Para as fabricantes de bebidas, a preparação para o Carnaval começou há muito tempo. Nas redes sociais, algumas das marcas queridinhas da folia deram início às campanhas de carnaval assim que 2023 começou. A disputa pela atenção dos foliões teve várias estratégias diferentes. Um estudo feito pela Buzzmonitor analisou os perfis do Instagram da Catuaba, Brahma, Itaipava, Beats, Budweiser e Xequemate, marcas mais associadas ao carnaval nos primeiros 14 dias de janeiro. 

Os dados analisados foram coletados através do módulo de Analytics da Buzzmonitor, entre os dias 15 de janeiro e 14 de fevereiro. Apenas as publicações orgânicas foram contabilizadas neste estudo. 

Brahma

A Brahma apostou em uma comunicação comemorativa pela volta do carnaval às ruas, com direito à contagem regressiva, lançamento de coleção de acessórios, parceria com influenciadores e até jingle. A marca começou a campanha de carnaval já em 2 de janeiro, com uma publicação em parceria com a cantora Claudia Leitte, com o tema “Já é carnaval! Em 2023 a folia volta para as ruas”. Outros conteúdos em reels e carrossel também reforçaram a celebração pelo retorno do carnaval de rua, com jingle da Brahma no Carnaval.

Linkando a campanha de carnaval com a campanha atual da Brahma, “Cremosidade/Brahmosidade”, a cervejaria lançou em parceria com a @colloac uma coleção de acessórios carnavalescos – “Inteiramente cremosa”. Além disso, reels com o quadro “Repórter Cremoso”, com o apresentador e humorista Dinho Júnior nas prévias do carnaval da Bahia.

A contagem regressiva da Brahma para o carnaval marcou 30, 15 e sete dias anteriores à festa. Na semana final de preparação para o carnaval, a Brahma inseriu ainda o mesmo mote de “está de volta”, aplicado ao carnaval, para (re)introduzir a parceria da marca com a supermodelo Gisele Bündchen, usando fotos antigas da modelo no camarote da Brahma.

No período de 30 dias analisados, entre 15 de janeiro e 14 de fevereiro, a Brahma fez nove publicações orgânicas. O engajamento da marca cresceu 0,35% neste período, se comparado ao mês anterior, e a média foi de 0,74.

Itaipava 

Entre 15/01 e 14/02, a Itaipava fez 30 posts orgânicos, sendo a maioria no formato de reels. O primeiro post em alusão ao carnaval foi feito em 02 de fevereiro, com o lançamento de três latinhas comemorativas e colecionáveis de carnaval. Outro lançamento que a cervejaria fez nesse período foi a coleção de óculos de sol com abridor de garrafa integrado à haste, em parceria com Chilli Beans. Para esta ação, a marca também fez principalmente posts em reels.

Além disso, a marca intensificou a campanha de carnaval faltando uma semana para a folia. Nesse segundo momento, contou com o patrocínio em prévias carnavalescas, como o Bloco da Lexa, em São Paulo (SP), e o Olinda Beer, em Olinda (PE). A parceria com influenciadores nestes eventos também foi outra estratégia usada na campanha, como o Tokinho, a Gabô e o Ítalo Sena.

Outros conteúdos envolvendo o carnaval (e que fizeram sucesso com o público) foram reels com fantasias de cerveja Itaipava e abridor de garrafa. Nesse período estudado, a marca conquistou a média de engajamento de 2,37. No entanto, apesar do bom resultado, isso significou uma queda de 14,96%, se comparado ao período anterior. Os picos de engajamento do público ocorreram nos últimos 15 dias.

Budweiser 

Remando contra a maré, a Budweiser quase não apareceu no Instagram com conteúdos relacionados ao carnaval. A cervejaria optou por uma comunicação minimalista, que fez alusão à folia apenas nas legendas.

A marca não trouxe nenhum post com as cores e símbolos do carnaval. Nada de confetes, serpentinas e glitter. O carnaval foi citado apenas nas legendas, de forma breve. Nos 30 dias estudados, a Budweiser fez 7 posts orgânicos, todos do tipo foto. No entanto, a marca conquistou o maior engajamento médio, com 7,21. Apesar do bom resultado, esse número representou uma queda de engajamento de 95,91%, se comparado com os 30 dias anteriores.

