Estudo aponta os emojis mais eficientes em comunicações de Marketing Bruno Mello 23 de abril de 2024

Estudo aponta os emojis mais eficientes em comunicações de Marketing

         

CleverTap elencou os ícones mais utilizados pelos marketeiros e rankeou os emojis com base em sua performance

Estudo aponta os emojis mais eficientes em comunicações de Marketing
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Você já conhece a importância de avaliar os sentimentos dos consumidores nas redes sociais. E, se esta avaliação faz parte da sua rotina, você provavelmente já percebeu como os emojis contribuem para a entrega de mensagens mais vivas e contextuais. Afinal, 82% dos brasileiros apreciam o uso dos ideogramas como representantes de suas emoções na internet, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Discovery.

O que você talvez não saiba, no entanto, é que os emojis são dotados de um poder crucial para o Marketing: chamar a atenção do consumidor. A tendência é que 60% dos usuários globais de emojis abram um e-mail ou notificação push enfeitada pelas figuras, enquanto 42% dos impactados são propensos a comprar os produtos endossados pela simpatia destes ícones. Os dados foram divulgados em um estudo conduzido pela Adobe.

Para avaliar a dinâmica das imagens e o que elas oferecem ao Marketing, a CleverTap produziu o relatório “Art of Emoji”. A publicação elenca os emojis mais utilizados pelos profissionais de Marketing globalmente e em regiões específicas, organizando-os em níveis de performance baseados na recepção dos internautas.

Sul-americanos amam o “olá/tchauzinho”

O estudo aponta que o emoji “mão/acenando” é o preferido do consumidor sul-americano ao se deparar com a comunicação de uma marca. Por outro lado, o polêmico “foguinho”, comumente utilizado em situações embaraçosas de flerte, encabeça a lista de emojis que devem ser evitados em campanhas de Marketing. Curiosamente, no entanto, o “foguinho” é o emoji mais utilizado pelos profissionais na região.

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Amercia do Sul emojis

Entre os vizinhos do Norte, o emoji que representa “saco de dinheiro” é o mais utilizado entre os marketeiros. A performance do ícone, no entanto, é neutra. Mais uma vez, o “olá/tchauzinho” lidera a lista de melhores performances, enquanto a “bolsinha” rosa aparece como a expressão mais evitável.

américa do norte emojis

Na Europa, a performance dos emojis muda completamente. Por lá, a melhor performance comunicacional é entregue pela figura “lupa para a esquerda”. Este emoji, no entanto, não faz parte do rol de ícones mais utilizados pelos profissionais de Marketing, que é encabeçada pelo emoji “telefone celular com seta”. Curiosamente, o ícone “telefone celular” lidera a lista de ideogramas evitáveis.

europa emojis

Resultados e recomendações

O relatório mostra que, independentemente da região, as marcas de comércio eletrônico incorporam apenas 20% dos emojis de melhor desempenho em suas mensagens. Por outro lado, em algumas regiões, até 30% dos emojis mais usados apresentam desempenho insatisfatório.

Para Marcell Rosa, Gerente Geral e Vice-Presidente de Vendas na América Latina da Clevertap, o ideal é que os profissionais de Marketing experimentem vários emojis para constatar quais deles funcionam melhor com diferentes públicos-alvo. Contudo, o executivo recomenda utilizá-los apenas quando forem contextualmente relevantes.

Rosa conclui pontuando que, com os avanços na frente MarTech, marcas serão capazes de hiperpersonalizar essa experiência, aprimorando quais emojis funcionam melhor com usuários individuais. Eventualmente, esses símbolos serão ajustados dinamicamente com base no sentimento e no contexto da conversa, aumentando a profundidade emocional da comunicação.

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