Projeto faz pessoas desaparecidas virarem personagens de videogame Bruno Mello 16 de fevereiro de 2024

Projeto faz pessoas desaparecidas virarem personagens de videogame

Ação busca auxiliar Movimento Mães da Sé e promover rostos procurados durante streaming de influenciadores no jogo Starfield

Projeto faz pessoas desaparecidas virarem personagens de videogame
Publicidade

Início de ano é sempre um momento em que muito se fala sobre renovação da esperança, algo que faz com que ações de Marketing de causa ganhem ainda mais força. Pensando nisso, a DRUID Creative Gaming desenvolveu um projeto inovador para trazer a comunidade para perto da causa de pessoas desaparecidas e aproveitar a popularidade e alcance dos jogos eletrônicos como plataforma de mídia e divulgação.

A ação busca auxiliar a ABCD – Associação Brasileira de Busca e Defesa da Criança Desaparecida, conhecida como Movimento Mães da Sé, que desempenha desde 1996 um papel fundamental ao auxiliar as famílias na procura por entes desaparecidos.

Com o lançamento de “Starfield”, um game de aventura sobre exploração no espaço e cotado como grande sucesso dos últimos meses com a venda de mais de 10 milhões de cópias no mundo, se deu o insight para a criação da oportunidade, já que um dos aspectos que mais chama atenção é o “Criador de Personagem” – ferramenta em que os jogadores podem definir as características de seus avatares.

Esse asset do Starfield é tão avançado, que ficou mais famoso ainda em meio a comunidade após vários jogadores começaram a postar tutoriais e vídeos sobre como conseguiram replicar personagens famosos dentro do game – dentre eles artistas como Keanu Reeves e Willem Dafoe.

Assim, a DRUID criou o projeto que “transforma” as fotos das pessoas desaparecidas cadastradas no ABCD em personagens do jogo Starfield e convidou grandes influenciadores gamers a doarem seu tempo e audiência para a causa do Movimento, se comprometendo a jogarem com esses avatares específicos.

Publicidade

Para alcançar a modelagem perfeita dos rostos do banco de dados da Instituição, a agência contou com uma equipe expert em captações in-game. Grandes nomes do segmento gamer, como Rakin, SMZinho e Menye B apoiaram a ação, e utilizaram de suas redes sociais e canais de streaming para contar sobre o Movimento Mães da Sé e o trabalho executado pela Instituição. O intuito é gerar awareness para a Mães da Sé ao passo que, com mais pessoas seguindo os perfis da Instituição, o banco de dados com as pessoas desaparecidas também ganha mais acessos. Durante todas as lives realizadas, os streamers foram treinados pela DRUID sobre a história da ABCD para poderem conversar em seus chats sobre o assunto com seus seguidores.

O Movimento Mães da Sé é uma entidade sem fins lucrativos e presta gratuitamente serviços de relevância e tem possibilitado a localização de pessoas desaparecidas não só no Estado de São Paulo, como em todo território Nacional. A cada 15 dias, mães se reúnem nas escadarias da catedral da Sé, na Capital de São Paulo, fazendo uma manifestação silenciosa com fotos e cartazes de seus filhos desaparecidos, como forma de alertar o público e as autoridades em relação ao problema do desaparecimento no Brasil. Hoje, conta com mais de 12 mil casos cadastrados e, desde o seu início, colaborou diretamente para o encontro de mais de 5.538 pessoas.

Além de ser uma referência no processo de pesquisa, busca e elucidação do desaparecimento, a ABCD também oferece aos familiares atendimento diferenciado dando orientações quanto aos procedimentos legais e realizando encaminhamentos aos órgãos competentes. Entretanto, grande parte do apoio financeiro e pessoal ao movimento vem diminuindo.

Projeto faz pessoas desaparecidas virarem personagens de videogame

Leia também: Imersão total e ESG: as tendências de live Marketing para 2024


Publicidade