4 TendĂȘncias que devem impactar o futuro da Creators Economy Bruno Mello 13 de setembro de 2023

4 TendĂȘncias que devem impactar o futuro da Creators Economy

         

Ao Clube Mundo do Marketing, Raphael Pinho, co-fundador e CEO da Spark, apontou movimentos relacionados ao relacionamento entre consumidores e creators

4 TendĂȘncias que devem impactar o futuro da Creators Economy
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Bem como tantas outras disciplinas do Marketing, o mercado da influĂȘncia nĂŁo escapa do poder das tendĂȘncias. No Brasil, 60% das pessoas preferem creators que falem com elas e com quem se identifiquem, enquanto 50% realmente ouvem as opiniĂ”es de especialistas sobre o assunto tratado, apontam dados do relatĂłrio Creator Economy, feito pela Cadastra.

Os nĂșmeros levantados pelo relatĂłrio evidenciam uma tendĂȘncia primĂĄria: os consumidores deverĂŁo se relacionar com influencers com os quais se identificam, seja essa identificação lograda a partir da sensação de proximidade, seja a partir dos conhecimentos tĂ©cnicos demonstrados por um creator acerca de um assunto especĂ­fico.

Naturalmente, estamos falando de um paĂ­s diverso, que como tal, abriga inĂșmeros grupos de interesse pautados pelas mais variados temas, focos e causas. Logo, a representatividade surge como o fio condutor desta tendĂȘncia primĂĄria, e pode ser alcançada, principalmente, pela diversidade oferecida tambĂ©m pelo universo dos influenciadores.

Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Raphael Pinho, co-fundador e CEO da Spark, apontou quatro tendĂȘncias que devem contribuir para a construção de trocas bem fundadas entre consumidores e influencers – creators ou nĂŁo -, classificados pelo CEO como “experts em conteĂșdo”.

As TendĂȘncias

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Para Pinho, as plataformas sociais modernas sĂŁo um excelente espelho para a projeção do futuro do segmento. “Acreditamos muito na tendĂȘncia do social commerce, que passa pelas plataformas assumindo um papel de venda e conversĂŁo bem relevante. Enxergamos o Tik Tok e o YouTube investindo muito fortemente nessa frente”, afirmou o CEO.

Outra tendĂȘncia estĂĄ diretamente ligada ao uso da InteligĂȘncia Artificial (IA) como uma ferramenta de empoderamento para os influenciadores modernos. “A IA estĂĄ trazendo um impacto super relevante para a Creators Economy, pois permite um volume muito maior de produção de conteĂșdo de qualidade e contribui para uma internet mais livre, mais aberta, recheada de produçÔes relevantes”, prossegue.

Finalmente, os modos de atuação dos creators e influencers tambĂ©m correspondem a tendĂȘncias que deverĂŁo ditar os rumos deste mercado nos prĂłximos anos. “Cada vez mais influenciadores dĂŁo inĂ­cio Ă s prĂłprias marcas, enquanto outros participam ativamente como protagonistas de desenvolvimento e comunicação para as marcas com as quais trabalham, produzindo conteĂșdo independente e gerando assets. EntĂŁo, a tendĂȘncia Ă© que os influencers assumam cada vez mais a responsabilidade de serem experts em conteĂșdo”, conclui Pinho.

Diferenças entre creators e influencers 

Vale relembrar que os creators sĂŁo pessoas, que atravĂ©s da criatividade, criam conteĂșdos originais de forma mais ampla, seja para marcas, empresas, clientes ou o que for. Eles podem criar seus conteĂșdos por puro lazer ou de forma profissional, a depender do seu pĂșblico e objetivos.

JĂĄ os influencers sĂŁo pessoas que usam as plataformas digitais e seu poder de engajamento para influenciar pessoas. Nem sempre eles sĂŁo criadores de conteĂșdo, mas atravĂ©s da sua relevĂąncia, promovem produtos, serviços ou marcas a fim de fazer com que sua comunidade, seus seguidores, consumam aquilo que estĂŁo, de alguma forma, divulgando.

“Em ambos os casos, trata-se de uma nova fase da economia, a creators economy, em que, por meio das ferramentas digitais, os criadores de conteĂșdo sĂŁo capazes de monetizar e acessar a receita de suas criaçÔes. Esse movimento passa pelas empresas desenvolverem serviços e ferramentas que auxiliem os influenciadores nessa jornada. Exemplo disso sĂŁo plataformas como a Twitch, o Instagram, TikTok e OnlyFans”, explicou BĂĄrbara Bronzatti, gerente de social media & content da Cadastra.

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Spark - Clube Mundo do Marketing


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