Trade Marketing e Retail Media unidos: os benefícios para o varejo Bruno Mello 11 de abril de 2024

Trade Marketing e Retail Media unidos: os benefícios para o varejo

         

Gerente de Trade Marketing do Grupo Heineken detalhou as nuances de um foco voltado para impulsionar vendas a partir de pontos de vista distintos

Trade Marketing e Retail Media unidos: os benefícios para o varejo
Publicidade

À primeira vista, pode ser que a união entre o Trade Marketing e o Retail Media passe despercebida. Afinal, enquanto a primeira disciplina se dedica ao desenho das estratégias de vendas dentro do PDV, a segunda é voltada para a publicidade em ambientes digitais. Mas para Natália Urnikes, Gerente de Trade Marketing do Grupo Heineken, a sinergia entre as duas linhas de ação é tão clara quanto necessária.

Em entrevista à organização do Retail Media Show, Natália explicou que embora as disciplinas descrevam dois conceitos diferentes, o foco em impulsionar vendas a partir de pontos de vista distintos é um elo a ser considerado. Expandindo a linha de raciocínio, partindo do princípio de que o Retail Media se baseia na compra de espaços publicitários em ambientes de varejo – online ou offline –, o Trade Marketing se transforma em uma vertente desta categoria.

Entre os principais motivos para a união entre as disciplinas, Natália menciona que as marcas passam a poder acompanhar toda a jornada do shopper, desde o reconhecimento da marca, até a decisão de compra. Isto, por sua vez, possibilita a criação de experiências mais impactantes e aumenta as chances de fidelizar os clientes.

A teoria detalhada pela Gerente é aplicada integralmente à realidade do Grupo Heineken. Natália destacou que o Trade Marketing cumpre função crucial para criar experiências impactantes dentro do ponto de venda, onde o consumidor toma a decisão final, enquanto o Retail Media se firmou na criação de estratégias hiper personalizadas para múltiplos canais, baseadas em dados o que permite uma maior efetividade na divulgação segmentada para diversos perfis de consumidores.

Retail Media Show

Publicidade

O Retail Media Show 2024 reúnirá no Espaço APAS, em São Paulo, líderes, executivos e especialistas do mercado para discutir o futuro do varejo impulsionado pelo Retail Media. O evento acontece nos dias 23 e 24 de abril.

Leia também: P de Pessoa: o novo pilar estratégico do Trade Marketing

Clube Mundo do Marketing


Publicidade