br /> <br /> (*) Dagoberto Hajjar (dagoberto.hajjar@advanceconsulting.com.br) trabalhou 10 anos no Citibank em diversas fun&ccedil;&otilde;es de tecnologia e de neg&oacute;cios, 2 anos no Banco ABN-AMRO, e, 9 anos na Microsoft exercendo, entre outros, as atividades de Diretor de Internet, Diretor de Marketing, e Diretor de Estrat&eacute;gia. Atualmente &eacute; Diretor da ADVANCE &ndash; empresa de planejamento e a&ccedil;&otilde;es para empresas que querem crescer.<br /> &nbsp;</p>


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