4 em cada 6 brasileiros acreditam no potencial da IA Bruno Mello 11 de outubro de 2023

4 em cada 6 brasileiros acreditam no potencial da IA

         

América Latina é a região do mundo com maior entusiasmo na ferramenta

4 em cada 6 brasileiros acreditam no potencial da IA
Publicidade

A América Latina é uma das regiões com maior interesse e entusiasmo pelas tecnologias de inteligência artificial (IA) em todo o mundo, segundo uma pesquisa da Getty Images. De acordo com este estudo, que capturou as opiniões de mais de 7 mil adultos em mais de 25 países ao redor do mundo, quatro em cada seis brasileiros afirmaram que enxergam como a IA pode ter um impacto positivo em suas vidas. Esse número está acima da média global, onde apenas cinco em cada 10 concordaram.

O estudo também apontou que os consumidores no país demonstram 15% mais interesse por essa tecnologia em comparação com o resto do mundo. Além disso, ao contrário de países como Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido e Austrália, menos de 34% das pessoas no Brasil afirmam se sentir nervosas ou ameaçadas pelo avanço dessa tecnologia.

A pesquisa sugere que esse otimismo e apelo são impulsionados pelos benefícios que a IA oferece em termos de produtividade. Nove em cada 10 pessoas na região acreditam firmemente na promessa de que a IA pode ajudá-las a serem mais eficientes e veem essa tecnologia como um meio para se tornarem mais produtivas ou até mesmo como um assistente pessoal.

IA transforma rotina nas empresas

Segundo o Índice Global de Adoção de IA da IBM, 29% das empresas na América Latina afirmam ter implementado a inteligência artificial, enquanto 43% estão nos estágios iniciais de experimentação com essa tecnologia. O Brasil, no entanto, está acima das médias global e regional, com 41% das empresas confirmando o uso da IA em suas operações, sugerindo que as companhias do país estão interessadas na tecnologia e não estão ficando atrás de seus competidores globais.

Publicidade

Segundo Tristen Norman, Diretora de Insights Criativos no departamento de Pesquisa Visual da Getty Images, a pesquisa mostrou que as pessoas na América Latina estão claramente cativadas pelas promessas que a IA oferece em termos de aumento da eficiência, melhorias na experiência do usuário e novas formas de abordar desafios complexos. Além disso, houve um aumento constante nas buscas por imagens e vídeos relacionados à IA.

Embora a IA tenha sido cercada de questionamentos, incluindo a possibilidade dessa tecnologia substituir a criatividade humana, os especialistas da Getty Images sugerem que essa percepção pode ser combatida por meio de conceitos visuais que comuniquem a ideia de que essas ferramentas estão, em última instância, em nossas mãos e que, como sociedade, podemos escolher como e por que as usamos, mesmo destacando a presença ou controle humanos dentro dos conceitos de IA.

Além disso, os mesmos especialistas recomendam focar em narrativas visuais que não sejam excessivamente abstratas ou futurísticas. Em vez disso, eles sugerem visualizar como a tecnologia pode ter um impacto positivo no trabalho das pessoas, em suas casas, escritórios e ambientes cotidianos. Eles aconselham evitar estéticas visuais excessivamente sombrias ou azuladas, pois contribuem para uma percepção de incerteza e desconhecimento em relação à IA. Em vez disso, é aconselhável comunicar essa nova tecnologia por meio de cores mais claras e otimistas.

Nos últimos dias, a própria Getty Images lançou seu próprio gerador de imagens de inteligência artificial (IA Generativa de Getty Images), que, além de ser comercialmente seguro, combina o melhor do conteúdo criativo da empresa com a mais recente tecnologia de IA. Esse avanço permite que as empresas abracem a IA com confiança e ampliem suas possibilidades criativas.

Leia também: IA é parte das estratégias de quase 40% dos varejistas na Black Friday

IA - Clube Mundo do Marketing


Publicidade