55% dos profissionais de comunicação estimam que a IA pode os substituir Bruno Mello 22 de setembro de 2023

55% dos profissionais de comunicação estimam que a IA pode os substituir

         

Pesquisa mostra também que a ferramenta já permite que eles sejam mais eficientes na geração de ideias, nos testes A/B e na criação de conteúdos

55% dos profissionais de comunicação estimam que a IA pode os substituir
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Os profissionais de Comunicação e Marketing estão aderindo em massa ao uso da Inteligência Artificial. Uma pesquisa realizada pela MarketCross, agência global de Relações Públicas, detectou que 80% dos pesquisados já utilizaram ferramentas de Inteligência Artificial em seu trabalho. As opiniões sobre se a IA substituirá profissionais na indústria de comunicação e Marketing estão divididas: 55% dizem que é possível, principalmente os cargos relacionados à criação de conteúdo, análise de tendências e design gráfico.

No outro grupo, acreditam que esta tecnologia apenas redefinirá funções, deixando o automatizável para a IA. Segundo os profissionais inquiridos, o maior potencial da IA na área do Marketing e comunicação no presente e no futuro próximo é dado pela economia de tempo nas tarefas operacionais, aumentando a eficiência e a produtividade, uma vez que a IA permite automatizar processos, liberando tempo para que os profissionais desenvolvam sua visão estratégica e criativa.

Nessa linha, os profissionais valorizam a IA para o desenvolvimento de conteúdo personalizado e multiplataforma com baixo custo, e veem infinitas possibilidades na análise de dados e descoberta de tendências.

A ferramenta de IA mais utilizada pelos pesquisados é o Chat GPT, que se destaca das demais plataformas com 57%. Os outros 43% são distribuídos em diversos softwares: Bard, Midjourney, Copy AI, Taplio, Adobe Firefly, Tome, entre outros.

Mais da metade dos profissionais entrevistados (53%) vê uma melhoria na eficiência das suas campanhas de marketing e comunicação ao utilizar IA. Os entrevistados explicam que a Inteligência Artificial permite economizar tempo na hora de gerar ideias, corroborar hipóteses e criar conteúdos. Além disso, graças à IA conseguiram otimizar campanhas com base nos públicos alvo, obter sugestões de design e criação de imagens; pesquisar, coletar e analisar dados rapidamente e entender melhor o uso correto de outro idioma.

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No caso do setor da comunicação, as possibilidades, os desafios e as incertezas deram um salto exponencial como resultado do desenvolvimento da IA. As organizações e os profissionais do setor que nem sequer exploram o potencial das tecnologias podem estar ficando para trás.

Para Cristela Reyes, CEO da MarketCross, “como profissionais de comunicação, cabe acompanhar de perto o desenvolvimento de novas ferramentas de IA e participar ativamente no debate em torno delas. As possibilidades que elas oferecem são praticamente infinitas e o caminho que o desenvolvimento tecnológico e a regulamentação legal tomarão ainda é incerto”.

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