4 pontos de atenção cruciais para o Dia do Consumidor Bruno Mello 15 de março de 2024

4 pontos de atenção cruciais para o Dia do Consumidor

         

Mais que uma ocasião de vendas, data é pautada pela atenção aos direitos do consumidor e é um bom momento para fortalecer relacionamentos

4 pontos de atenção cruciais para o Dia do Consumidor
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O mundo celebra nesta sexta-feira, 15, o Dia do Consumidor. Como não poderia deixar de ser, para muitas empresas, as ações de Marketing para a data começaram no início do mês – quando o pico das buscas pelo Dia do Consumidor começa a aumentar – ou mesmo antes de março, em alguns casos. E há um bom motivo para isso: no ano passado, a data gerou uma receita de R$ 618,7 milhões para o varejo, de acordo com dados da Neotrust.

Neste contexto, estratégias e metas bem definidas de Marketing e vendas fazem toda a diferença. Mas tão importante quanto ter bem claro o que se pretende alcançar durante a data é saber o que – e como – os consumidores buscarão durante o dia que os homenageia e estar preparado para entregar boas experiências de compra.

De acordo com uma pesquisa realizada pela LWSA em parceria com a Octadesk, neste ano, os consumidores têm como foco as promoções e descontos nas categorias de produtos como moda e beleza, smartphones e eletroeletrônicos. A pesquisa aponta, também, que mais da metade dos compradores (54%) pretende gastar mais neste ano em comparação a 2023.

Preços mais baixos (58%), praticidade de comprar sem sair de casa (57%) e as promoções encontradas online (56%) são os principais atrativos para que os consumidores realizem suas compras no e-commerce. Dentre os hábitos, 71% deles costumam comprar pelo smartphone, sendo que 65% utilizam as redes sociais para pesquisar sobre o produto antes de concluir a compra.

Confira, abaixo, dicas cruciais compartilhadas por quatro especialistas para que os varejistas tenham a melhor performance durante a data:

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Saúde digital para PMEs 

O Dia do Consumidor oferece uma excelente oportunidade de faturamento para pequenas e médias empresas (PMEs). Nos primeiro trimestre de 2023, empreendimentos destes portes registraram um movimento financeiro de aproximadamente R$703 milhões, e a data comemorativa é apontada pela NuvemShop como um dos motores para o crescimento de vendas.

Por isso, as PMEs precisam estar preparadas para atender aos clientes de forma satisfatória, e o investimento em uma boa plataforma de vendas – já que as promoções promovidas pela maioria das empresas aumentam o fluxo dos sites – é uma medida recomendável para evitar congestionamentos que prejudicam a experiência do usuário.

Felipe Pavoni, trusted advisor da Prime Control, adverte que muitas vezes, empresas gastam dinheiro com campanhas de Marketing maravilhosas e investem para trazer fluxo para o site, mas no momento que o cliente chega na plataforma, a informação buscada por ele não está disponível, ou ele é direcionado para a página errada e acaba desistindo da compra.

Para que as PMEs possam se blindar de problemas evitáveis, Pavoni recomenda o uso de ferramentas de monitoramento da experiência digital. Segundo o especialista, a solução de monitoramento do usuário em tempo real é capaz de identificar e solucionar problemas antes que eles prejudiquem os compradores, aumentando as chances de que eles concluam as compras.

Personalização como catapulta de vendas

Se o termo personalização ainda não é uma palavra-chave no seu dicionário de Marketing, chegou a hora de conferir ele a devida importância. Afinal, cada cliente é único e carrega consigo desejos, medos e anseios diferentes dos demais. Para Marcell Rosa, Gerente Geral e Vice-Presidente de Vendas da CleverTap, a compreensão dessas nuances é um passo fundamental para a construção de relacionamentos duradouros com os clientes.

A estratégia vem provando sua eficácia em números: um estudo divulgado pela CleverTap aponta que marcas que adotaram abordagens personalizadas com base em casos de uso registraram seis vezes mais compras do que a média do e-commerce e sete vezes mais compras do que as empresas que utilizam essas estratégias de forma genérica e de tamanho único.

