Segurança digital é primordial para UX avançar, avalia Unico Bruno Mello 27 de junho de 2022

Segurança digital é primordial para UX avançar, avalia Unico

         

Companhia reformula identidade e busca se aproximar do consumidor final com token biométrico

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A segurança digital impacta diretamente na qualidade dos serviços oferecidos na internet hoje. Apesar do aumento significativo dos ataques cibernéticos, muitas empresas ainda não adotam medidas para garantir a segurança digital de dados. Com o avanço do e-commerce, muitas fraudes passaram a ser cometidas com dados vazados de cartões e mesmo o aumento da modalidade home office, que fez com que muitos funcionários passaram a acessar sistemas corporativos de suas casas, fez o número de ataques de hackers surgir.

De olho nessa lacuna, a Unico busca reforçar a segurança com o lançamento o Token Biométrico, tecnologia que utiliza a identidade digital para autenticar transações do dia a dia, como uma transferência bancária ou algum pagamento online, eliminando a necessidade de senhas e acrescentando uma camada extra de segurança. Por  meio da sua atuação B2B, a IDTech já vem impactando a vida da população.

Entre os mais de 800 clientes estão Magalu, Pernambucanas, Mercado Livre, C6Bank, Nubank, Neon, Banco Inter, Pic Pay e Sumup. Nos últimos três anos, a startup viabilizou que 38 milhões de pessoas acessassem de forma segura serviços financeiros digitalmente, entre acessos a bancos, carteiras digitais, fintechs, varejo e comércio eletrônico, e autenticou mais de 18 milhões de documentos via assinatura eletrônica.

Dessa forma, a empresa busca se aproximar do mercado B2C e melhorar a entrega em UX para os clientes, que conseguirão transacionar com mais segurança e retornarão mais confiantes. “Acreditamos que a identidade digital é a base para acessarmos serviços e produtos de forma simples e segura em uma sociedade cada vez mais conectada. Estamos nos preparando para o futuro em que estaremos ainda mais presentes no dia a dia das pessoas e, para isso, queremos ser referência em respeito à privacidade, dando a elas total controle sobre seus dados e autonomia sobre sua identidade”, afirma Gabriela Onofre, sócia e vice-presidente de Marketing e Comunicação da Unico, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Confira a entrevista com a executiva:

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Mundo do Marketing – Você considera que a segurança dos dados dos clientes é uma das prioridades das empresas hoje?

Gabriela Onofre – Eu acredito que sim, e as empresas que ainda não possuem investimentos e olhar voltado para segurança e privacidade de dados vão acabar correndo riscos financeiros e de reputação. A necessidade da proteção de dados é assunto que vem muito antes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ser aprovada em 2020 no Brasil. É tema trazido desde a década de 80, que firmou suas raízes em âmbito global e hoje traz urgência e necessidade dentro das empresas, que desde o ano passado podem receber sanções administrativas aqui no país caso não cumpram requisitos exigidos pela legislação.

Mas é preciso ir além do que exige a lei: a privacidade deve ser um dos pilares estratégicos da companhia. Nos últimos dois anos, além da entrada em vigor de regulamentações pró-privacidade online, o comportamento dos consumidores mudou. Com a pandemia e a intensificação da interação online e novos desafios para todos os setores produtivos, a privacidade tem sido um tema cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Grandes empresas já entendem a oferta de maior segurança e privacidade não apenas como cumprimento de exigências regulatórias, mas como elemento de inovação e diferencial competitivo, atendendo a uma demanda crescente.

Na Unico, como empresa líder em identidade digital no país, vamos participar de forma crescente do cotidiano das pessoas, simplificando processos, aumentando a segurança e colocando sempre a proteção da privacidade dos usuários em primeiro lugar. Queremos ser  referência em respeito à privacidade e dar às pessoas total controle sobre seus dados.

Recentemente, lançamos atualizações nas nossas diretrizes de branding e revisamos nossos fundamentos de marca, buscando dar ainda mais ênfase às principais características da Unico –segurança , simplicidade, transparência e o respeito às individualidades das pessoas – em linha com a nossa visão de futuro de sermos um ecossistema integrado e com foco na privacidade das pessoas.

Mundo do Marketing – Roubos de dados e invasões hackers são ameaças reais. Como uma empresa pode se proteger disso em um mundo cada vez mais digital?

