28% dos brasileiros já buscam por presentes para o Dia das Mães Bruno Mello 8 de abril de 2024

28% dos brasileiros já buscam por presentes para o Dia das Mães

         

Antecedência exige do mercado um preparo especial para lidar com a demanda e criar condições que impulsionam o ímpeto de compra do consumidor

28% dos brasileiros já buscam por presentes para o Dia das Mães
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Passados o Dia do Consumidor e a Páscoa, o Dia das Mães é a próxima grande data comercial para o mercado brasileiro. Embora a celebração esteja marcada para o dia 12 de maio, as estratégias para a data devem ser aplicadas o quanto antes. Isso porque 28% dos consumidores já estão pesquisando por produtos e serviços que poderiam se transformar em bons presentes, conforme apontam dados divulgados na pesquisa “Dia das Mães 2024”, publicada pelo Opinion Box.

A maior parcela de entrevistados (32%), no entanto, disse que irá começar a vasculhar o mercado dentro do limite de um mês de antecedência. Neste ano, 77% dos brasileiros pretendem ir às compras para garantir o presente perfeito para a ocasião. Perguntados sobre quais serão as categorias dos presentes selecionados, 52% dos entrevistados disseram que pretendem presentear as mães com itens de moda e acessórios. Beleza e cosméticos (49%), casa e decoração (22%), flores (22%) e jóias (20%) fecham o Top 5.

Para encontrar os produtos de desejo, 42% dos entrevistados pretendem consultar sites e-commerces – o principal canal de busca e comparação de preços. Sites de pesquisa como o Google e o Yahoo (32%), redes sociais como o Instagram (26%) e os apps das lojas (24%) também aparecem como importantes veículos de busca por presentes, o que indica que as estratégias digitais terão grande relevância para as vendas neste ano.

Consumidores dizem o que funciona 

Se as pesquisas acontecem, em grande parte, nos canais digitais, o fato de que as interações das empresas são mais comumente respondidas no universo virtual não configura nenhuma surpresa. Neste cenário, o e-mail (41%) é o canal de comunicação com o qual os clientes mais interagem, seguido pelos anúncios nas redes sociais (40%), pelo WhatsApp (38%) e pelas notificações dos aplicativos (28%). Os anúncios do Google (19%) aparecem na quinta posição.

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Em meio a tantas opções, alguns critérios despontam como os principais motivos para a definição do local de compra. 64% dos entrevistados elegeram “bons preços e promoções” como o driver mais importante – uma motivação que paira muito acima das demais. Na segunda colocação, o motivo “ser uma loja ou marca que eu conheço” foi eleito por 11% dos consumidores, enquanto a opção de “poder comprar online e retirar na loja física” foi escolhida por 9%.

Os consumidores apontaram, também, os motivos pelos quais desistiriam de uma compra. “Avaliações negativas no site ou nas redes sociais” aparece como o principal fator de encerramento de negócios para 49% dos entrevistados – porcentagem idêntica à registrada pelo motivo “taxas de frete ruins”. “Não confiar na loja ou site” (46%), “prazos de entrega ruins” (44%) e “falta de opções de produtos” (43%) também foram razões citadas neste recorte.

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