3 dicas para estruturar e direcionar anúncios para o streaming Bruno Mello 29 de fevereiro de 2024

3 dicas para estruturar e direcionar anúncios para o streaming

         

Amazon Ads compartilha dicas para anunciantes se destacarem e alcançarem audiências novas

3 dicas para estruturar e direcionar anúncios para o streaming
Publicidade

O streaming passa por um crescimento explosivo há alguns anos no Brasil e as empresas começam a ver essa oportunidade com outros olhos. Após a pandemia, esses serviços ganharam impulso: uma pesquisa recente da Kantar-IBOPE sobre o consumo de vídeos no Brasil descobriu que, entre os assinantes de streaming, metade possui mais de uma assinatura. Isso oferece uma oportunidade para os anunciantes alcançarem audiências novas e engajadas e exercitarem sua criatividade com formatos de anúncios inovadores.

Mensurar o impacto de campanhas publicitárias na TV linear, além do alcance, é algo que os anunciantes muitas vezes consideram difícil, com uma jornada do consumidor cada vez mais fragmentada que torna complicado entender como as visualizações se traduzem em conversão. Por isso, Santiago Loizaga, Diretor Geral de Vendas para América Latina e EUA (Espanhol) da Amazon Ads, destaca que os anunciantes devem garantir que suas campanhas entreguem resultados impactantes, tanto em termos de vendas quanto de alcance.

O executivo listou três ações que, combinadas, podem ajudar a gerar resultados relevantes com campanhas.

Alcançar audiências novas e engajadas

Usar uma estratégia que combine streaming e TV linear pode ajudar a alcançar uma audiência mais ampla. As campanhas publicitárias em Streaming TV da Amazon ajudaram os anunciantes a alcançar um público adicional de 10,9%, em média, em relação às suas campanhas de TV linear em 2022, enquanto 72% do público alcançado pelos anúncios em TV por streaming da Amazon não foi alcançado por nenhuma campanha de TV linear, segundo um estudo da Nielsen.

Como exemplo de como um anunciante utilizou uma campanha no streaming para se conectar com novas audiências, Loizaga cita o fabricante ŠKODA. Eles queriam alcançar consumidores que estavam pensando em comprar um veículo elétrico, trazendo a experiência de compra do carro para suas TVs. Um configurador de carro interativo foi criado para ajudar os compradores a descobrir as características do primeiro SUV de luxo totalmente elétrico da ŠKODA, no conforto da sua sala de estar.

Publicidade

Ao apoiar a nova experiência interativa com posicionamentos de mídia em múltiplos canais , a campanha criou uma ligação entre o interesse da audiência e a resposta do consumidor e permitiu um awareness maior do lançamento da ŠKODA. No final, a campanha recebeu 46 milhões de impressões, com 53 mil espectadores visitando o configurador de carros, mostrando o impacto que as campanhas publicitárias de Streaming TV podem ter para ajudar as marcas a se conectarem com clientes por meio de formatos inovadores.

 Preencher a lacuna entre conteúdo e comércio

Os anúncios de Streaming TV permitem que as marcas coloquem seus produtos e serviços no centro do conteúdo premium que os clientes adoram. Uma pesquisa do Kings College London mostra que metade da audiência (49%) afirma sentir que a sua capacidade de atenção é mais curta do que costumava ser. Com essa capacidade de atenção diminuída, os clientes querem estar envolvidos de forma mais autêntica.

A Amazon indica a isso o sucesso das recentes campanhas veiculadas durante a Copa do Brasil e NBA no Prime Video. Como a conexão brasileira com o esporte é única, por meio de anúncios de Streaming TV, as marcas podem se conectar espontaneamente com sua audiência. O chamado entretenimento de marca, no qual as marcas podem conectar conteúdo às vendas, é outra maneira eficaz de construir engajamento.

A estratégia proporciona um aumento de 9% na intenção de compra e um aumento de 21% na intenção de pesquisa entre potenciais novos clientes, segundo estudo recente da MAGNA e Amazon Ads.

Mensuração e implementação em tempo real

Em um momento econômico desafiador, demonstrar o ROI é uma prioridade máxima para os anunciantes. As marcas precisam mostrar como os gastos com publicidade se traduzem em resultados de negócios. Ter uma estratégia e uma solução de mensuração adequadas é crucial para que os anunciantes façam isso de forma eficaz.

Os anunciantes precisam medir a eficácia de seus investimentos em campanhas publicitárias de Streaming TV com análise em tempo real do alcance da campanha, frequência e impacto total em todo o funil de Marketing.

Santiago Loizaga acrescenta que os anunciantes podem obter insights valiosos sobre a composição e o comportamento de suas audiências, como a taxa de compra daqueles alcançados por anúncios de Sponsored Products em comparação com aqueles alcançados por anúncios de display, ajudando a orientar a decisão sobre onde concentrar os gastos com mídia. Ao fazer isso, as empresas podem adaptar estratégias publicitárias atuais e futuras e, em última análise, oferecer campanhas omnichannel com impacto mensurável.

Leia também: Diminuir investimentos de publicidade na TV impacta o recall de marca e vendas

Miguel Caeiro VidMob Clube Mundo do Marketing

 


Publicidade