Gabriela Onofre – Em primeiro lugar, cibersegurança não pode ser uma preocupação apenas da área de Tecnologia ou de Segurança. É um elemento fundamental para o crescimento dos negócios e para a confiança dos clientes e, portanto, precisa ser priorizada em toda a organização.

Para além disso, mecanismos seguros para verificação de identidades são chave para autenticar acessos, especialmente quando demandam alto grau de confiança.  Em comparação com os registros em papel, a adoção de tecnologias digitais tem o potencial de aumentar a precisão e a fiabilidade dos dados e credenciais de identidade.
Nossas soluções de identidade digital vem trazendo mais segurança para a interação entre pessoas e empresas. Somente no ano passado, a Unico evitou R$ 70 bilhões em fraudes. A cada segundo, protegemos quatro identidades com nossa tecnologia de autenticação, que tem como base a biometria facial.

A tecnologia de biometria facial da Unico também pode ser aplicada nas autenticações de transações como pix para substituir os complexos processos de tokens e senhas para confirmar pagamentos e transferências, incluindo transações bancárias de valores mais altos, pagamento com face em loja física, entre outras atividades do cotidiano.

Mundo do Marketing – Como a Unico oferece experiência e segurança nas transações?

Gabriela Onofre – A nossa solução de Token Biométrico tem esse papel de ajudar a autenticar transações rapidamente. Isso acontece porque o cliente já é conhecido pela empresa e teve sua identidade autenticada na hora do cadastro. Assim, ele precisa apenas confirmar, por meio de uma selfie, que é ele mesmo para concluir a ação. Isso reduz a incidência de fraudes e custos com ferramentas antifraude; aumenta a conversão de vendas e melhora a experiência do cliente, além de eliminar processos burocráticos.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os crimes digitais são responsáveis por mais de R$ 1 bilhão em prejuízos para o sistema financeiro nacional. Para reverter esse cenário, a autenticação por biometria facial com aplicação de token biométrico é uma das maiores aliadas.

Já um estudo realizado pela Universidade de Oxford apontou que 90% dos entrevistados estavam dispostos a adotar a biometria como uma forma segura de verificação, substituindo as senhas e PINs. Além de trazer maior segurança, ela ainda apresenta uma grande melhora na experiência do usuário, sendo mais ágil, simples e com baixa fricção.

Mundo do Marketing – Muito se fala, diariamente, de como os roubos de smartphones vem abrindo brechas para fraudes, o que acaba prejudicando os consumidores e as empresas dos aplicativos (bancos, lojas, restaurantes). De que modo o Token biométrico pode resolver esse problema? 

Gabriela Onofre – Realizar transações bancárias ou compras de onde estiver e quando precisar, por meio do smartphone, é fantástico, mas o mesmo aparelho que garante o acesso é o que gerencia a segurança. Quando instalamos o aplicativo do banco, validamos a senha por SMS ou por e-mail enviado para uma conta, que também está cadastrada no aparelho. É neste contexto que o Token Biométrico, associado a outros elementos de segurança, torna-se uma tecnologia capaz de transformar os acessos aos aplicativos de compras, bancos e empresas em geral em um ambiente menos propenso a golpes, sendo considerada uma forma de autenticação mais simples e segura que senhas.

Diferente de sistemas de proteção que utilizam senhas ou envio de códigos por SMS, a biometria facial envolve uma série de camadas de segurança, que começa pela forma como é feita a captura de imagem, com movimento, de forma a mapear diferentes ângulos do rosto. A Unico utiliza ainda machine learning e criptografia para garantir a privacidade e segurança do usuário. Identificamos pessoa a pessoa, cada caso de uso e que tipos de autenticação fazem sentido. Não é somente uma ‘selfie’ da pessoa, são dezenas de camadas de proteção e tecnologia empregados para atingir o melhor resultado.

Entre 2019 e 2021, a Unico autenticou mais de 38 milhões de brasileiros por meio da biometria facial, e isso permitiu que tivessem acesso a serviços bancários, como abertura de conta, financiamento ou emissão de cartão, sem ter que sair de casa e sem a necessidade de envio de documentos ou senhas a cada nova etapa do processo.