Xeque Mate 

Natural de Belo Horizonte, a Xeque Mate é uma bebida mista gaseificada de mate, rum artesanal, guaraná e limão, que nasceu em 2015, se expandiu para outros estados e tem ganhado o gosto do público nos últimos meses. E para o carnaval a marca investiu em uma comunicação moderna e com foco no público jovem do Instagram, com memes e um tom descontraído.

No período estudado, a marca fez 26 posts orgânicos, sendo 22 do tipo foto e apenas 4 vídeos. Eles traziam vários memes e prints do twitter com humor, além de outros conteúdos sempre reforçando o sabor da bebida – “A Xeque Mate é gostosa demais”, “A mais gostosa”, “Gostosa como você”.

Aproveitando também os stories, a Xeque Mate criou o quadro “Xeque Mate na Folia”, em que convida influenciadores de BH para fazer uma cobertura ao vivo das prévias do carnaval da cidade. Nessa preparação de carnaval, a Xeque Mate teve um engajamento médio de 1,97 no Instagram. (Esse engajamento em específico considera apenas o período de 06/02 a 14/02, pois a marca foi cadastrado em nosso sistema depois das demais).

Beats 

A Beats começou o ano já se preparando para o Carnaval. No dia 1º de janeiro a marca fez sua primeira publicação com alusão à folia, “Oi, 2023. Já começou o carnaval?”. Ainda em janeiro, a marca patrocinou os Ensaios da Anitta, shows de esquenta de carnaval, em 7 cidades. Os eventos geraram diversos conteúdos, em vídeos e fotos, dos shows, dos bastidores e do público.

O maior destaque das publicações foi a Caipi Beats, a Beats sabor caipirinha, último lançamento da marca. A bebida se fez presente em quase todos dos posts deste período, com direitinho a música de lançamento. A beats também aproveitou os eventos de patrocínio para criar conteúdos em parceria com influenciadores, como Duh Marinho e Nat Carvalho, ambos presentes nos Ensaios da Anitta. Também teve collab com a marca de cosméticos Quem Disse, Berenice?, com uma coleção especial de carnaval.

Para completar o time da Beats no carnaval, na última semana pré-folia foi anunciada a parceria com o cantor Pedro Sampaio, para eventos durante e após o carnaval.

De 15 de janeiro a 14 de fevereiro, a Beats fez 22 posts orgânicos, a maioria deles no formato de fotos. A marca também criou a hashtag #segueofervo para marcar a sua participação no carnaval 2023. O engajamento nesse período foi de 0,22 (o menor entre as marcas analisadas) e teve um crescimento de 8,43%, se comparado com o período anterior.

Catuaba 

A Catuaba Selvagem, bebida feita à base de Catuaba (uma planta), Guaraná, Marapuama (uma raiz amazonense) e vinho tinto doce também marca presença no carnaval todos os anos. Em 2023, a marca apostou tudo no patrocínio do Bloco Chá da Alice, que aconteceu em São Paulo, no dia 12 de fevereiro.

O primeiro post de carnaval feito pela Catuaba foi em 27 de janeiro, anunciando a participação no bloco, apelidado de Chá Selvagem, em alusão à bebida. Todos os demais conteúdos relacionados ao carnaval tiveram relação com o bloco, que teve como atrações a banda Babado Novo e os cantores Juliette e Vitão. A marca publicou muitas fotos do evento, dos cantores e do público.

Além disso, alguns posts sobre a bebida e a presença dela nos “rolês”. Apesar de ser uma empresa com mais de 30 anos no mercado, a Catuaba se posiciona como uma empresa jovem e focada no público jovem. E isso é refletido na comunicação moderna, que conta com gírias e memes. No período analisado a marca fez 28 publicações orgânicas, sendo 22 fotos e 6 reels. Nesse mesmo período a marca teve um crescimento de 260% no engajamento, conquistando um engajamento médio de 0,84.

Skol 

A Skol, outra cerveja sempre presente no carnaval, não montou uma estratégia de comunicação clara para a folia no Instagram. De 15 de janeiro a 14 de fevereiro, a marca fez três publicações orgânicas, todas em formato de reels e em parceria com influenciadores digitais, mas nenhuma teve ligação com o carnaval, seja no vídeo, na legenda ou em hashtags.

Leia também: Carnaval de oportunidades: data traz grandes promessas para marcas e influenciadores