Varejo, serviços e indústria são os campeões nacionais em adoção tecnológica Bruno Mello 27 de junho de 2023

Varejo, serviços e indústria são os campeões nacionais em adoção tecnológica

         

Relatório divulgado pela Cortex analisou mais de 230 mil empresas em todo o país e identificou as ferramentas tecnológicas mais utilizadas no Brasil

Varejo, serviços e indústria são os campeões nacionais em adoção tecnológica
Publicidade

Varejo, serviços e indústria são os setores que mais adotam tecnologia no Brasil. É o que indica um relatório divulgado pela Cortex, que analisou mais de 230 mil empresas em todo o país e classificou, em uma escala de 0 a 100, o quão avançadas elas estão em termos de tecnologia.

Desdobrando o setor de varejo em segmentos internos, a pesquisa aponta que o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, o comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo e o comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas, são os destaques em termos de adoção de tecnologia.

A Cortex também identificou que ferramentas como provedores de Cloud, certificados SSL & segurança, servidores web e mobilidade são as soluções mais utilizadas pelas empresas brasileiras.

Para o Fundador e CEO da Aktie Now, Bruno Stuchi, varejistas vivem sucessivas crises, mas a inovação pode resgatar o setor. Nesse sentido, o CEO ressalta que a adoção de novas tecnologias é essencial para fidelizar consumidores, construir uma cultura customer centric, otimizar processos e tornar o negócio financeiramente mais sustentável.

Além disso, partindo de uma perspectiva mais macro, a inovação ajuda as marcas a tomarem decisões mais estratégicas em um cenário no qual a população perdeu o seu poder de compra.

Publicidade

Das 230 mil empresas analisadas, São Paulo é o estado onde as empresas com alto índice de adoção tecnológica estão presentes, com mais de 90 mil negócios. Minas Gerais e Paraná (22 mil e 19 mil, respectivamente) vêm em seguida. Completando o top 5, aparecem Rio de Janeiro (18 mil) e Santa Catarina (17 mil).

Adotar tecnologia é possível 

Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Grasiela Tesser, CEO do Cake ERP, trouxe detalhes sobre a NRF 2023, que aconteceu no primeiro mês do ano. Segundo a CEO, a possibilidade de adoção das tecnologias expostas no evento é real, porque existem soluções para todos os gostos e bolsos. No entanto, a questão ainda passa pela perda do medo quanto à adoção da tecnologia.

Venha para o Clube e faça parte da Conversa!

Leia também: Tecnologia em nuvem é a via direta para a escalabilidade do mercado


Publicidade