Disponibilizamos inicialmente o Token Biométrico para bancos, fintechs e varejos. E seu uso tem nos mostrado ótimos resultados, simplificando ainda mais as transações, como as de Pix, a partir do reconhecimento facial. Para se ter uma ideia, conquistamos uma eficácia de 97% na primeira tentativa de captura, testada em mais de 9 milhões transações. Ou seja, nosso rosto pode, sim, ser nossa própria senha e garantir um ambiente mais confiável e seguro.

Mundo do Marketing – Qual é a estratégia de comunicação de vocês para se aproximar do consumidor final?

Gabriela Onofre – Cada dia mais, nossos produtos de identidade digital vão fazer parte do cotidiano das pessoas, autenticando acesso a produtos, serviços e plataformas digitais. Pavimentando esse caminho, acabamos de lançar atualizações nas nossas diretrizes de branding e revisamos nossos fundamentos de marca, em linha com a nossa visão de futuro de sermos um ecossistema integrado e com foco na privacidade das pessoas.

Como somos uma marca jovem e que cresce muito rápido, sentimos a necessidade de refinar e expandir nossas expressões visuais, dando ainda mais ênfase às principais características da Unico: segurança, simplicidade, transparência e o respeito às individualidades das pessoas.

Nós acreditamos que a nossa identidade é nosso conjunto de potencialidades. É o que construímos e mostramos para o mundo. Por isso, para garantir consistência e simplicidade dessa marca que continua em constante expansão, olhamos para essa arquitetura com um foco de escalabilidade para os próximos anos. As mudanças buscam facilitar ainda mais o acesso às experiências e ao universo de possibilidades que oferecemos por meio de nossas tecnologias e serviços.

Leia também: Banco do Futuro: segurança de dados e a proteção contra ataques cibernéticos lideram as preocupações

Nova identidade e comunicação B2C

A Unico completa 15 anos de atuação e lançou atualizações nas diretrizes e identidade de marca. A mudança está alinhada ao momento da companhia que, após o aporte de US$ 100 milhões liderado pelo Goldman Sachs, tem prevista a expansão  para América Latina e a aproximação do  mercado B2C. A evolução no branding também busca reforçar as principais características da IDTech: segurança, simplicidade, transparência e o respeito às individualidades das pessoas.

Essa é a segunda mudança na marca da Unico desde a chegada de Gabriela Onofre como sócia e VP de Comunicação e Marketing, em 2019. A primeira, em 2020, marcou a  mudança do nome Acesso Digital para Unico. “A virada da marca há dois anos  foi fundamental para nos posicionar como empresa de identidade digital, setor no qual fomos pioneiros no Brasil. O nome ‘Unico’ dá ênfase ao fato de que cada um de nós é único, isso é o core da nossa atuação”, afirma Gabriela Onofre.

Para garantir consistência e simplicidade da marca, que continua em constante expansão, a companhia olhou para a arquitetura com um foco de escalabilidade do negócio. Um dos objetivos da Unico com a nova marca é aproximar e construir confiança através de uma linguagem mais quente, simples, amigável e inclusiva. Um dos destaques está no lançamento de uma fonte exclusiva feita em parceria com a Plau Design. A Unico Sans tem recursos de estrutura para auxiliar pessoas com baixa visão e dislexia a distinguir melhor os caracteres. A paleta de cores também passou por ajustes com foco em acessibilidade, criando mais fluidez e equilíbrio na leitura.

A Unico, agora com o “U” maiúsculo – sem acento – busca pavimentar o caminho para dialogar com as pessoas assim como reforçar sua identidade internacional, de fácil assimilação em outros idiomas, como o inglês e o espanhol. O rebranding também trouxe refinamentos do logo e na estrutura de submarcas para dar mais visibilidade aos produtos e serviços de autenticação de identidade digital da empresa. A nova estrutura traz a verticalização, sem os traços dividindo as categorias, e com a fonte resultando em uma maior consistência de linguagem: unico | check passa a se chamar Unico check, e assim respectivamente com sign e people.

As mudanças, que também incluíram outros elementos, como novos assets visuais e direcionamento fotográfico, já podem ser notadas na comunicação da marca nas redes sociais. O projeto foi liderado pelo time de branding da IDTech e contou com os parceiros Tátil Design, para o conceito e diretrizes de marca, Oto, para o guia de expressões visuais, Plau Design, para a tipografia, Doma, para o direcionamento fotográfico e Cave e Consoante, para o vídeo manifesto.

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