Os dados ressaltam a importância da personalização no comércio eletrônico, não apenas como uma estratégia sazonal, mas como um diferencial competitivo ao longo de todo o ano. Segundo Marcell, a aplicação de regras simples, como a saudação personalizada nos e-mails, é crucial para estabelecer uma conexão entre uma marca e seu público-alvo. No entanto, no atual cenário, o básico já não é mais suficiente para cativar o consumidor – e é aí que entram os dados.

O especialista explica que muitas organizações coletam uma grande quantidade de informações sobre seus clientes, porém nem sempre as utilizam de forma eficaz. Por isso, incorporar uma camada inteligente permite o aproveitamento desses dados em tempo real, possibilitando a entrega de experiências personalizadas e envolventes. A ideia, segundo Marcell, é utilizar a tecnologia para aprofundar o conhecimento sobre o público-alvo e estabelecer uma relação mais próxima e significativa com ele, aumentando o volume de vendas como consequência.

Fidelização: o caminho sem volta 

Tal como personalização, fidelização é um termo chave para o Marketing moderno. E o espírito promocional do Dia do Consumidor oferece excelentes oportunidades para que as marcas trabalhem estímulos para melhorar o relacionamento com o cliente, o que envolve, entre outras coisas, a utilização de programas de incentivo e lealdade.

Glauco Soares Filho, diretor de negócios e cofundador da RPE, destaca que para que essas estratégias funcionem, é importante que as empresas utilizar as ferramentas de CRM, aplicando dados e inteligência artificial para direcionar ofertas específicas aos clientes, oferecendo, também, linhas de crédito para o aumento do ticket de venda.

Na visão do especialista, isso possibilita direcionar ofertas precisas, impulsionando não apenas a cesta de compras física, mas também o carrinho de compras online. Glauco também chama a atenção para possibilidades menos comuns, como a Tokenização, cujos efeitos práticos incluem a proteção da privacidade do consumidor.

Erros a serem evitados 

Para a professora Andrea Rios, especialista em Omnichannel, vendas e Marketing e fundadora da Orcas, as empresas devem usar as informações dos clientes com sabedoria e transparência. Ela destaca que a data é um compromisso genuíno com os direitos e a defesa do consumidor e uma oportunidade de construir confiança e fortalecer relacionamentos com os clientes.

A professora listou cinco dos principais erros que as marcas cometem ao celebrar a data:

Táticas de vendas exploratórias: Evite usar o Dia Internacional do Consumidor como um meio de promover táticas de vendas agressivas ou promover produtos de uma forma que explore o sentimento do consumidor. Essa não é uma relação construtiva, pois gera desconfiança e insegurança.

Andrea aponta que a ocasião é uma oportunidade para conquistar a confiança do consumidor, uma vez que as marcas podem ajudá-los com medidas simples, como preservar seus dados pessoais, evitar enviar mensagens frequentes para o celular e orientar sobre como fazer escolhas seguras nas compras online.

Greenwashing: Outro erro frequente é a tentativa de algumas marcas de se mostrarem mais sustentáveis do que realmente são. Andrea destaca que o importante é evitar afirmações falsas ou exageradas sobre o compromisso da marca com os direitos do consumidor ou com a sustentabilidade. Neste panorama, a autenticidade é algo fundamental, já que os consumidores conseguem perceber que determinadas medidas não passam de esforços de Marketing falsos.

Negligenciar a transparência: A transparência é crucial para construir a confiança dos consumidores. Por isso, marcas devem ser abertas e honestas sobre as suas práticas, políticas e a qualidade dos seus produtos ou serviços.

Negligenciar a Diversidade e a Inclusão: As marcas devem garantir que as suas iniciativas do Dia Internacional do Consumidor sejam inclusivas e representativas de todos os consumidores, independentemente da raça, gênero, etnia ou origem socioeconômica.

Falhar na educação dos consumidores: O Dia Internacional do Consumidor é uma oportunidade para as marcas educarem os consumidores sobre os seus direitos, bem como ajudá-los a tomar decisões de compra informadas e conscientes. Além de ser uma data de compras, o Dia do Consumidor é uma ocasião importante para consumidores e marcas de todo o mundo. Serve como um lembrete dos direitos básicos que todos que consomem têm e dos desafios que enfrentam atualmente.

Leia também: Dia do Consumidor: 5 Estratégias de prevenção e proteção

Clube Mundo do Marketing


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