40% dos brasileiros já compraram ou consumiram produtos por indicação de influenciadores digitais Bruno Mello 2 de junho de 2023

40% dos brasileiros já compraram ou consumiram produtos por indicação de influenciadores digitais

         

Estudo publicado pela Cadastra aponta que Marketing de Influência ganha relevância quando marcas alinham campanhas às particularidades de consumidores e influenciadores

40% dos brasileiros já compraram ou consumiram produtos por indicação de influenciadores digitais
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Poucos países proporcionam cenários tão favoráveis ao Marketing de Influência quanto o Brasil. Dados levantados por um estudo publicado pela Cadastra apontam que, até a metade de 2022, o país possuía mais de 500 mil influenciadores com mais de 10 mil seguidores.

Na mesma altura do ano passado, mais de 40% dos brasileiros já haviam comprado ou consumido produtos e serviços por influência de anúncios de influencers nas redes sociais. O panorama coloca o Brasil na primeira posição do ranking de países com consumidores mais influenciados na hora de tomar sua decisão de compra.

Para aproveitar o potencial dessa estratégia, marcas e empresas devem levar em conta as particularidades tanto dos consumidores, quanto dos influenciadores com os quais desejam trabalhar. Pensando nos dois lados dessa moeda, a Cadastra publicou um estudo sobre o Marketing de Influência e sua conexão com estratégias de performance.

Dados que integram o estudo apontam que 60% das pessoas preferem creators que abordam temas com os quais elas se identificam. Por outro lado, 50% ouvem as opiniões de especialistas sobre o assunto tratado, e somente 20% dos entrevistados dão preferência e importância para quem tem mais seguidores e status nas redes.

No que diz respeito à escolha dos influenciadores, o estudo aponta que campanhas de influência bem-sucedidas começam pela definição de objetivos claros, como gerar awareness para a marca, aumentar a presença digital da empresa ou impulsionar vendas diretas no e-commerce. Com um objetivo definido, a escolha do influenciador mais indicado para cada marca, estratégia e ocasião, deve considerar os usuais cuidados de brand safety já conhecidos no mercado.

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A relação entre as particularidades dos consumidores e os resultados entregues por cada tipo de influenciador adquire ainda mais relevância durante a jornada de compra. Nesse sentido, Hugo Novaes, sócio e VP do Creative Hub da Cadastra, ressalta que é fundamental impactar os consumidores em vários momentos de sua jornada com influenciadores de diferentes perfis e em diferentes momentos do funil de vendas. Desta forma, é possível falar de performance e influência gerando resultados para as marcas.

Aspectos fundamentais para construir influência 

Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Bia Granja, Fundadora e CEO da Youpix, falou sobre as quatro dimensões para o sucesso no Marketing de Influência e indicou os melhores canais para influenciadores que desejam expandir o público e ganhar seguidores. Venha para o Clube e faça parte da conversa!

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