Setor de SEO cresce de forma pouco inclusiva no Brasil Bruno Mello 5 de julho de 2023

Setor de SEO cresce de forma pouco inclusiva no Brasil

         

Pesquisa divulgada pelo portal Vagas de SEO revela dados sobre a realidade salarial dos profissionais da área no país

Setor de SEO cresce de forma pouco inclusiva no Brasil
Publicidade

Acompanhando o surgimento de novos e-commerces e negócios digitais, a área de SEO ganha destaque no Brasil. As estratégias orgânicas se tornam cada vez mais essenciais às empresas que buscam crescer no mercado digital, e por isso, os profissionais capacitados para trabalhar na área também estão em alta.

A procura por pessoal qualificado se reflete em uma boa remuneração. Em 2023, o salário médio para os profissionais da área é de R$6.258, conforme aponta uma pesquisa divulgada pelo portal Vagas de SEO.

No entanto, o setor ainda apresenta uma série de problemas que devem ser discutidos e solucionados, como a discrepância de gênero nos salários. Nesse cenário, mulheres ganham, em média, menos do que os homens na mesma posição.

Além disso, a pesquisa também apontou a falta de diversidade nos cargos de alta gestão. Apenas 26% dessas posições são ocupadas por mulheres, enquanto a porcentagem de pessoas não-brancas nesses cargos é de apenas 22%.

O leque de problemas do setor se expande e alcança também o tema étnico. Dados da pesquisa salarial evidenciam a disparidade na representação das minorias na área de SEO, que abriga uma parcela de apenas 30,4% de profissionais pretos ou pardos.

Publicidade

Comentando as deficiências identificadas pela pesquisa, a co-fundadora do Vagas de SEO, Mariana Pessoa, destaca que é essencial que as empresas compreendam e valorizem a importância da diversidade em suas equipes, fazendo esforços conscientes para resolver essas disparidades.

Venha para o Clube e faça parte da conversa!

Clube Mundo do Marketing

Leia também: Quem são e o que fazem os profissionais de tech modernos?


Publicidade