2 tendências de Marketing diante da era cookieless e da IA Bruno Mello 20 de maio de 2024

2 tendências de Marketing diante da era cookieless e da IA

         

Executivos da Macfor listam pontos de atenção. A primeira está diretamente ligada à forma como as startups podem atrair investidores e expandir a atuação, a outra ao agronegócio

2 tendências de Marketing diante da era cookieless e da IA
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Um dos maiores desafios para o segundo semestre de 2024 para as empresas que buscam encantar o consumidor na jornada digital são as adaptações necessárias para atuar em um ambiente cookieless.

Com a extinção dos cookies de terceiros nos navegadores mais utilizados, as estratégias de Marketing digital para entregar uma melhor experiência ao consumidor precisam incrementar o uso de novas tecnologias para a análise de dados. Essa busca converge para a inteligência artificial (IA).

Atentos a esses movimentos, executivos da Macfor, agência de marketing digital full service, listaram as principais tendências para 2024. A primeira está diretamente ligada à forma como as startups podem atrair investidores e expandir a atuação.

Fabrício Macias, Co-CEO da Macfor, afirmou que a era a internalização dos serviços de growth em startups parece estar com os dias contatos. Já Diogo Luchiari, sócio e CMO da Macfor, olhou para o agronegócio como uma categoria a ser explorada.

Confira:

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Oportunidades no agronegócio

Mas não basta expandir o negócio, é preciso entender em que indústrias e segmentos estão as melhores oportunidades. A aposta de Diogo Luchiari, sócio e Chief Marketing Officer da Macfor, é o agronegócio, um dos setores da economia mais impactado pela revolução digital.

“O agronegócio está passando por uma verdadeira revolução digital. Essa tendência se apresenta cada vez mais forte em 2024, com uma crescente integração da tecnologia em todas as suas facetas, desde a produção até a comercialização”, diz Luchiari.

A transformação digital das empresas agrícolas está focada na segmentação para oferecer soluções mais personalizadas. Nesse contexto, a mensuração e a análise de dados continuam desempenhando um papel fundamental, permitindo que as empresas aproveitem ao máximo as ferramentas digitais para impulsionar vendas e atrair novos clientes, ressalta Luchiari.

Essa transformação é impulsionada pela mudança nos hábitos de consumo do produtor rural. Segundo Luchiari, mais de 70% dos empreendedores rurais utilizam meios digitais para suas compras.

“A introdução de novas mídias sociais tem facilitado uma comunicação direta e eficaz entre os produtores rurais e os fornecedores, proporcionando conveniência e praticidade na compra de insumos e equipamentos. Além disso, as novas mídias sociais oferecem acesso a informações valiosas e recursos educacionais,permitindo que os agricultores compartilhem conhecimentos, experiências e aumentem sua eficiência no campo”, destacou Luchiari.

Mudança de hábitos e transformações tecnológicas

A migração forçada pelos navegadores para o cenário cookieless abre espaço para uma nova geração de ferramentas de análise de dados, com os requintes da inteligência artificial (IA). A Macfor aposta no desenvolvimento de ações preditivas, diante da transação para o GA4, nova versão do Google Analytics.

“Com a eliminação progressiva dos cookies de terceiros, as organizações estão sendo forçadas a repensarem suas estratégias de coleta e análise de dados para manter resultados gerados a partir do rastreamento de usuários e a personalização de conteúdo”, diz José Fortunato, Co-CEO da Macfor.

Esse movimento favorece a adoção de novas ferramentas de IAs na análise de dados. José observa que a inteligência artificial oferece análises mais profundas e elenca ações preditivas, o que confere um avanço na maturidade digital das organizações.

Outra tendência é aprimorar a experiência do consumidor em multicanais de relacionamento com as organizações (ambiente físico, WhatsApp, e-mail, SMS, push etc), movimento conhecido como omnichannel. Os próximos passos vão demandar uma integração multiplataforma para centralizar dados e oferecer uma experiência cada vez mais personalizada.

Em tempos de valorização da IA, o caminho para fidelizar o cliente aponta para a combinação da tecnologia com a inteligência humana. O conteúdo feito por humanos para humanos está em alta, com a valorização do trabalho dos profissionais de criação de conteúdo no ambiente digital, sobretudo nas redes sociais.

O trabalho do criativo também acompanha as transformações de consumidor produtos e serviços no dia a dia. Cada vez mais associadas ao mundo da internet, as TVs conectadas estão presentes em 60% dos lares brasileiros, oferecendo novas oportunidades para anunciantes.

O aumento da audiência em plataformas como Instagram e TikTok também vem revolucionando a maneira como se consome vídeos. A entrega de vídeos mais dinâmicos segue como tendência. Isso vale também para o ambiente do streaming.

Leia também: Cinco estratégias necessárias para sobreviver ao fim dos cookies de terceiros

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