O vídeo como forma de diálogo das marcas com seus públicos, sejam eles fornecedores, clientes ou funcionários, está crescendo rapidamente em diversos canais e essa tendência continua para os próximos anos. E não somente: o formato é o centro das estratégias de redes sociais, sejam eles curtos ou longos. Pensando na automatização e na rapidez de mudanças do mercado, é cada vez mais estratégico que a produção desses vídeos corporativos tomem como base metodologias ágeis e escaláveis.  

Assim, a thanks for sharing, produtora especializada em vídeo motion design, que oferece inteligência e experiência audiovisual, por meio da CEO e fundadora Simone Cyrineu, citou cinco práticas de metodologias ágeis para a produção de vídeos corporativos: 

1- Alinhamento com objetivos de negócios

Para garantir a agilidade e a eficiência do conteúdo audiovisual, é essencial que este esteja alinhado com a estratégia macro de negócios da empresa. E não somente o produto esteja de acordo, mas também a estratégia de divulgação, público-alvo e janela de exibição. “Essa metodologia envolve transparência e alinhamento de expectativas entre o fornecedor de vídeo e seu cliente, pois somente dessa forma é possível realizar um conteúdo em conformidade com os objetivos de negócios das marcas”, opina a especialista. 

2- Estabelecimento de uma unidade de identidade visual

Contar com uma unidade de identidade visual traz mais agilidade ao trabalho de vídeos e à produção do conteúdo, além de atribuir à marca maior solidez, robustez e coerência, padronizando os pontos de contato da empresa com seus clientes, fornecedores e colaboradores. Essa unidade visual pode ser traduzida por um manual de marca completo e embasado nos valores que se deseja transmitir. 

3- Otimização do que é recorrente

“É impossível ter agilidade e escalabilidade sem otimizar os processos que são recorrentes. Aqui, o ponto essencial é usar a tecnologia para garantir que a otimização seja aproveitada ao máximo”, sinaliza Cyrineu. 

4- Feedbacks constantes nas etapas de produção

Outra prática na qual é essencial ter transparência e alinhamento de expectativas é na hora de realizar e receber feedbacks constantes nas diferentes etapas de produção. A troca sincera das partes envolvidas é crucial para ter agilidade e não precisar de retrabalho em nenhuma das etapas. 

5- Reavaliar os resultados

“Para ter negócios escaláveis e ágeis, a mentalidade de que tudo é cíclico e passível de melhoria é de extrema importância. Nesse sentido, reavaliar os resultados obtidos e repensar atitudes que podem ser automatizadas e melhoradas é o ponto-chave”, finaliza a CEO. 

Leia também: Por que o vídeo é um formato crucial para o mercado publicitário?