O mundo da Fórmula 1 transcenderá as pistas de corrida e estará no centro de cinco grandes cidades brasileiras, a partir desta semana, quando começa uma experiência imersiva itinerante, promovida pela XP e pela equipe inglesa de automobilismo Aston Martin Aramco Cognizant Formula One Team (AMF1 Team). De abril a novembro, alguns dos principais shoppings do Brasil receberão a ativação, totalmente gratuita e aberta ao público, que promete transportar as pessoas para dentro do universo das corridas.

Entre as atrações, estará um carro da Aston Martin F1 Team, simuladores equivalentes aos usados pelos pilotos da equipe (como Fernando Alonso e Lance Stroll) para se prepararem para as corridas, testes de agilidade, foto virtual com os pilotos, loja com produtos XP e AMF1 Team, e memorabilia do esporte, com itens originais da escudeira como luvas e capacetes.

O circuito começará em São Paulo, segue por Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, retorna a São Paulo para a Expert – maior festival de investimentos do mundo realizado pela XP -, vai à Porto Alegre e, por fim, volta à capital paulista em uma ação paralela ao GP de São Paulo. A ativação foi idealizada e produzida pela Octagon Latam, agência de Marketing esportivo e entretenimento que vai operar o projeto em todas as fases.

“Performance, garra, superação e persistência são valores que nós, da XP, compartilhamos com a equipe da Aston Martin F1 Team. E esse é o nosso propósito como time de Marketing: investir em pautas que se conectam com os valores da nossa marca. Por isso, o circuito XP Aston Martin F1 Team proporcionará uma experiência completamente imersiva e exclusiva. Queremos nos aproximar dos fãs brasileiros do automobilismo e levar o universo da F1 para perto do maior número de pessoas”, avalia Lisandro Lopez, Chief Marketing Officer (CMO) da XP Inc.

O acordo de patrocínio foi firmado no segundo semestre de 2022, quando o piloto brasileiro, Felipe Drugovich, foi contratado como piloto de testes da escuderia. Segundo Lopez, a intenção do patrocínio e de ações como a mostra itinerante é fortalecer a identificação do brasileiro pelo esporte, e engajá-lo na torcida para que o Brasil volte a ter um representante nas corridas de F1.

“Acreditamos que a Aston Martin F1 Team e o Drugovich voltarão a colocar o nome do nosso país no topo. Se olharmos para os nomes nacionais que tivemos no esporte, como o eterno Ayrton Senna, sabemos exatamente o que os pilotos brasileiros podem alcançar. Temos um histórico extraordinário com o automobilismo, e investimos para atualizar esse legado, colocando o Brasil de volta no mapa da F1”, afirma Lopez.

“É mais um reforço do compromisso da XP de aproximar os fãs brasileiros da Fórmula 1, por meio de um projeto grandioso. O automobilismo tem uma enorme popularidade no mundo todo, e vale lembrar que o Brasil é, há muito tempo, o coração da modalidade, com pilotos lendários, que deixaram marcas eternas na história do Grand Prix. Esta iniciativa incrível reforça a conexão da XP com o povo brasileiro e o amor histórico pela F1. A exposição itinerante também está alinhada a um investimento significativo que a XP fez em talentos do esporte brasileiro. Junto à XP, estamos orgulhosos de poder fazer nossa parte nesta jornada”, reforça Rob Bloom, Chief Marketing Officer (CMO) da Aston Martin F1 Team.

Confira a agenda da experiência imersiva itinerante: 

São Paulo – Shopping Pátio Higienópolis

De 28/04 a 17/05

Brasília – Shopping Iguatemi Brasília

De 27/05 a 15/06

Rio de Janeiro – Village Mall

De 8/07 a 27/07

Belo Horizonte – Shopping BH

De 04/08 a 23/08

São Paulo – Expert XP

De 31/08 a 3/09

Porto Alegre – Shopping Praia de Belas

De 19/09 a 01/10

São Paulo

03/11 a 05/11

Leia também: Petronas investe em ativações da F1 no Brasil