Apaixonados por futebol: assistir campeonatos em casa é hábito do brasileiro. Copa do Mundo é destaque em engajamento Mundo do Marketing 21 de novembro de 2022

Apaixonados por futebol: assistir campeonatos em casa é hábito do brasileiro. Copa do Mundo é destaque em engajamento

         

Pesquisa da Toluna mostra que esporte faz parte da rotina da população e que campeonatos estrangeiros tendem a ter menor aderência

Publicidade

Que o Brasil é tido como país do futebol, muita gente já ouviu falar. Isso, no entanto, não é mérito exclusivo dos inúmeros títulos que os times nacionais ou a Seleção Brasileira conquistaram. É que, segundo uma pesquisa feita pela Toluna, 89% dos brasileiros gostam mesmo do esporte. Quando classificados por gênero, a paixão chega a 92% dos homens.

A Copa do Mundo é a competição que a maioria acompanha, pelo menos, frequentemente (86%). Na sequência aparecem Copa do Brasil (71%), Brasileirão série A (66%) e Libertadores (65%). A frequência tende a ser menor entre campeonatos estrangeiros (exceto Libertadores) e campeonatos de menor repercussão nacional. Copa Sulamericana, Champions League e campeonatos regionais aparecem com menor predominância.

Para entender melhor as ocasiões de consumo, a pesquisa perguntou sobre os locais onde os jogos são assistidos. Assistir campeonatos em casa é o comportamento habitual, independente da competição.Para a Copa do Mundo, os brasileiros tendem a ter um comportamento um pouco diferente: assistem também em outros lugares em maior intensidade (na casa de amigos, bares e até no trabalho).

Projeções para a Copa de 2022

A expectativa em ver o Brasil conquistar o Hexa é alta, ainda mais entre os mais jovens que não viram a seleção levantar a taça. 78% dos brasileiros acreditam que o país conquistará o título dessa vez. Outros estão menos otimistas e escolhem como favoritas a Alemanha (5%), Argentina (3%) e França (3%). Ainda que haja identificação com a seleção que irão torcer na Copa, esta identificação é menor do que com o time de futebol nacional. Ainda sim, o título da Copa do Mundo tem a preferência da maioria! Entre a vencer a Copa do Mundo ou o Brasileirão série A, 26% escolheriam o time nacional como campeão brasileiro.

Publicidade

Apesar disso, 80% dos respondentes estão animados para a Copa do Mundo. Não há um consenso quanto trata-se da época do ano que a Copa do Mundo será realizada. Para os brasileiros, pode ser tanto no verão, como no inverno.

Outra análise feita foi em relação aos gastos durante os jogos. Para a maioria, os impactos econômicos no custo de vida afetarão a maneira como irão aproveitar a Copa em 2022 (57%). Para 50% dos brasileiros, o consumo de alimentos e bebidas será menor durante os jogos. O mesmo cenário ocorrerá para os pedidos de delivery. Por outro lado, a expectativa dos brasileiros é gastar mais do que as copas anteriores, independente do local. Entre as opções está sair e socializar com amigos e comprar alimentos e bebidas para consumir em casa.

A pesquisa será apresentada com exclusividade durante o Clube Mundo do Marketing, na próxima sexta, dia 25, às 11h. Outros dados como patrocínios, análises das classes sociais, apreendizados e insights serão abordados no encontro.

Clique aqui e se inscreva no Clube Mundo do Marketing.


Publicidade