Semana do Consumidor pavimenta recuperação do mercado de brinquedos Bruno Mello 8 de abril de 2024

Semana do Consumidor pavimenta recuperação do mercado de brinquedos

         

Indústria registrou números mais positivos do que os observados no mesmo período de 2023 e inspira otimismo para o resto do ano

Semana do Consumidor pavimenta recuperação do mercado de brinquedos
Publicidade

O mercado brasileiro de brinquedos registrou um total de vendas estimado em R$55 milhões durante a Semana do Consumidor, conforme apontam dados divulgados pela Circana. Os números registrados neste ano indicam que a indústria teve um desempenho melhor do que o observado no mesmo período em 2023 e esboçam um ano positivo para o setor.

Chama a atenção o fato de que a queda de 4,1% nas vendas de brinquedos em 2024 pode ser considerada como um índice positivo. Isso porque a redução do índice de vendas foi significativamente menor em comparação às perdas registradas em anos anteriores. Entre 2022 e 2023, por exemplo, o declínio chegou a 10,4%.

Outro ponto positivo, segundo a Circana, é o resultado do canal físico, que sofreu uma queda de apenas 1,8% durante a Semana do Consumidor, em relação ao mesmo período do ano passado, demonstrando uma performance mais robusta em comparação com o canal online, que enfrentou um declínio mais acentuado de 14,3%.

Os diferentes canais também apresentaram dualidades na variação dos preços praticados por seus habitantes. Enquanto o preço médio dos produtos no canal físico foi de R$ 63,00 – uma queda de 13% em relação ao ano anterior – no canal online, houve um aumento de 7% nos valores praticados, cerca de R$ 79,00 por produto.

Ana Weber, Diretora da Circana, avalia que os resultados evidenciam a resiliência deste mercado e a adaptabilidade dos consumidores, mesmo diante de desafios econômicos – um panorama que permite nutrir o otimismo em relação ao futuro do setor.

Publicidade

Vale ressaltar que 2024 promete ser movimentado para a indústria de brinquedos em função das animações que serão lançadas nos cinemas ao longo do ano. No ano passado, sete das dez licenças que mais cresceram no mercado estavam associadas a filmes e séries, de acordo com dados divulgados pela Circana.

Top 10 Itens Mais Vendidos durante a Semana do Consumidor:

Hot Wheels Carrinhos Sortidos
Quadriciclo Infantil Spider
Hot Wheels Pacote com 5 Carrinhos Sortidos
Velobaby Triciclo Pedal e Passeio
Avengers Olympus Sortimento
Barbie Dreamhouse
Quadriciclo Infantil Menina Caixa Multicor
Hot Wheels Monster Trucks
Quadriciclo Passeio e Pedal Azul Bandeirante
Hot Wheels Pista de Campeonato

A pesquisa aponta que algumas categorias se destacaram durante a Semana do Consumidor 2024. As pelúcias tradicionais, por exemplo, registraram uma variação de preço significativa, com valores 38% menores do que em 2023, além de ganhar quase três pontos percentuais de participação, segundo o levantamento. Blocos de Montar e Artes e Atividades também apresentaram um desempenho notável neste período.

Leia também: Grupo Leonora entra no mercado de brinquedos educativos e espera faturar R$ 30 mi

Clube Mundo do Marketing


Publicidade