Apenas 16,5% das companhias brasileiras possuem maturidade digital avançada Bruno Mello 12 de julho de 2023

Apenas 16,5% das companhias brasileiras possuem maturidade digital avançada

         

Investimento em educação tecnológica pode contribuir para superar crise econômica

Apenas 16,5% das companhias brasileiras possuem maturidade digital avançada
Publicidade

Economia e tecnologia estão mais unidas do que nunca. Isso porque em meio às incertezas geradas pelo atual cenário econômico global, empresas estão sendo obrigadas a repensar estratégias a fim de alcançarem objetivos. Neste panorama, uma das formas de adquirir maior eficiência operacional está apoiada nos investimentos em treinamentos de educação tech. A pauta adquire ainda mais importância em função da realidade brasileira: no país, apenas 16,5% das companhias possuem maturidade digital avançada.

Em grande maioria, essas destinam mais de R$ 32 mil por colaborador, anualmente, para os treinamentos de educação tech, conforme aponta uma pesquisa Educação Tech & Eficiência Operacional das Empresas, divulgada pela Alura Para Empresas em parceria com a FIAP.

A pesquisa aponta, também, que as companhias que realizam ações de treinamento nessa categoria observam melhoria em diversos indicadores relacionados ao desenvolvimento da performance dos funcionários, tais como o aumento de produtividade (64%) e engajamento (45%). Além disso, 60% também avaliam que seus clientes ou usuários conseguiram perceber – de forma direta ou indireta – os impactos positivos desses esforços.

Outro cenário identificado pelo estudo foi a variação na opção por modalidades de aprendizado. A coparticipação em cursos de graduação e pós-graduação, por exemplo, foi uma das iniciativas mais votadas entre os respondentes que atuam nas maiores organizações (32%). Em contrapartida, a aquisição de cursos pontuais, conforme a necessidade dos times, foi a mais presente entre os que atuam em empresas menores (17%).

Para o cofundador e COO da Alura, Adriano Almeida, os números provam que a cultura de aprendizado em tecnologia é um verdadeiro apoio tanto para o enfrentamento do contexto desafiador dos dias de hoje, como para aspectos corporativos atemporais, como a redução dos custos, aumento da performance e a potencialização dos resultados.

Publicidade

Já o Diretor de Inovação & Conteúdo e do MBA da FIAP, Guilherme Pereira, destaca que a busca por novas competências e ferramentas auxiliam na construção de modelos de negócios mais alinhados com a modernidade e com o momento atual. Pereira ressalta, também, que a competência para garantir o sucesso futuro é uma competência que tanto o indivíduo quanto a empresa precisam compartilhar, que é a capacidade de aprender de forma ágil.

Leia também: As tecnologias de Marketing mais usadas pelas empresas brasileiras


Publicidade