Educação é o tema mais rentável para criadores de conteúdo digital, aponta Stages Bruno Mello 22 de janeiro de 2024

Educação é o tema mais rentável para criadores de conteúdo digital, aponta Stages

         

Fitness, empreendedorismo, esportes e culinária também aparecem como bons tópicos para monetizar produções digitais

Educação é o tema mais rentável para criadores de conteúdo digital, aponta Stages

41% dos criadores de conteúdo digital dedicados ao tópico educação conseguem gerar receita, independentemente do tamanho de seu público. É o que aponta um levantamento divulgado pela Stages. A pesquisa, que contou com a participação de 2.249 creators, mostrou que educação é o tema mais rentável para os profissionais do setor, seguido de empreendedorismo e fitness.

37% dos creators focados no tema empreendedorismo disseram obter lucro com a atividade, enquanto 36% das personalidades que se dedicam ao fitness conseguem monetizar suas produções. Esportes e culinária também aparecem como temas promissores para criadores iniciantes, já que 31% dos players que falam sobre estes tópicos conseguem extrair renda de suas produções e enxergam oportunidades crescentes para monetização nestes nichos.

O estudo conduzido pela Stages ainda apontou que 48% dos criadores com mais de 50 mil seguidores realmente ganham dinheiro com suas produções, trabalhando principalmente com promoções de marcas. Dentro deste grupo, 43% lucram com a venda de cursos, webinars ou tutoriais.

Para Tiago Maranhão, Country Manager da Stages, os números indicam que o caminho para o sucesso financeiro na Creator Economy começa na autenticidade de cada creator, mas também envolve o equilíbrio entre o tamanho da base de seguidores, os tópicos escolhidos para as produções e as estratégias de como aumentar a receita com elas.

Maranhão ressalta, por outro lado, que embora os citados temas apresentem um bom potencial, como em todos os negócios, é importante não colocar todos os ovos na mesma cesta, já que a diversificação é uma estratégia inteligente para alcançar o sucesso no universo da criação de conteúdo, unindo uma identidade própria às tendências de mercado.

Leia também: 4 Tendências que devem impactar o futuro da Creators Economy

MBA Mundo do Marketing